Caso Cutrim

29comentários

FelixFischer

O ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), relator da notícia-crime protocolada pelo PMDB contra o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edmar Cutrim, considerou graves as denúncias levantadas contra o conselheiro e determinou manifestação urgente do Ministério Público Eleitoral (MPF). O despacho do ministro ocorreu ontem e corresponde à primeira movimentação do processo.

Edmar Cutrim foi flagrado em gravação telefônica feita pela governadora Roseana Sarney (PMDB), em conversa com o deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB) e com o ex-deputado Rubens Pereira, pai de Rubens Pereira Júnior (PCdoB), em que trata de articulação política para as eleições de 2014, o que é proibido à sua função. O conselheiro fala de apoio de prefeitos à candidatura de Flávio Dino (PCdoB), cita alguns dos municípios onde os gestores teriam sido cooptados, faz referência a valores gastos em campanha e pede apoio político ao seu filho, Glaubert Cutrim (PRB), candidato a deputado estadual.

A representação, com pedido de medida cautelar urgente, denuncia Edmar Cutrim por uso do cargo de presidente da Corte de Contas para fins político-eleitorais. Ao reunir provas como o áudio em que o conselheiro é flagrado, matérias jornalísticas que tratavam da articulação política de Edmar – com fotos da aliança consolidada com Flávio Dino -, e até pronunciamentos de deputados estaduais contra o presidente do tribunal. O PMDB pediu o imediato afastamento de Edmar.

Delitos – Na representação, o partido denuncia como delitos perpetrados o crime de responsabilidade – que prevê perda do cargo, uma vez que enquanto conselheiro de contas ele está impedido da prática de atos político-eleitorais – prevaricação; abuso de poder e lavagem de dinheiro.

O PMDB também lista indícios de que Edmar cometeu outros crimes, tipificados no Código Penal como constrangimento ilegal (com pena de detenção de três meses a um ano, ou multa); concussão (pena de reclusão de 2 a 8 anos e multa); corrupção passiva (pena de reclusão de 2 a 12 anos) e advocacia administrativa (com pena de três meses a um ano de detenção).

No âmbito do Código Eleitoral, o PMDB denunciou Edmar Cutrim baseado no art. 300, por “valer-se de sua autoridade para coagir alguém em votar ou não votar em determinado candidato ou partido” (detenção de até seis meses e pagamento de 60 a 100 dias-multa); art.301, “usar violência ou grave ameaça para coagir a votar ou não votar em determinado candidato ou partido” (reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa) e art 346 por violar o art 377, o qual destaca que “o serviço de qualquer repartição, federal, estadual, municipal (…), inclusive o respectivo prédio e suas dependências, não poderá ser utilizado para beneficiar partido ou organização de caráter político”.

O Estado

29 comentários para "Caso Cutrim"


  1. verdade

    Aqui em Codó é só Glalbert, Ricardinho e Flavio Dino, chega de Roseana, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. vini

    não é possivel que vão qrer tomar de nv!!tem q saber perder

    dino não é jackson e edmar não é zé reinaldo

    o buraco é mais embaixo sarneyzada !! já deu

  3. Cláudio BOLIVIANO

    Tem jeito não, filho…
    A TACA vai ser é grande amanhã!!!!
    Prepara teu lenço…

    • Notas CZ

      Já deu. Deixem essa transicão democrática acontecer no Maranhão. Flávio Dino trabalhou dois anos nos diálogos pelo Maranhão enquanto o grupo Sarney comia lagosta e se encostava na vitória fácil de Dilma. Não contavam com as “Manifestações”, com “Cabeças degoladas”, escândalo da Petrobrás e uma dificuldade do povo brasileiro votar em Dilma tanto que a eleição amanhã aponta para o segundo turno. São as maresias imprevisíveis da política. Sarney e Roseana estavam tão confiantes nesses elementos que não se candidataram. Lula deixou seu melhor amigo, José Dirceu, ficar na papuda em nome do poder. Não duvidem que ele pode colocar uma cambada na cadeia pela mesma razão principalmente se a vitória de Dilma for esmagadora. Se ela perder, talvez eles caiam no ostracismo político. Muita água a rolar por debaixo dessa ponte…

  4. SANDRO ROBERTO

    Meu caro zeca admiro muito o trabalho jornalistico porque em tese é quem fiscaliza os governos,más nessa eleição parece que só os corruptos se candidataram é uma troca de acusações imensa entre eles,assim fica difícil até o eleitor o eleitor escolher o seu próximo governante, porque não levará em conta as melhores propostas e sim o menos corrupto.

    • Zeca Soares

      Obrigado pela confiança Sandro.

  5. nanda

    Para esses eleitores do Dinossauro, não importam os meios, o que interessa é o fim. Quer dizer que não influencia na eleição, portanto é legal? Acusam os da direita de agirem assim, passam a campanha toda acusando, denunciando, mas agindo da mesma forma.

    A escória toda está com esse que se diz “salvador da pátria”, mas os alienados aceitam essas práticas espúrias porque querem “MUDANÇA”.

    A BRIGA PELO PODER A QUALQUER PREÇO. E QUE PREÇO!

    Espelhem -se em São Luís, no atual governo da “mudança” (afinal os buracos mudaram, ou seja, aumentaram), os professores desrespeitados (não tinha dinheiro para dar-lhes o aumento justo e legal, mas teve para todos os servidores, após a exaustiva luta dos educadores), no transportes (o que foi cumprido do TAC?), bilhete único, o gato comeu?; Subprefeituras? Ah, são tantas as promessas …

    No final acabaram assumindo que Caostelo estava certo, tanto é que se uniram a ele, até no descaso ao povo de São Luís.

    Se queremos mudança devemos votar nos nanicos.

  6. Augusto

    Ahhhh ninguém dos Sarney nunca fez isso.

    Jackson 2. Estadinho de merda esse

  7. Marcos Ferreira

    A cada dia que se passa, o meu sonho esta prestes a se realizar, ou seja, ver a Roseana e o pai dela usando as “Pulseiras de Roberto Carlos”…

  8. Junior Castro

    Há males que vêm para o bem! Sarney defende seu posto, se bem prestarmos atenção os Cutrim estão se infiltrando cada vez mais no Legislativo maranhense ou nos órgãos do Estado o que pode desencadear uma oligarquia igual a esta daqui há meados uns 25, 30 anos, tem que coibir mesmo a era Sarney está acabando e Lobão ou Murard não tem condições de mantê-la sem ô Bigodudo. Se o preço que temos a pagar pra não ver outra Familia se impetrar no Poder do Estado então paguemos meu povo, não sou a favor dos Sarneys mas também não confio na corja do Sr. Flávio Dino e sua base Cutrinista

  9. anderson

    Meu caro zeca até vc quer a mudança chega de sarney
    Vamos da oportunidade pra outros governantes..
    Maranhão é o estado mais pobre do país
    O que esses bando de bandindo fizeram por nós?porra nem uma

  10. joao neto

    Zeca, realmente a notícia precisa ser dada mas com isenção. Cara, na boa, eu teria vergonha de ser um jornalista e saber que as minha informação fossem só beneficiar A ou B. Eu quero olhar nos olhos dos meus Filhos e dizer: ” O que eu informo beneficia A e B”

  11. Alexandro

    Meu Deus só bandido nesse Maranhão, esse edmar é tão bandido quando aqueles que ele crítica, e pior tem gente que defende esse bandido do Tce-ma, esse bandido tá incentivando e encobrindo esse bando de prefeitos corruptos do Maranhão, é por isso que os prefeitos mais enrolados estão apoiando esses comunista. Chega de bandidagem ! Por que,se ganham uma política usando de métodos de bandidos é porque vc também é!

    • carlos sousa

      Alexandro puxador de saco da desgraça, se for colocar todos os corruptos na prisão que estão com essa oligarquia desgraçada vai faltar celas !!!!!!!!!!! Só vagabundos !!!!!!!!!!!!!

  12. Wellington

    Meu caro Zeca Soares tenho eu uma boa ideia para vocês conquistarem mais uma vez a poder(Governo do Estado) que tal ressuscitarem o Ministro Zero Grau aquele mesmo do processo contra o Dr.º Jackson Lago, ai sim, porque pelo andar da carruagem meu caro Zeca nem cabelos você tem mais para perder. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Zeca Soares

      Não sou político Wellington.

      • Klesio

        Então, posicione-se com tal. Nesse sentido, outrossim, cultive sua própria fala: “notícia precisa ser dada”. Mas, faça-a de forma ética e imparcial. Como? Observe que no conteúdo apresentado no ‘post’ ora em comento, vc deteve-se muito mais em apresentar o contido na representação do que ouvir as partes envolvidas. Com isso fica claro seu posicionamento. Att

        • Zeca Soares

          Mas quem tem que ouvir é a Justiça. Não faço julgamentos nenhum e nem fiz. Relatamos fatos.

  13. carlos sousa

    Zeca, vcs são mensageiros do SATANÁS!!!!!!!!!!! A vitoria de Flavio Dino, ja estava consolidada.A adesão desse Edimar cutrim, não acrescentou em nada para a vitoria do povo do maranhão. Agora, tomem de novo no STF. O desgraçado do Eros Grau, já se aposentou, aceitem a derrota seus COVARDES, só ganham eleição nos tribunais!!!!!!!!!!!!!!!!! Flávio Dino, já é governador do Maranhão!!!!!!!!! É só aguardar o resultado das urnas amanhã!!!!!!! Parem de chororô!!!!!!!!!!!! Alô Doutor! Socorro! O Dinossauro me esmagou nas urnas! Socorro!!! Alô Doutor!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk

    • Zeca Soares

      Meu Deus tanto ódio no teu coração.

  14. Josue Santos

    A LIBERDADE ESTÁ ABRINDO AS ASAS SOBRE O MARANHÃO.

  15. Raylson pinheiro

    A governadora agora é da polícia federal pra quebrar sigilo telefônico?
    Eita so a política mesmo!!!!

  16. Césare

    Vem cá mais essas gravações foram autorizadas pela justiça ?

  17. marquinho

    Ele também representou a Roseana no STJ.

  18. lauro feitosa rodrigues

    Deixem de Pendengas meu Caro Zeca este Grupo Tá perdendo a eleição e estão apelando.Creio que ate você vai votar em Flávio Dino para tirar esta corja do Poder Não è.

    • Zeca Soares

      Lauro a notícia precisa ser dada.

      • Cláudio BOLIVIANO

        E por que tu não noticia que o Edmar Cutrim ta em Brasília no STJ empetrando denúncia contra tua governadora??
        Tu só noticia coisas a favor da OLIGARQUIA…
        Que tipo de jornalismo “amordaçado” é esse???
        Muito triste esses jornalistas da OLIGARQUIA…

      • nilton santos

        Concordo, caro jornalista. A noticia deve ser dada. Entao, da ai a noticia de q ja ha uma decisao do TRE, proferida hoje, q ignorou todos os argumentos relatados na exordial intentada por Loinho. Se tu quiseres, eu a transcrevo neste blog.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: