Mudança no São João

6comentários

franciscogoncalvesCom o encerramento da programação deste ano do São João de São Luís, o presidente da Func, Francisco Gonçalves, anunciou os projetos para a edição do Terreiro da Maria de 2015, na qual pretende ampliar a infraestrutura do arraial montado na Praça Maria Aragão e trazer mais novidades para incrementar a programação junina, com a montagem de espaços onde serão oferecidas oficinas de dança para ensinar o cacuriá, o tambor de crioula e outros folguedos típicos da capital maranhense.

“O arraial da Praça Maria Aragão se consolidou como o maior e mais importante terreiro da cidade, não só pelo público presente, mas porque toda São Luís se encontrou aqui. Desse ano, para o ano passado, tivemos uma maior diversidade das brincadeiras, ou seja, a oportunidade de ver um panorama da diversidade cultural do Maranhão, ao mesmo tempo em que acrescentamos a política de salvaguarda no terreiro de brincadeiras que correm o risco de desaparecer, como a dança do Lelê e do Coco”, informou Francisco Gonçalves.

Segundo Francisco Gonçalves, a Func pretende fazer uma série de modificações no arraial da Maria Aragão em 2015, tanto no formato como na programação. Na montagem do terreiro, a ideia é a possibilidade de incorporar o espaço da Praça Gonçalves Dias ao acampamento junino, sobretudo para a realização de atividades com crianças.

“Ainda sobre os espaços, vamos criar mais um que é o Barracão do São João, para que quem venha à Praça também tenha a oportunidade de aprender a dançar o tambor de crioula, o cacuriá e outras brincadeiras”, explica.

Em 2014, a montagem do terreiro teve 20 barracas, sendo 16 barracas para a comercialização de bebidas e comidas típicas; uma para o Espaço do Artesanato, o Barracão do Forró, dois espaços institucionais para a prestação de serviços e o Espaço do Turista.

Foto: Lauro Vasconcelos

6 comentários para "Mudança no São João"


  1. DANIELE DE FÁTIMA SOUSA

    O edital já caducou e a FUNC até agora ninguém pagou. Já estamos em outubro…

  2. RAIMUNDO CALCADA

    Isso é uma vergonha! Um absurdo! Nem eles mesmos respeitam o edital que fazem. Quase um ano pra pagar o carnaval. Quando pagarão o São João? Quandooooo?

  3. Lena

    a programação desse arraial foi boa demais e curiosamente vi muita gente de fora indo pra lá. espero que ano que vem a dose se repita e melhor.

  4. Margaret Moreira

    Já estou aguradando o próximo São João hahaha esse mal acabou e já deixou saudades. Barraca de forró da Maria Aragão foi top, sucesso total, minhas primas do Rio de Janeiro se encantaram com o nosso São João e eu amei, é claro. Chegue logo São João 2015!!

  5. joão rocha junior

    Muito boa a ideia, sem dúvida alguma. No entanto, antes de pensar no planejamento para o São João de 2015, a FUNC deveria se preocupar em saldar os compromissos firmados (em contrato, diga-se de passagem) com todos os prestadores de serviços no carnaval deste ano. Cadê o tal calendário de pagamento que a FUNC anunciou no dia 13 de junho, em seu blog e que depois estranhamente retirou do ar?

    • Zeca Soares

      Não divulguei nenhuma informação sobre pagamento da Func, acho que você se equivocou.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: