Enxugamento da máquina

2comentários

FlavioDino

O governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), deve promover uma reforma administrativa no Estado assim que assumir o mandato, em janeiro de 2015.

Atualmente, a estrutura do Executivo conta com 31 secretarias – fora órgãos auxiliares cujos titulares têm status de secretários de Estado -, mas esse número deve mudar.

Na semana passada, o comunista já adiantou que criará a Secretaria de Estado de Transparência e Controle, sob o comando do advogado Rodrigo Lago. Segundo Dino, a nova pasta não onerará o governo, uma vez que não haverá criação de cargos. O objetivo, argumenta, será remanejar estruturas já existentes.

Além dessa, de acordo com o plano de governo apresentado em campanha, será criada a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar.

As maiores mudanças, no entanto, devem ocorrer por cortes. Segundo a assessoria de imprensa do novo governo, podem ser extintas as “secretarias criadas por decreto pela governadora Roseana Sarney (PMDB)”. Segundo nota encaminhada a O Estado, essas pastas “têm prazo para serem extintas legalmente”.

As secretarias “com prazo de validade” são as chamadas Extraordinárias. São sete no total: de Programas Especiais; de Articulação de Políticas Públicas; de Articulação Institucional; de Assuntos Estratégicos; de Igualdade Racial; de Juventude; e de Representação Institucional em Brasília.

Dados – O coordenador da transição e futuro secretário-chefe da Casa Civil do governo eleito, deputado estadual Marcelo Tavares (PSB), afirmou no fim da semana passada que a equipe que trabalha a mudança de gestão ainda não recebeu informações oficiais sobre a estrutura organizacional do Governo do Estado.

Ele revelou que a transição já dispõe de dados sobre essas secretarias que têm prazo de validade. Não falou, contudo, sobre a possibilidade de mantê-las em funcionamento.

“Já sabemos quais as secretarias que têm prazo de validade, mesmo ainda não tendo recebido informação do atual governo”, declarou.

Segundo ele, há a intenção de “diminuir a máquina pública”, mas ainda não há uma definição sobre como isto será feito.

“Vamos diminuir a máquina pública, mas ainda não temos decisão sobre o que e quanto cortar”, completou.

Foto: Biné Morais

O Estado

2 comentários para "Enxugamento da máquina"


  1. ZÉ LIMEIRA

    VOU ESCREVER AQUI, A FRASE DE UM ANTIGO ESCRITOR QUE TRATAVA DESSAS QUESTÕES DE ESTADO: “…NÃO HÁ COISA MAIS DIFÍCIL DE CUIDAR, NEM MAIS DUVIDOSA DE CONSEGUIR, E NEM MAIS PERIGOSA DE MANEJAR, QUE ASSUMIR A LIDERANÇA E INTRODUZIR NOVAS MUDANÇAS.” PELO QUE OUTRO ESCRITOR ACONSELHA A, …”MESMO QUE SE PROMETA MUDANÇAS A NÃO MUDAR MUITA COISA AO MESMO TEMPO”. CUIDADO FLAVÃO COM ESSAS MUDANÇAS POIS VOSSA EXCELÊNCIA VAI CONSEGUIR MUITOS INIMIGOS COM ELAS. E ESSES INIMIGOS TRABALHARÃO CONTRA O SR. ATÉ AQUI, ZÉ LIMEIRA.

  2. Silvio

    Faz muito bem porque deve ter muitos funcionários fantasmas, mas só não pode tirar os que estão apenas para colocar os seus apadrinhados políticos.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: