Dia Mundial de Diabetes

0comentário

Diabetes

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), promoveu na manhã desta sexta-feira (14) ação social alusiva ao Dia Mundial de Diabetes. Cerca de 500 pessoas foram atendidas durante a ação realizada em frente à Biblioteca Benedito Leite, no Centro. Foram realizados testes de glicemia, aferição da pressão arterial, orientação nutricional e de endocrinologia, testes de HIV e consultas médicas para a prevenção do câncer de próstata – em referência ao Novembro Azul.

“O prefeito Edivaldo definiu como prioridade o fortalecimento da Atenção Básica e, nesse contexto, é importante intensificar a prevenção e o diagnóstico e encaminhar para tratamento as pessoas que não conseguem controlar as taxas de glicemia no sangue”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.

A coordenadora de Saúde do Adulto e do Idoso da Semus, Maria Goreth Cunha, afirmou que atividades como a ação social são importantes para saber o perfil dos pacientes com diabetes. “Muitas vezes, as pessoas não têm tempo para ir a uma unidade de saúde e se consultar. Com uma ação desta no Centro, as pessoas podem vir, se consultar e saber se possuem diabetes. Além disso, são encaminhadas para inclusão no programa Hiperdia”, disse.

Segundo a endocrinologista Viviane Chaves é importante que os pacientes atentem para alguns cuidados com a diabetes. “Fazemos a triagem dos pacientes e, em seguida, orientamos sobre as formas corretas de alimentação, controle das taxas de gordura no sangue e outros fatores. Uma pessoa diabética pode ter uma vida normal, mas é preciso seguir algumas dicas e respeitar os cuidados necessários”, afirmou.

Sem comentário para "Dia Mundial de Diabetes"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: