Primeiras cirurgias no Macieira

1comentário

cirurgia
As primeiras cirurgias gerais no Hospital de Alta Complexidade do Maranhão Dr. Carlos Macieira (HCM) foram realizadas nesta quarta-feira (16). Vinte pessoas foram submetidas a intervenções minimamente invasivas de hérnias inguinais e colecistectomia (retirada de pedras da vesícula). “Estão sendo atendidos os pacientes de urgências que aguardavam pelas cirurgias gerais no HCM e outros que estavam na fila de espera do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral)”, explicou o chefe da equipe de cirurgiões do HCM, Luis Alfredo Guterres.

O centro cirúrgico inaugurado esta semana pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, conta com nove salas de cirurgias – agregando equipamentos de ponta ao conhecimento científico, proporcionando ao médico e ao paciente, condições mais seguras e qualidade nos resultados. Lá, serão realizadas cirurgias gerais, vasculares, plásticas, bariátricas, proctológicas, urológicas, neurocirurgias, cabeça e pescoço e outras intervenções cirúrgicas de alta complexidade.

Aldira Marinho Bogéa, 40 anos, moradora da Vila Luizão, estava na fila de espera do Hospital Tarquínio Lopes Filho para fazer cirurgia de hérnia inguinal. “Estou muito feliz de ter sido logo chamada. Há mais de seis meses aguardava pela cirurgia que vai mudar a minha vida para melhor”, disse. O autônomo José de Ribamar Rodrigues, 64 anos, aguardava pela cirurgia urológica. “Fiquei surpreso ao ser chamado e satisfeito de estar sendo atendido em um centro cirúrgico novo e muito bem equipado”, completou.

Com o funcionamento do novo centro cirúrgico, todas as cirurgias realizadas no Hospital Geral, à exceção das oncológicas, serão transferidas para o HCM, possibilitando a implantação do Hospital de Câncer do Maranhão Tarquínio Lopes Filho. Com essa mudança, o número de leitos destinados a pacientes com câncer aumentará de 12 para 106 leitos.

Além do centro cirúrgico, o Governo do Estado entregou no HCM um centro de hemodiálise com 30 máquinas para atender pacientes internados e ambulatoriais; uma unidade crítica cardio-AVC com 18 leitos com acompanhamento 24 horas de neurologistas e cardiologistas para atender pacientes com infarto e acidente vascular cerebral (AVC);  uma UTI com 8 leitos individuais e que permite a presença permanente de um acompanhante; serviços de apoio logístico (farmácia, almoxarifado, transporte) e de apoio diagnóstico e terapêutico (laboratório de análises clínicas e tomografia).

Foto: Nestor Bezerra

1 comentário para "Primeiras cirurgias no Macieira"


  1. FRANKLIN PORTELA

    Num Estado tão carente de tudo, quando se observa um avanço em qualquer área que seja devemos reconhecer e aplaudir. Parabéns pela iniciativa. Parabéns aos médicos e a toda equipe. Parabésn ao Governo do Estado e que venham mais decisões certas e não politiqueiras.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: