Pedrinhas, implosão e eleições

18comentários

Pedrinhas

Por Robert Lobato

O Maranhão e o Brasil acompanharam uma escalada da violência sem precedentes no sistema carcerário do estado a partir do início deste ano eleitoral, onde o ápice da barbárie foi o morte da menina Ana Clara Santos Sousa, 6, que foi queimada junto com a irmã e a mãe durante ataques de criminosos a ônibus em São Luís.

Os eventos criminosos de janeiro de 2014, ocorridos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, ganharam o mundo e denunciaram a falência de um modelo que não é exclusividade do Maranhão. Estados grandes e ricos como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul enfrentam as mesmas mazelas.

Não existe uma causa específica, isolada, que explique o terror e a barbárie em Pedrinhas. Exite, sim, uma rede de relacionamentos ampla e perigosa que muito provavelmente envolve, além dos chefões do crime organizado, alguns figurões da política. Ou seja, as facções criminosas têm o braço delas na política e vice-versa, no que poderíamos chamar de “Networking do Crime”.

A “implosão de Pedrinhas”

Assim que foi anunciado como candidato a governador do Maranhão, o senador Lobão Filho (PMDB) deu uma declaração que gerou muita polêmica sobre o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Disse o peemedebista: “A primeira coisa que farei se obtiver a vitória nas urnas será implodir Pedrinhas”.

A oposição, que na época torcia para o aprofundamento do caos no sistema como forma de desgastar o Governo do Maranhão e a governadora Roseana, e, por conseguinte, capitalizar eleitoralmente com a crise, trataram de distorcer as palavras de Lobão Filho.

A metáfora da “implosão da Penitenciária de Pedrinhas” elaborada por Lobão durante entrevista para o jornal  O Globo foi para apresentar a proposta de, caso seja eleito, construir novos presídios e “transferir os presos para unidades agrícolas afastadas dos centros urbanos, onde os detentos terão de trabalhar, se ocupar para pagar sua estadia na prisão. A cadeia não pode continuar sendo um depósito de seres humanos, como é no Maranhão e em vários estados brasileiros”, como deixou claro mesma matéria.

As eleições

Agora com a proximidade do dia da eleição, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas volta a ser notícia e, ao que tudo indica, novamente utilizado como instrumento de luta eleitoral.

O episódio ocorrido ontem, em que bandidos derrubaram parte de um dos muros do Centro de Detenção Provisória, pode ser apenas um de uma série de eventos que visam não somente desgastar e desestabilizar o Governo do Estado, mas atingir de morte a candidatura de Lobão Filho.

Teorias da conspiração nunca foram o meu forte, mas uma questão não pode deixar de ser formulada e levada à reflexão neste momento: será se existe uma agenda eleitoral do crime organizado para atingir em cheio o governo e candidato do “15″? Será?

Não se pode esquecer que os índices de impopularidade do governo Roseana chagaram ao ápice justamente por conta dos acontecimentos em Pedrinhas no início deste ano, como dito acima.

A verdade é que não há fatos isolados em política e muito menos durante um processo eleitoral.

E neste contexto, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas pode servir como um sinistro cabo eleitoral de quem deseja ganhar as eleições de qualquer jeito.

“Feio em eleição é perder”, disse alguém.

Parece que levarão até as últimas consequências esta assertiva.

Lamentável!

18 comentários para "Pedrinhas, implosão e eleições"


  1. Andre Araújo

    Vocês esperam uma intervenção divina
    Mas não sabem que o tempo agora está contra vocês
    Vocês se perdem no meio de tanto medo
    De não conseguir dinheiro pra comprar sem se vender
    E vocês armam seus esquemas ilusórios
    Continuam só fingindo que o mundo ninguém fez
    Mas acontece que tudo tem começo
    Se começa um dia acaba, eu tenho pena de vocês

  2. Andre Araújo

    Lamentável é a atitude de jornalistas vendidos e sem ideologia. Como vocês são baixos e descartáveis, ainda pensam que os leitores e eleitores são burros de caírem na lábia de uma imprensa falida moralmente e sem ética. Lamentável é defenderem um politico corrupto como Wewerton Rocha, mas o dinheiro do gabinete de Brasilia fala mais alto. Lamentável.

    • Zeca Soares

      Não generalize e muito menos fale por mim. Se você é tão corajoso assim dê nome aos bois, mas não generalize porque não faço parte disto. E não poderia se injusto ao ponto de afirmar que todos os internautas são vendidos. Não o conheço, e portanto não posso ser leviano.

  3. MARCELO BRANDÃO

    Ainda ressalto que a terceirização do presidio para o todo poderoso beneficiário do Governo Roseana , o Sr. Luís Carlos Cantanhede NÃO é a solução , pois paga miseravelmente os monitores e recebe no minimo 05 vezes por ele , pelo que apurei nos noticiários na hora da bronca na sua maioria no presidio eram monitores que nem arma de fogo usam .Pergunto quanto as armas nas mãos dos presos dentro do presidio que leva???? meu caro um monitor deste que acho que ganha míseros mil reais é fácil ser corrompido pelo sistema

  4. Alex

    Lamentável é Roseana a 4 anos atrás prometer diminuir com a violência, com slog: maranhense dormira de janelas abertas! O que foi feito para isso acontecer Zeca? A Roseana preferiu levar o problema com a barriga ao invés de tomar efetivas medidas! A oposição não tem culpa da péssimas administrações que essa oligarquia faz, alias isso só ajuda mais a população observar o que de fato esse grupo faz no poder, ou seja, NADA!!!!

    • Zeca Soares

      Tem sim. Só critica, nada faz e não ajuda em absolutamente em nada.

      • Alex

        Zeca é muito fácil calar a oposição, sabe como? TRABALHAR SEM CORRUPÇÃO!! Um governo comprometido em resolver os problemas da população maranhense, infelizmente o governo da Roseana não tem preocupação alguma, os fatos estão ai, corrupção, corrupção, sendo divulgado pela mídia nacional! E te digo mais que tem esse modelo de quanto mais pior é o governo do estado ao não ajudar as cidades que não lhe apóiam.

        • Zeca Soares

          Vixe então é essa fórmula para calar a Oposição em São luís e Imperatriz?

  5. aurianne

    Zeca, com todo respeito, tu tá ficando doido ou vc é um mal caráter…
    Querer associar as desgraças que vem acontecendo em pedrinhas (por sinal a bastante tempo) à oposição é loucura demais. Tu acha que um Marcio Jerry ou outros entraram em contato com bonde dos 40 e pcm pra fazer mais ato desses? Espero que eu tenha entendido errado a tua publicação

    • Zeca Soares

      É melhor não falar sobre o Márcio Jerry…..

  6. Lucas

    Isso já é uma grande palhaçada e está totalmente fora do controle das autoridades daí a necessidade dessa questão nos presídios virar questão de segurança pública nacional porque sozinho os estados jamais vão dar conta dos bandidos que se mostram mais inteligentes e bem equipados.

  7. Sheila Teresa

    implosão?? EXPLOSÃO ESTÁ É EM LAGO DA PEDRA..APARECERAM TANTOS CANDIDATOS A DEPUTADO AGORA LÁ AFIM DE GANHAR UNS VOTINHOS DOS 54 MIL HABITANTES QUE NAO TEM FIM. E QUEM TA USANDO SUA ESTRUTURA TODA PRA MANDAR TODOS PARA BEM LONGE É A PREFEITA MAURA JORGE, A MULHER ESTÁ INDO PRO CAMPO MOBILIZANDO TUDO E TODOS PARA VOTAREM NOS SEUS CANDIDATOS, ALÍ SE BATER DE FRENTE COM ELA SE FERRA KKKKKK todos conhecem a fama de Maura Jorge , é generosa e boa com todos, mas nao pisem no calo dela. E Lobao Filho vai hoje a noite pro comício dela lá em Lago da Pedra, e o candidato a oposicao dela faz comicio na sexta, mas alguem bateu na mesa e ele vai ter que se contentar ficar sem a presenca de Lobao Filho
    E o que se sabe lá é que ela elege o Neto Evangelista e o Hildo rocha, e em 2016 ajuda Neto Evangelista a ser Prefeito de Sao Luise o marido dela Rui a ser prefeito de Arari de novo e ela se lança em 2018 a deputada Federal

    • Pacifico Guerra

      Sheila Teresa, tenha vergonha e deixe de ser uma CAPACHA BABONA dessa Maura Jorge, ela só sabe é ROUBAR o dinheiro público e vocês ainda aplaudem essa vaca?

      • Zeca Soares

        É fácil afirmar que alguém rouba e se esconder por trás de um computador. Faça essa denúncia no Ministério Público ou na Justiça. aqui é fácil.

        • Alex

          A mídia nacional todo mês repercute corrupção por parte desse grupo,tu esta na profissão errada, pois para ser jornalista o mesmo tem que ter ética em primeiro lugar!

          • Zeca Soares

            Então fala isso para o Márcio Jerry primeiro.

  8. Francisco

    Até onde isso vai? A imagem do Maranhão é que fica arranhada e depois vão dizer que vão levar muito tempo para refazer a imagem desgastada do nosso estado pelo Brasil afora.

  9. Marcos

    Não acredito que chegue a este ponto, mas uma coisa é certa bastou ter uma notícia ruim do Maranhão para esse pessoal comemorar nas redes sociais e espalhar para o mundo todo e não tão somente para a imprensa nacional. Isto é fato e a verdade.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: