Plano de governo

6comentários

10462995_597768753671195_5869695494347945493_nO lançamento do site oficial do candidato Lobão Filho (PMDB) trouxe para o debate social seus ideais e propostas de governo. Entre temas de grande relevância como saúde, educação e segurança, o candidato destaca ainda, entre suas prioridades, o desenvolvimento econômico e a geração de emprego para os maranhenses. “A partir do estímulo da economia do estado, podemos garantir geração e distribuição de renda, com os devidos estímulos à produção, através das atividades no campo”, explica o candidato.

Lobão Filho faz questão de ressaltar que o plano é uma versão preliminar de suas diretrizes e propostas, uma vez que elas estão sujeitas a constante aperfeiçoamento, resultante de diálogos com os maranhenses. “Fundamentados nos princípios da democracia e no respeito à soberania popular, estes compromissos que assumo com os meus concidadãos, mediante a vitória das eleições, passarão a integrar um Plano de Estado, onde prevaleça o ideário, os anseios e os sonhos e as esperanças da sociedade e não apenas de um Governo ou de um grupo político”, enfatizou.

Saúde

Observando os princípios básicos do Sistema Único de Saúde – SUS, suas propostas dentro deste âmbito contemplam a universalização do acesso da população aos programas de atenção básica primária e preventiva, por meio de parceria com todos os municípios do Estado. Para ampliar ainda mais o acesso à saúde, esforços na implantação de novos cursos de medicina nas cidades de Imperatriz, Pinheiro e Balsas também serão priorizados.

A ampliação na oferta de serviços médicos especializados também é destaque, inclusive em oncologia, garantindo atendimento em todas as regiões do Estado. Inclui-se neste rol, a construção do Hospital Estadual de Referência em Oncologia (Hospital do Câncer), que deverá suprir a demanda do interior atendida, hoje, pela capital.

Educação Básica

Lobão Filho entende que valorizar o magistério, garantindo adequadas condições de trabalho, formação continuada, remuneração justa e apoio metodológico é ação fundamental para assegurar as melhorias necessárias de que o sistema educacional do Maranhão precisa para ter seus indicadores equiparados às médias do país e faz desta uma de suas propostas.

Além disso, aposta na implantação de escolas em tempo integral em todas as regiões do Estado; apoio aos municípios na oferta de transporte escolar e ampliação da oferta de vagas escolares destinadas a pessoas com deficiência para elevar esses parâmetros.

Segurança e Administração Penitenciária

No quesito segurança, três pilares são destacados: prevenção de indicadores sociais negativos, valorização dos profissionais e combate ao cenário atual de criminalidade.

Entre as principais propostas estão: priorizar as ações de segurança preventiva em atenção aos grupos mais vulneráveis; intensificar as ações de apreensão de armas e combate ao uso de drogas; ampliar a rede de Unidades de Segurança Comunitária – USC, mediante a sua implantação nas cidades e bairros que apresentam maior incidência criminal; intensificar a repressão ao crime organizado; e ampliar progressivamente com mais 3 mil vagas a capacidade do sistema prisional do Estado.

No âmbito de pessoal, o candidato propõe ainda ampliar os quadros da segurança pública e do sistema prisional (policiais militares, civis, polícia técnica, agentes penitenciários e bombeiros), visando a corrigir o déficit quantitativo ainda persistente; e garantir aos servidores dos órgãos de segurança e da administração do sistema penitenciário adequadas condições de trabalho, remuneração justa e formação profissional continuada.

Desenvolvimento econômico e geração de emprego

Empresário com vasta experiência na vida pública, Lobão Filho acredita que este é um tópico fundamental para o desenvolvimento social dos maranhenses. “É, sobretudo, o momento de acelerar a inclusão sócio-produtiva da parcela da população que ainda se encontra à margem do crescimento econômico, gerar mais emprego e renda, reduzir a pobreza no campo, nas cidades e as desigualdades sociais e econômicas”, destaca o candidato.

Suas principais propostas para atingir tais objetivos abrangem o incentivo à industrialização e comercialização da produção local, agrícola e extrativista; e a aceleração do processo de interiorização do desenvolvimento econômico e social sustentável, com ênfase na geração de emprego e renda.

Além disso, seu plano de Governo visa a realizar, em parceria com instituições públicas e privadas, especialmente as integrantes do Sistema “S”, universidades, entidades de classe de trabalhadores, patronais e com a rede estadual de educação profissional a ser criada, programas de formação e qualificação de mão-de-obra para o trabalho e empreendedorismo.

“É preciso garantir mais qualidade de vida, alegria, paz, harmonia e mais felicidade aos maranhenses e a todos que aqui vivem. É preciso continuar construindo o Maranhão com que sonham todos os maranhenses. Estas Diretrizes e Propostas têm, em suma, a finalidade de orientar a atuação política, o planejamento e a ação administrativa do Maranhão para se alcançar o padrão de desenvolvimento econômico e social sustentável, pelo menos compatível com a média dos estados brasileiros”, endossa Lobão Filho.

Outras propostas, perfil e notícias sobre o candidato podem ser consultadas no endereço eletrônico www.lobaofilho15.com.br.

6 comentários para "Plano de governo"


  1. Lindomar Barros Filho

    Edinho clonou o plano de governo de Rose, plano esse que nunca foi executado.

  2. Jeffersson

    …”priorizar”….”realizar”….”valorização”…. Verbos no infinitivo e frases de efeito copiados dos programas de Governo.. que falda de imaginação de um “empreendedor”.

  3. ALENCAR

    Fala sério, Edinho 30 no governo do Maranhão iria afundar o nosso Estado, ainda bem que o Flavio Dino esta liderando as pesquisas.
    Agora o PMDB fez uma péssima troca com a saida do Luis Fernando!

  4. EDNALDO

    Eis ai, um tremendo puxador de saco.É brincadeira, e ainda nem está no poder, imaginem quando estiver.

  5. Alex

    Eu só não entendo o porque desses planos de governo, já que o governo Roseana foi um “dos melhores nos últimos tempos”, não era melhor dar continuidade ao trabalho dela? Te contenta Zequinha que esse ai não ganha nem na China!

  6. Jorge Franco

    Eita Zeca agora o teu ídolo é o candidato ao governo do estado pois ele é a figurinha principal do teu albo.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: