Homenagem a São Luís

0comentário

Edivaldo

O prefeito Edivaldo participou na manhã desta sexta-feira (5) do lançamento da moeda comemorativa da cidade de São Luís. A moeda é uma homenagem do Banco Central à capital maranhense, que há exatos 17 anos teve o Centro Histórico reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

“É um momento importante. Deixo nosso agradecimento ao Banco Central pela justa homenagem que faz à nossa cidade, lançando esta moeda em uma data bastante simbólica”, destacou o prefeito Edivaldo durante a cerimônia realizada na Associação Comercial do Maranhão (ACM), no Centro. Na ocasião, o prefeito adiantou que no próximo ano serão executadas várias ações para preservação do patrimônio histórico.

Com tiragem inicial de 3 mil exemplares, a moeda comemorativa é cunhada em prata e possui 40 milímetros de diâmetro pesando 27 gramas. O anverso traz uma referência a arquitetura ludovicense, com azulejos impressos, e no reverso a alusão ao bumba-meu-boi, que tem o título de Patrimônio Cultural do Brasil. O valor de face corresponde a R$ 5 e a aquisição pode ser feita nas unidades regionais do Banco Central mediante o pagamento de R$ 180. A solicitação também pode ser feita através do site do Banco do Brasil (www.bb.com.br).

moeda

Segundo o diretor de administração do Banco Central, Altamir Lopes, a importância cultural de São Luís foi uma característica determinante para a homenagem. “Temos a honra de homenagear a única das nossas capitais com origem francesa e cujo acervo colonial português se reflete como maior patrimônio cultural contínuo do país”, argumentou o representante do Banco Central.

A moeda integra a série numismática “Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil”. Já foram homenageadas as cidades de Brasília, Ouro Preto, Goiás e Diamantina, respectivamente, nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013. O chefe do departamento do Meio Circulante do Banco Central, João Sidney de Figueiredo, explica que a série foi iniciada como colecionismo, acompanhando a tendência de vários países.

“Além desta preocupação de prestar uma homenagem é também uma forma de propor uma reflexão para a população sobre a importância da preservação do patrimônio da humanidade. E nada melhor do que uma moeda, que tem valor monetário, de pagamento”, destacou João Sidney de Figueiredo.

Fotos: Maurício Alexrandre

Sem comentário para "Homenagem a São Luís"


deixe seu comentário