Segurança no Coroadinho

1comentário

RoseanaSarney

A governadora Roseana Sarney inaugurou, nesta terça-feira (30), a Unidade de Segurança Comunitária (USC) Bom Jesus/Coroadinho, em São Luís. Acompanhada do secretário de Estado de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior; do comandante Geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, a governadora disse que a estratégia é contar com o apoio dos moradores para combater a criminalidade. “O projeto da USC é uma realidade no Maranhão e serve de exemplo para todo o país”, declarou.

Roseana Sarney disse que o local é, na verdade, um centro comunitário de convergência onde os moradores que devem colaborar com a polícia. “O atendimento é 24 horas, uma unidade que dispõe de equipamentos para combater a criminalidade”, ressaltou.

A governadora revelou que outras 18 USCs estão sendo construídas no interior do estado em municípios como Imperatriz, Balsas, Barra do Corda, Timon, entre outros. Somente em obras e reaparelhamento da polícia os investimentos superam R$ 100 milhões, somente em 2014.

A USC Bom Jesus/Coroadinho está localizada na Avenida José Sarney, s/nº. A Unidade de Segurança vai contar com um aparato de 60 policiais, 3 viaturas, 8 motocicletas, além do sistema de videomonitoramento. O espaço também é destinado à inclusão social dos moradores, com a oferta de cursos profissionalizantes e projetos sociais.

“É um projeto diferenciado, pois além do seu trabalho ostensivo de combate ao crime, alia também o trabalho social”, declarou o secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso Júnior. Ele revelou que a proposta nasceu a partir das ideias das Unidades Pacificadoras do Rio de Janeiro, mas foi aprimorado e incluiu a participação da sociedade como parceira. “Hoje temos o reconhecimento da Secretaria Nacional de Segurança Pública, que apresenta o projeto para os demais estados da federação como modelo a ser adotado de resultado positivo”, destacou.

O comandante da USC, capitão Joselito Mendes, disse que o trabalho na área foi definido após um levantamento de toda a comunidade. “Fizemos um mapeamento de todas as ruas, conversamos com as lideranças das comunidades do Coroadinho e definimos que o trabalho será desenvolvido com o apoio de motos”, revelou. As vias dos 28 bairros que compõe o Polo Coroadinho vão ser patrulhadas de motos pelo Esquadrão Tigre.

Para o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, a USC nasceu de uma proposta do governo estadual de combater a criminalidade de maneira efetiva em 2009. “Os investimentos foram fundamentais, pois saímos de 7 mil para 9 mil o número de PMs, houve renovação da frota nos municípios, ampliamos de um para cinco os comandos na região metropolitana; de 11 para 16 o número de batalhões e de 13 para 16 as Companhias Independentes”, revelou.

Ele disse que o trabalho dos policiais na UCS vai precisar da colaboração dos moradores. “A regra é manter o estado civilizado, nossa meta é atender os 28 bairros que compõem o polo, beneficiando mais de 80 mil pessoas que moram na área”.

Foto: José Roberto

1 comentário para "Segurança no Coroadinho"


  1. Anonimous

    Esta USC não passa de dormitório de policia, no comercial Lopes que fica de frente a esse dormitório, bandidos armados chegaram em motos e fizeram um belo de um assalto bem debaixo das barbas dos policiais. dentro da feira que fica a menos de 50 metros da USC, usuários e traficantes ficam a consumir drogas livremente. Os assaltos continuam do mesmo modo e pela madrugada a fora bandidos estão a subir em postes e roubar todo o cabeamento da Oi. Afinal, para que serve essa USC? O terreno antes dessa obra infeliz, pelo menos servia para a instalação de um parquinho que todos os anos vinha para alegrar a comunidade. ou então poderia ser feito uma bela praça para que os usuários de drogas pudessem ficar mais a vontade, porque dentro da feira deve ser ruim consumir devido ao mal cheiro! Faça-me o favor, ponha essa porcaria de dormitório para virar um departamento de vigilância e assim realmente poder estar levando segurança a nós, trabalhadores, e que somos reféns desse sistema onde o poder público faz vista grossa e a criminalidade só tende a piorar.
    e para finalizar: policial passa o dia em viatura no bafo geladinho, recebe refeição, tem vários benefícios e quando solicitado uma viatura via CIOPS é sempre a mesma desculpa “No momento todas as nossas viaturas estão em atendimento, assim que possível, estaremos enviando” O cidadão passa dias esperando e nunca chega a bendita da viatura! ainda reclamam que policial recebe pouco, ora pois, se trabalha pouco e não tem amor a farda, não tem do que reclamar!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: