Greve dos professores

9comentários

GeraldocastroA 2ª Promotoria de Justiça Especializada na Defesa da Educação de São Luís ingressou, na última quinta-feira (21) com uma Ação Civil Pública contra o Município de São Luís, na qual requer a imediata retomada das aulas na rede municipal de ensino da capital. Os professores paralisaram as atividades desde 22 de maio.

Na ação, a promotora de justiça Maria Luciane Lisboa Belo ressalta que, apesar da mediação do Ministério Público, o impasse permanece. A Prefeitura ofereceu reajuste de 3% a todo o funcionalismo municipal (já aprovado pela Câmara Municipal), sem nenhum diferencial aos profissionais da educação.

Além disso, a promotora de justiça lembra que a greve foi decretada ilegal pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. “Da decretação da greve até a presente data foram transcorridos mais de 70 dias de paralisação (contando o período de férias devidamente gozadas e remuneradas), causando prejuízos incalculáveis aos alunos, tendo seus direitos à educação cerceados, pois correm o risco de perda do ano letivo ou a supressão de seus períodos de lazer, pela eventual necessidade de utilização de finais de semana ou férias para a reposição das aulas perdidas”, afirmou Luciane Belo.

Na ação, o Ministério Público pede que a Justiça determine, em medida Liminar, o reinício imediato das aulas na rede municipal de educação infantil e nível fundamental, garantindo a oferta da carga horária legal e a integralidade do conteúdo, além de observar o direito de os alunos de estudarem próximo a suas residências ou serem servidos por transporte escolar eficiente e seguro.

Em caso de descumprimento da decisão, o Ministério Público pede que seja aplicada multa diária no valor de R$ 5 mil. Além disso, foi solicitado prazo de 48 horas para que a Prefeitura de São Luís comunique as providências adotadas, sob pena de responsabilizalção dos administradores e de integrantes do corpo docente da rede municipal.

9 comentários para "Greve dos professores"


  1. Alváro Lindoso

    Greve dos professores vejo como sinônimo de irresponsabilidade, pq esta sendo apenas baixarias e interesses políticos e A e B. Esta mais que na hora deles retornarem as salas de aula, pois muitos alunos estão sendo prejudicados.

  2. Antonio Maria

    Será que agora, com a intervenção da justiça, esses professores vão tomar jeito e vão procurar trabalhar! Essa greve ilegal já está demais. Se não estão satisfeitos, como dizem o povo antigo: “a porta da rua é serventia da casa.”

  3. lilian

    gente esses professores tem que retornar pras salas de aula, que absurdo isso! as crianças tudo perdendo aula….

  4. louriane

    Justiça quero vê só justiça agora mandar esses professores trabalhar.

  5. aurianne

    Quer dizer que os vereadores e prefeito tiveram um super aumento nos seus salários e os professores são vagabundos?? Não vou voltar pra sala de aula mesmo, 3% é uma vergonha. Pior do que esses gestores é a população que ainda cai nas faláceas deles e ficam contra as reivindicações dos professores

  6. josé eduardo

    tem que voltar, essa greve ja passou dos limites.

  7. Rafael Silva

    Esses professores merecem é uma justa causa, pois estão faltando com respeito é com a justiça e com todas as famílias q estão com seus filhos fora das escolas por pura ganância dessa classe egoísta.

  8. Renato Mendes

    Achei foi demorar. Pq essa situação já está mais do chata, sem falar q os principais prejudicados nessa questão são as crianças q estão sem aulas.

  9. Liziane

    Agora quero ver se não volta. Prefeitura já era pra ter começado as demissões.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: