Governo implanta Hospital do Câncer

3comentários

hospital

A população do Maranhão ganha, nesta terça-feira (8), duas grandes realizações do Governo do Estado na área da saúde pública. Em solenidade que ocorrerá às 10h, a governadora Roseana Sarney e o secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, vão inaugurar os novos serviços do Hospital de Alta Complexidade do Maranhão Dr. Carlos Macieira e implantar o Hospital de Câncer do Maranhão, no Hospital Tarquínio Lopes Filho.

No Hospital de Alta Complexidade do Maranhão Dr. Carlos Macieira (HCM) serão inaugurados um moderno centro cirúrgico, com nove salas de cirurgia, um centro de hemodiálise com 26 máquinas, uma unidade crítica cardio-AVC com 18 leitos, mais uma UTI com 8 leitos, serviços de apoio logístico (farmácia, almoxarifado, transporte) e de apoio diagnóstico e terapêutico (laboratório de análises clínicas e tomografia).

Os novos leitos de UTI funcionarão no segundo andar do HCM. No primeiro andar, serão inaugurados o centro cirúrgico e o centro de hemodiálise, com capacidade para atender 150 pacientes crônicos. No térreo, estão os 18 leitos da unidade crítica, destinada a pacientes cardíacos e vítimas de acidente vascular cerebral, e o serviço de tomografia, com o mais moderno aparelho em uso no país.

Com a inauguração desses setores, o HCM passará a realizar as cirurgias gerais, vasculares, plásticas, bariátricas, proctológicas, neurocirurgias e outras intervenções cirúrgicas de alta complexidade, hoje realizadas no Hospital Tarquínio Lopes Filho, pois na mesma solenidade a governadora Roseana Sarney assinará o decreto que transforma aquela unidade no Hospital de Câncer do Maranhão.

Com a mudança, o Tarquínio Lopes Filho passará a ser referência estadual para tratamento oncológico no Maranhão, tanto clínico quanto cirúrgico, com 106 leitos de internação clínica, cinco leitos de semi-intensiva e 11 leitos de UTI adulto. O novo perfil permitirá que o número de cirurgias oncológicas, por exemplo, seja triplicado, agilizando a assistência aos pacientes com câncer.

Fotos: Geraldo Furtado

3 comentários para "Governo implanta Hospital do Câncer"


  1. antonio braid

    Obrigado ao governo do estado, por ter consciência que um povo sadio, é um povo produtivo. Parabens, hj é uma realidade o hospital do câncer, entregue pelo o governo do estado.

  2. Alex

    Venderam a casa de veraneio? Kkkkkkkk O que essa cidadã mencionou acima é pura verdade! Ai vem Edinho Lobão dizendo que vai revolucionar o governo do Maranhão, o que ele quer dizer? Roseana fazendo una péssima administração?

  3. Mara Cardoso

    Essas imagens aí deve ser do Macieira, pq do Geral não é.
    O Geral não tem condições de ser o Hospital do Câncer…não as dependências atuais destinadas à Oncologia…leitos ruins e em ambiente apertado, sem condições decentes de receber os acompanhantes (muitos do interior).
    Sala de emergência com ar condicionado pingando e molhando a sala toda. Cadeiras quebradas.
    Recepção do SPA de Oncologia péssima, cadeiras ruins, sem cadeira de rodas, os maqueiros vivem passeando. Sem falar que nem sempre o SPA funciona 24h como eles divulgam.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: