Marcação de consultas

3comentários

cemarcPara dar celeridade ao processo de marcação de consultas e garantir o conforto e a praticidade aos usuários da rede municipal de saúde, o prefeito Edivaldo garantiu mais um efetivo passo para a descentralização do procedimento. A Secretaria de Saúde (Semus) ampliou para 24 o número de pontos para autorização de consultas e exames realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos últimos meses, a direção da Central de Marcação de Consultas (Cemarc) realizou uma série de alterações: além dos pontos para autorização dos procedimentos, as senhas para a marcação de consultas passaram a ser distribuídas às 16h para atendimento no dia seguinte. “Com essa nova forma, diminuímos as chances de filas no local e aquela cena de pessoas aguardando por uma senha à noite”, informou o coordenador da Cemarc, Cláudio Márcio Veiga.

Outra mudança importante foi em relação à Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (Apac) como tomografias, ressonâncias magnéticas e mamografias. O agendamento é feito exclusivamente no turno vespertino na unidade de marcação do bairro da Alemanha evitando um fluxo maior de pessoas caso a solicitação fosse realizada junto com as dos procedimentos demandados nos demais pontos de atendimento.

A superintendente de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria da Semus, Vitória Utta, detalhou que os usuários que precisam da autorização devem apresentar o Laudo para Solicitação de Procedimento Ambulatorial devidamente preenchido pelo médico na Cemarc, onde são avaliados e atendidos por outro médico auditor e, depois desse processo, os exames são agendados.

“A Secretaria põe em prática hoje alguns protocolos como estes para a Apac. A consulta com os médicos auditores, por exemplo, é humanizada, levando em consideração o bem estar físico e psicológico dos usuários do sistema municipal de saúde”, afirmou a superintendente Vitória Utta.

A unidade da Cemarc na Alemanha, que atende ao público em geral e exclusivamente idosos, gestantes, lactantes e portadores de necessidades especiais, promove atendimento ao público de segunda a quinta-feira no horário das 7h às 17h e na sexta-feira das 7h às 16h. Nas demais 23 unidades marcadoras de consultas, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira no horário das 7h às 12h.

Foto: Maurício Alexandre

3 comentários para "Marcação de consultas"


  1. Ivanildo Cutrim

    Graças a Deus o sufoco do povo q dormia nas portas dos hospitais vai acabar. Edivaldo Jr de fato é a mudança. Q ele continue nesse caminho, de realmente fazer o q é melhor para populção, principalmente para os q mais sofrem com a falta de bons atendimentos públicos.

  2. Isabela Matiazi

    A secretaria de saúde do municipio e a prefeitura de São Luis estão de parabéns pelas melhorias anunciadas estes dois dias, além da reforma dos socorrões mais esta novidade vão melhorar e muito a vida de quem usa os serviços publicos de saúde, é bom ver a cidade da gente avançado.

  3. antonio

    notícia legal a da ampliação de marcação de consulta. ali na alemanha sempre era um sofrimento pra marca consulta mas agora a chance de melhora cresce.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: