Obras para uma São Luís melhor!

0comentário

RiseanaSarney

Por Roseana Sarney

Lembro com saudades da São Luís da minha infância, quando nos arrumávamos para ir à missa aos domingos ou para aproveitar a brisa da Avenida Beira-Mar nos fins de tarde. Eram tempos de muita ternura, onde aprendi a amar seus casarões, ladeiras, cultura e tradição. Na minha juventude, entre livros do Liceu Maranhense e passeios no Largo do Carmo, vi o começo da expansão da nossa cidade com o projeto de construção da ponte unindo os dois lados da Ilha e alargando os horizontes para o São Francisco e, mais tarde, para áreas como os Vinhais.

Hoje, no aniversário de 402 anos, orgulho-me muito da nossa cidade, pujante, apaixonante em sua beleza colonial e riquezas culturais. E trabalho para que ela continue atraente aos olhos dos visitantes, e acolhedora para seus moradores.

O ludovicense me conhece e sabe do meu amor por São Luís, que sempre teve um espaço especial no planejamento de minhas obras e ações como governadora do Maranhão. Desde a minha primeira gestão foi assim e continua sendo até agora. A população reconhece essa minha dedicação.

Um marco nesse trabalho foi o projeto que resultou no Título de Patrimônio Cultural da Humanidade, outorgado pela Unesco a São Luís, em 1997. Participei de todos os momentos, desde a idealização até o anúncio da conquista, em Nápoles, na Itália. E a cidade viveu grande efervescência com o governo incentivando a revitalização em todos os setores. A cultura e o turismo foram impulsionados por meio da efetivação de espaços, hoje consolidados, como o Ceprama, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Teatro João do Vale, Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia e muitos outros.

Também trabalhei para garantir a mobilidade do cidadão em São Luís. São exemplos de obras construídas com esse objetivo os Elevados João do Vale (Calhau), Alcione Nazaré (Ivar Saldanha), Newton Bello (Cohab), Alexandre Costa (Cohama); e as avenidas Ferreira Gullar (Ilhinha) e Luís Eduardo Magalhães (Altos do Calhau). A revitalização da Lagoa da Jansen também criou alternativas para desafogar o trânsito, além de garantir espaço para o lazer e esporte para as famílias maranhenses.

Na atualidade, trabalhamos ações do PAC Cidades Históricas, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), num investimento de R$ 130 milhões, com contrapartida de R$ 15 milhões do Estado.  O projeto abrange 44 obras de recuperação, incluindo 17 prédios pertencentes ao governo. A lista inclui monumentos como o Teatro Arthur Azevedo, o Museu Histórico e Artístico, a Escola de Música Lilah Lisboa, a Casa de Nhozinho, o Museu de Artes Visuais, o Arquivo Público do Maranhão, o Centro de Artes Cênicas, Casa do Maranhão, Biblioteca Escolar, Solar dos Vasconcelos e o prédio sede da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). E, ainda, com o mesmo intuito de tornar a cidade mais bonita, estamos concluindo a obra de urbanização do entorno do Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia. O espaço, construído neste governo, já é cartão-postal preferido por turistas e moradores para apreciar o pôr do sol.

Estamos finalizando a segunda etapa da Via Expressa, que ligará o Jaracati ao Ipase e melhorará o fluxo de veículos, melhorando a vida de quem mora no Maranhão Novo, Bequimão, Cohama, Vinhais e bairros vizinhos. Os moradores da área da Liberdade, Camboa e Alemanha serão beneficiados pela Av. IV Centenário, que também está em fase de finalização. A via margeia toda a área de intervenção do Projeto PAC Rio Anil, indo da interseção da Avenida Camboa com a Ponte Bandeira Tribuzi até a Avenida dos Franceses.

Em outro ponto da cidade, estamos construindo o Anel Metropolitano, que vai interligar São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, beneficiando 300 mil moradores de cerca de 50 bairros. Conferi os serviços no trecho da duplicação da Avenida dos Holandeses (MA-203), no mês passado, e vi que a obra está bem adiantada. Quem passa ali todo dia também está acompanhando tudo.

O governo está substituindo a adutora do Sistema Italuís, obra que vai acabar com os problemas no abastecimento de água da cidade; está construindo redes coletoras para despoluição dos rios Pimenta e Claro, contribuindo para a despoluição das praias da capital; e implantando as Estações de Tratamento de Esgoto dos Sistemas Vinhais, Anil e São Francisco – lembrando que as ETEs do Jaracati e do Bacanga estão em pleno funcionamento.

Melhoramos a rede estadual de Saúde em São Luís, que ganhou as Unidades de Pronto-Atendimento Itaqui-Bacanga, Araçagy, Parque Vitória, Cidade Operária e Vinhais. O atendimento é considerado de excelência e muito elogiado pela população. Para cuidar da saúde de hipertensos e diabéticos, implantamos o Centro de Especialidades Médicas (Cemesp), no Bairro de Fátima. A Farmácia de Medicamentos Especializados (Feme), que atende milhares de pessoas a cada mês, ganhou uma sede na área central da cidade, a Praia Grande.

O Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho foi completamente reformado, tendo os serviços ampliados e passando a dispor de novo centro cirúrgico e modernos equipamentos. O de Alta Complexidade Carlos Macieira também foi revitalizado, passando a contar com 174 leitos de internação clínica e cirúrgica, 47 leitos de UTI e um centro de hemodiálise com 33 máquinas.

E até o fim do ano, haverá mais incrementos no setor. O governo finaliza a reforma do PAM Diamante; trabalha na transformação do Hospital Tarquínio Lopes Filho no Hospital de Câncer do Maranhão; nas reformas do centro de saúde Genésio Rego e do Hospital da Vila Luizão; e na implantação do Centro Especializado de Reabilitação, no Olho d’Água.

A educação também foi prioridade em meus governos. Nesta gestão, por exemplo, reformamos e entregamos o prédio do antigo Marista, onde hoje funciona a escola de tempo integral Marcelino Champagnat; e recuperamos o Cegel, que, agora, tem climatização em todas as salas, beneficiando mais de 3.500 alunos.

Também fizemos a reforma completa e modernização da Biblioteca Pública Benedito Leite, com a criação da Biblioteca do Bebê e outros espaços, democratizando o acesso ao livro e incentivando a leitura. Construímos Centros de Ensino Médio em bairros como Coroadinho, Vila Nova, Vila Operária, Quebra Pote, além de realizar serviços de reforma diversos em mais de 80 escolas da rede estadual.

Para garantir mais segurança, instalamos 115 câmeras do Sistema e Videomonitoramento abrangendo espaços estratégicos de São Luís, incluindo as áreas do Aeroporto Marechal Cunha Machado, do Terminal Rodoviário, do Caratatiua; do Terminal da Ponta da Espera, Estreito dos Mosquitos, Avenidas Guaxenduba, Casemiro Júnior, Santos Dumont; dos Holandeses, Litorânea e Lagoa da Jansen. Implantamos a USC da Vila Luisão/Divineia/Sol e Mar, as Bases Comunitárias de Segurança em bairros como São Francisco e Cohatrac e estamos construindo a USC do Coroadinho, para garantir mais tranquilidade às famílias.

Esses são alguns exemplos do trabalho na São Luís que tanto amo para que a nossa capital fique mais bonita, agradável e melhor de se viver pelos próximos 402 anos.

Parabéns, São Luís!

Foto: De Jesus/O Estado

Sem comentário para "Obras para uma São Luís melhor!"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: