Saúde no Maranhão

4comentários

carlosmacieira1

Em mais uma etapa do Programa Saúde é Vida, a governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, inauguraram, nesta terça-feira (15), novos setores do Hospital de Alta Complexidade do Maranhão “Dr. Carlos Macieira” (HCM). Com a entrega, a unidade hospitalar, integrada à rede do Estado, passará a oferecer cirurgias gerais, vasculares, plásticas, bariátricas, proctológicas, neurocirurgias (cabeça e pescoço) e outras intervenções cirúrgicas de alta complexidade.

“Essa ação é muito importante porque a pessoa precisa ter saúde para realizar o que quer na vida, por isso elegemos a saúde como uma das grandes prioridades do governo. Mudamos a realidade do setor no Maranhão com fortes investimentos, construímos e equipamos unidades hospitalares e hoje temos uma rede estruturada e interligada para atender todo o estado”, declarou Roseana Sarney.

carlosmacieira4

A governadora destacou que a rede contempla 48 unidades hospitalares já entregues em municípios de todas as regiões do estado, sendo 31 hospitais de 20 leitos; sete de 50 leitos e 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Ao todo, serão 90 hospitais. Ela assinalou que o governo investe mensalmente o total de R$ 100 mil em cada unidade inaugurada, com recursos repassados pelo Estado aos municípios.

Roseana Sarney também destacou o empenho da equipe que presta atendimento na rede, citando nominalmente os diretores de unidades. “Faço um agradecimento a esses profissionais que dedicam suas vidas para que nossa população tenha mais saúde”, afirmou.

roseana

Mais serviços

No ato, Roseana Sarney e comitiva conheceram todos os novos setores da unidade, cumprimentando funcionários e equipe médica. Com a inauguração, o HCM passa a contar com um moderno centro cirúrgico, com nove salas que permitirão a realização de uma média de 30 cirurgias diárias. O espaço tem arco cirúrgico para cirurgias cardiovasculares e conta com microscópico utilizado essencialmente em procedimentos de neuromicrocirurgias (de fabricação alemã), que permite maiores recursos ópticos e de iluminação no processo de realização de microcirurgias.

A governadora Roseana e comitiva conheceram, também, o centro de hemodiálise, com 33 máquinas para atender pacientes internados e ambulatoriais e com capacidade para receber uma demanda de 156 pacientes. Também visitou o setor de Tomografia, que dispõe de um aparelho tomógrafo com 128 canais para diagnóstico por imagem.

carlosmaciera2

O HCM passa a contar com uma Unidade Crítica Cardio-AVC, com 18 leitos com acompanhamento 24 horas de neurologistas e cardiologistas para atender pacientes com infarto e acidente vascular cerebral (AVC).  Além disso, o hospital conta, a partir de agora, com uma UTI com 8 leitos individuais e que permite a presença permanente de acompanhante; serviços de apoio logístico (farmácia, almoxarifado, transporte) e de apoio diagnóstico e terapêutico.

“Aqui, vivemos um marco de uma nova etapa para a realização de cirurgias na rede estadual. Foram anos de trabalho superando desafios para chegar nessa etapa do Programa Saúde é Vida”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. “Saímos praticamente do nada e, graças à determinação da governadora Roseana Sarney, conseguimos construir uma rede de saúde pública de qualidade funcionando integrada, através da Central de Regulação do Estado”, ressaltou.

roseanaericardo
Segundo os diretores do HCM, a unidade está se estruturando para tornar-se referência para as regiões Norte/Nordeste. “Hoje, temos uma estrutura completa para oferecer o serviço de alta complexidade em diversas especialidades”, declarou o médico Benedito Sabbak, diretor geral do HCM e especialista em neurocirurgia. “Esse evento marca a entrega de uma estrutura de primeira linha, pois não deixamos nada a desejar a nenhum lugar do país em atendimento, conforto e qualidade na prestação dos nossos serviços”, afirmou Benedito Sabbak.

A solenidade contou com a presença de diretores do Hospital Carlos Macieira; de diretores de unidades de saúde estaduais; secretários de Estado Anna Graziella Costa (chefe da Casa Civil); Carla Georgina (Comunicação Social), José Costa (Ciência e Tecnologia), Silvano Neto (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Rodrigo Valente (Programas Especiais), Marcos Fernando Jacinto (Gestão e Previdência), Olga Simão (Cultura), Catharina Bacelar (Mulher), e coronel José Ribamar Vieira (chefe do Gabinete Militar), além da procuradora geral do Estado, Helena Haickel, médicos, enfermeiros e outros servidores do hospital.

Fotos: Nestor Bezerra e Handson Chagas

4 comentários para "Saúde no Maranhão"


  1. Alex

    Será que agora ela tem coragem de se submeter a um chekup?

  2. carlos sousa

    Esse Ricardo murad tem é que devolver o HCM para os servidores do estado…. Colocou os coitados para irem na cidade operaria se quiserem marcar uma consulta !!!!!!!!!!!! Infeliz !!!!!!!!!!!!

    • Zeca Soares

      A qualidade do HCM deve estar te fazendo mal.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: