Chapa Pura

0comentário

lobaoearnaldo

Cinco dos seis candidatos ao Governo do Maranhão dispõem de chapas puras para a disputa da eleição de outubro. A exceção é o comunista Flávio Dino (PCdoB), que fechou aliança com o PSDB do senador Aécio Neves para a indicação do candidato a vice-governador, e com o PSB do também presidenciável Eduardo Campos, para a indicação do candidato ao Senado. Para formar o palanque furta-cor, no entanto, Dino acabou por se afastar da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que lhe confiou a presidência da Embratur por mais de 2 anos.

As cinco candidaturas com chapa pura homologadas em convenções partidárias devem ser registradas até o fim da tarde de amanhã no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão. O registro de candidatura de Flávio Dino foi realizado anteontem.

O senador da República e candidato ao Governo, Lobão Filho (PMDB), é o primeiro consolidar chapa pura para a eleição. Ele tem como companheiro de chapa o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), e como candidato a senador o deputado federal Gastão Vieira (PMDB). Lobão Filho tem candidatura sustentada por 18 partidos políticos e conta com o apoio de 192 prefeitos do Maranhão.

O PSTU também disputará a eleição com chapa pura. O candidato ao Governo a sigla é Saulo Arcangeli, e a candidata a vice é a militante Ana Paula. Já para o Senado, o nome levantado é o do sindicalista Marcos Silva.

Josivaldo Corrêa, candidato pelo PCB, também formará chapa com um membro de seu partido político. Até o fechamento desta edição, no entanto, o nome que seria indicado a vice ainda não havia sido oficializado pela sigla. O candidato ao Senado é o blogueiro Evan de Andrade.

O advogado Antônio Pedrosa lidera chapa pura do ultraesquerdista PSOL. O partido também definirá até amanhã o nome do vice e terá como candidato ao Senado Haroldo Saboia.

Já pelo PPL, o candidato ao Governo é José Luis Lago. Ele terá como vice a militante de Cristiana Jansen. Os cinco candidatos acima defendem a tese de coerência e ideologia política na construção das chapas que serão apresentadas ao eleitorado.

O comunista Flávio, por outro lado, segue caminho distinto para a eleição, e interessado num tempo de televisão e rádio mais elástico no programa eleitoral gratuito, preferiu juntar-se a partidos que fazem oposição ao Governo Dilma Rousseff, como PSDB e PSB. E outros que comungam de ideologia antagônica à sua.

Dino, que tem como companheiro de chapa o deputado federal Carlos Brandão (PSDB), dará palanque político para o presidenciável Aécio Neves e para o também presidenciável Eduardo Campos (PSB). Tanto Neves quanto Campos se posicionam contra os programas sociais do PT e fazem oposição cerrada à presidente Dilma Rousseff.

O Estado

Sem comentário para "Chapa Pura"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: