Plano para Cultura

2comentários

RobertoCosta

Uma audiência, na manhã desta quarta-feira, 22, marcou oficialmente a chegada do Plano Estadual de Cultura do Maranhão (PEC) ao poder Legislativo. Após ser aprovado pelos membros do Conselho Estadual de Cultura, a Secretária de Estado da Cultura e Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Olga Simão, oficializou a entrada do Plano, na Casa, que agora aguarda a análise da Comissão de Cultura da Assembleia para ser encaminhado ao Poder Executivo.

Após participar da audiência na presidência da Assembleia, o deputado estadual Roberto Costa (PMDB), membro da Comissão de Cultura e Vice-Presidente do Conselho Estadual de Cultura, levou o assunto para a tribuna. O parlamentar parabenizou a todos os conselheiros envolvidos na elaboração do Plano, que define as políticas culturais no estado nos próximos 10 anos. “Parabenizo a participação ativa e direta de todos os conselheiros do Conselho Estadual de Cultura, do poder público e da sociedade civil organizada, que tiveram papel fundamental na organização, elaboração e execução deste Plano; estamos realizando um sonho do setor cultural maranhense”, disse Roberto Costa durante discurso.

Conhecido por ser um porta-voz da cultura no Legislativo maranhense, Roberto Costa aproveitou para parabenizar a secretária Olga Simão pelo seu desempenho e a forma aberta e transparente com que vem tratando as questões culturais no estado. O parlamentar agradeceu ainda, pelo trabalho da professora do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão e conselheira Ester Marques; como consultora técnica, a professora coordenou todo o trabalho de elaboração do Plano.

O documento, enviado à Assembleia em forma de Projeto de Lei, traduz o sentimento de diferentes grupos culturais de várias partes do Maranhão, já que seu planejamento contou com seminários, conferências, reuniões setoriais e fóruns regionais de cultura realizados nas cinco mesorregiões do estado.

O Plano passa a ser um componente imprescindível do Sistema Estadual de Cultura ao apresentar um conjunto de princípios, metas e estratégias que irão orientar o poder público na formulação de políticas culturais.

O Maranhão é o primeiro estado do país a apresentar o Plano Estadual de Cultura, gerando a expectativa de que seja aprovado, também rapidamente pelos membros da Casa.

2 comentários para "Plano para Cultura"


  1. Lucio motense

    Lamentavel , agora vi porque nossa cidade ta u lixão ao ceu aberto.
    Preferimos dancar cacuria ao ler um bom livro
    Antes cidade dos poetas – atenas maranhense , oje regae e çamapaio, simplesmente uma vergonha.
    amo a cidade porem nao concordo com o pensamento da maioria de analfabetos vestidos com camisas feias e bregas do çampaio.
    Sou motense , estudo , tenho educação , prefiro ter pouco com qualidade de vida que falar errado e ter tv de plasma.
    Atenção população …Maranhão fora a Ilha é uma africa ..pobreza ao extremo e politicos nem ai pra vcs.
    Saudaçoes motenses

  2. ZÉ LIMEIRA

    CULTURA PARA MIM É CONHECIMENTO. E CONHECIMENTO, NÓS MARANHENSES NÃO TEMOS. E A PROVA MAIOR DE QUE NÃO DISPOMOS DESSE VITAL RECURSO SÃO NOSSAS CIDADES A COMEÇAR POR SÃO LUIS E O ESTADO COMO UM TODO. É, NECESSÁRIO FAZERMOS DISTINÇÃO ENTRE CULTURA E FOLCLORE. EM FOLCLORE SÃO LUIS PODE SER RICA MAIS EM CULTURA É POBRE POBRE DE MARRÉ MARRÉ. ATÉ AQUI, ZÉ LIMEIRA.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: