Mobilidade urbana

1comentário

ViaExpressa

A governadora Roseana Sarney entregaráobras importantes para a mobilidade urbana de São Luís, como a Via Expressa, que passará a ser chamada de Avenida Joãosinho Trinta, no domingo (7), e a Avenida IV Centenário, na sexta-feira (5).

Ainda na capital, também serão entregues aÁrea de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Vinhais e a Adutora do Sistema Italuís. Ainda na Região Metropolitana serão inauguradoso Centro Tecnológico do Maranhão (Cetecma) em São José de Ribamar e o Viva Raposa.

“As Avenidas Joãosinho Trinta e IV Centenário vão contribuir para desafogar o trânsito em São Luís. Elas fazem parte de uma série de investimentos do Governo do Estado na capital e Grande Ilha, a exemplo de obras nas áreas de saúde, educação, assistência social, segurança, entre outras”, avaliou Roseana Sarney.

A 2ª etapa da Avenida Joãosinho Trinta, obra executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra)contempla 6,7 km do total de 9 km da avenida. A avenida vai colaborar para desafogar o trânsito e interligar os bairros do Jaracati, Cohafuma, Vinhais e Maranhão Novo, beneficiando milhares de habitantes de mais de 20 bairros em São Luís.Os investimentos nos 9 km da obra são da ordem de R$ 125 milhões.

ViaExpressa1

Já a Avenida IV Centenário, executada pelaSecretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), preserva o Rio Anil e promove a integração física da maior área quilombola urbana da América Latina. A obrapossui 3,8 quilômetros de extensão e duas pistas, divididas em duas faixas de rolamento,passeio de pedestres e ciclovia. A avenida tem aterro hidráulico, um elevado de 1.090 metros de extensão e cinco encaixes: um na Avenida dos Franceses, outro na Camboa, dois na Liberdade e um na Fé em Deus.

O novo corredor vai desafogar o trânsito das avenidas Luiz Rocha e Getúlio Vargas, criando uma alternativa de acesso à Beira Mar e a ponte Bandeira Tribuzzi. A avenida ainda vai melhorar a mobilidade em outra área da cidade, interligando bairros como Camboa e Alemanha.

Juntamente com a Avenida Joãosinho Trinta, a governadora Roseana entregará aos ludovicenses o Memorial do Vinhais Velho. O espaço foi construído para abrigar alguns dos vestígios arqueológicos descobertos nas proximidades da Igreja de São João Batista do Vinhais, durante a etapa de terraplenagem da obra.

Sob a coordenação do arqueólogo Arkley Marques Bandeira, o Governo do Estado realizou o Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico para Implantação da Via Expressa de ligação das Avenidas Carlos Cunha e Daniel de La Touche. A exposição “Vinhais Velho: arqueologia, história e memória” será aberta ao público no próximo domingo (7).

Fotos: Handson Chagas

1 comentário para "Mobilidade urbana"


  1. Augusto Cesar

    PARABENS A NOSSA GOVERNADORA ROSEANA, DEIXARA SAUDADES.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: