Talento maranhense

5comentários

RafaelLeitao

Uma maratona enxadrística: assim foi o Campeonato Continental das Américas de Xadrez, realizado na Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. Ao final de onze rodadas, que chegaram a durar mais de seis horas, e um evento de desempate, o maranhense Rafael Leitão foi o único brasileiro a garantir o passaporte para o Mundial, que acontece em 2015, em Baku, no Azerbaijão.

O Continental reservava quatro vagas para a Copa do Mundo. Alcançar o chamado G4 era o objeto de cobiça dos 200 participantes, em especial para os 19 Grandes-Mestres presentes no certame. Mas nem as onze exaustivas rodadas foram suficientes para sacramentar os classificados. Seis jogadores terminaram empatados com 8,5 pontos. Assim, foi necessária a realização de um torneio de desempate em partidas rápidas para eliminar dois pretendentes.

Sentaram-se novamente diante dos tabuleiros: os estadunidenses Samuel Shakland e Alexander Shabalov, o cubano Reynaldo Ortiz, o peruano Julio Granda, o argentino Alan Pichot e o brasileiro Rafael Leitão.

O tie-break começou de forma preocupante para Leitão. Uma derrota para o lendário Julio Granda (Tricampeão Continental) e um empate com Alan Pichot (atual Campeão Mundial Sub-16) tiravam provisoriamente o maranhense da zona de classificação. Mas Rafael manteve a calma e o espírito de luta em busca da reabilitação. E ela começou com uma vitória cirúrgica sobre Sam Shakland. A redenção foi confirmada logo na sequência, com nova vitória sobre um representante dos Estados Unidos, Alexander Shabalov. Na última rodada, um empate com Reynaldo Ortiz selou a classificação.

“Fico muito feliz com o resultado alcançado. Agora começa uma outra batalha: a busca por apoio para ir a Baku. Os custos da viagem são bastante elevados”, comentou Rafael.

5 comentários para "Talento maranhense"


  1. Verdade solene

    Parabéns garoto!!!! Sempre garoto para nós teus admiradores.
    Alguém viu algum sulista por aí classificado? Não tem. Mas aqui no nordeste não tem somente gente desinformada, analfabeta e pobre Fernando Henrique Cardoso?

  2. Talento maranhense…

    […] Do Blog do Zeca Soares […]

  3. Xeque-mate no preconceito contra o nordestino | Blog do Robert Lobato

    […] Fonte: blog do Zeca Soares […]

  4. marciaduailibe

    BRILHANTE VITORIA

  5. marciaduailibe

    BRILHANTE VITÓRIA DE MEU FILHO

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: