Reforço no Centro Histórico

5comentários

LulaeJeferson
A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado reforçarão a segurança no Centro Histórico da cidade. Em vistoria feita na noite da última segunda-feira (5) por parte do secretariado municipal, acompanhado do secretário estadual de Segurança, Jefferson Portela, os representantes do poder público municipal e estadual definiram a ampliação da segurança na área, com o aumento do efetivo para 50 guardas municipais e a instalação de um posto fixo da Polícia Militar.

A medida integra o conjunto de melhorias definidas a partir da relação interinstitucional da Prefeitura com o Governo do Estado. Durante a caminhada pelas ruas do Centro Histórico, um dos principais pontos turísticos da capital maranhense e Patrimônio Cultural da Humanidade instituído pela Unesco, a comitiva conversou com a população. Eles ouviram as principais necessidades da área e já apontaram as soluções que estão sendo implementadas.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Lula Fylho, a ação prevê melhorias na infraestrutura, nos serviços e na segurança pública da área.  “O prefeito Edivaldo reconhece os problemas do Centro Histórico e buscou priorizá-lo no pacote de ações que está sendo desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, com o início da gestão de Flávio Dino. Um grande passo foi dado para recuperar o espaço e devolvê-lo aos moradores, trabalhadores e turistas”, disse Lula Fylho.

Segundo o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, uma das metas principais é garantir aos visitantes, comerciantes e moradores do Centro Histórico um ambiente seguro. “A Guarda Municipal irá atuar no Centro Histórico com 50 homens, que estarão em carros, motos e em um microônibus com videomonitoramento da área”, declarou Galdino.

A instância estadual disporá de um posto fixo da Polícia Militar na Praça Nauro Machado: o Centro Integrado com as Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. As guarnições ficarão à disposição da população 24h no local.

O combate às drogas é outro alvo estabelecido para aquela região. “Durante essa visita foi feito um mapeamento de toda a área, dos pontos ocupados pelas drogas e esse posto será instalado estrategicamente, também para coibir a comercialização de entorpecentes. Além disso, estamos lançando o projeto ‘Crack: é possível vencer’. Desta forma, pretendemos dar uma nova roupagem para o Centro Histórico”, disse Lula Fylho.

Participaram da caminhada noturna o secretário estadual de Segurança, Jefferson Portela, o secretário Municipal de Turismo, Guilherme Marques, e representantes das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.

Também estão sendo intensificadas as ações de iluminação e limpeza pública. “Essas medidas são todas a curto prazo e serão feitas diariamente. Por isso, já começamos a limpar todos os pontos do Centro Histórico, inclusive, vamos intensificar a lavagem, dedetização e limpeza. Além disso, já estamos fazendo um mapeamento de lâmpadas queimadas e de pontos escuros”, afirmou Lula.

Foto: Fabrício Cunha

5 comentários para "Reforço no Centro Histórico"


  1. Jose

    CREIO QUE O PREFEITO EDIVALDO HOLANDA JR., NÃO TERÁ NEM OS FUNCIONÁRIOS DA PRÓPRIA PREFEITURA AO SEU LADO PARA O PRÓXIMO PLEITO ELEITORAL, TENDO EM VISTA QUE NÃO VEM CUMPRINDO E MUITO MENOS MOSTRANDO VONTADE EM SER REELEITO.
    PODEMOS ESCLARECER QUE ALGUNS FUNCIONÁRIOS, CHAMADOS CARGOS COMISSIONADOS, LIGADOS A SEMUS, COM GRADUAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E TITULAÇÃO GANHAM APENAS UMA IMORALIDADE DE R$ 800,00.
    DURANTE A CAMPANHA, O ENTÃO PREFEITO ELEITO PROMETEU MORALIZAR O SALÁRIO DOS TÉCNICOS CONTRATADOS DA SAÚDE E NUNCA SE VIU NADA ACONTECENDO, CHEGANDO A SERMOS AMEAÇADOS COM A ULTRAPASSAGEM DO SALÁRIO MÍNIMO QUE JÁ BEIRA OS R$ 800,00 (788,00).
    JÁ OS EFETIVOS QUEREM SEUS DIREITOS RESPEITADOS COM O PAGAMENTO DO ADICIONAL SAÚDE E DOS FUNCIONÁRIOS DA VIGILÂNCIA QUE NÃO ESTÃO RECEBENDO PELA SEMUS, ONDE JOÃO CASTELO ASSINOU UM DECRETO POR 90 DIAS DE SUSPENSÃO EM 02/10/10, TENDO EM VISTA QUE HOJE, ALGUNS RECEBEM E OUTROS NÃO, GERANDO UMA INSATISFAÇÃO GERAL.
    QUEREMOS RECURSOS PARA AS PROGRESSÕES E TITULAÇÕES COMO REGE O ESTATUTO DO SERVIDOR,POIS A ATUAL GESTÃO MUNICIPAL RECUSA A FORNECER, O QUE É DE DIREITO ALEGANDO: “INDEFERIMENTO POR NÃO HAVER PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA”

  2. Lurdes

    É bom ver que o prefeito é ciente dos problemas e esta trabalhando para melhora-los.

  3. Mara

    É muito bom essas ações de segurança, a população agradece.

  4. Felipe

    Não frequento esse local, não levo meus amigos e parentes que vem me visitar em São Luís nesse local. 1° Lugar, o fedor de urina podre exala por todos os cantos, 2° Você não pode sentar num bar e pedir uma cerveja que a todo momento,mendigos,hippies se aproximam com aquela catinga desgraçada, 3° Lugar, A escadaria que fica em frente a Camara de Vereadores virou um motel ao ar livre onde homossexuais praticam sexo público para quem passar por lá ver. Então é um local que não faz mais parte da minha vida, já fez no passado era mt bom, hj pra mim acabou.

  5. André Moreira

    Que ótimo. Da última vez que estive em são luís passei pelo reviver, mas pouco fiquei porque está muito decadente. Quase não tem mais bares funcionando a noite, o movimento caiu muito e estava cheio de usuários de drogas pelas redondezas. Há 5 anos, costumava ir andando da Nauro Machado à Igreja da Sé, hoje não teria coragem de fazer isso.

    Outro questão que tem que ser levada em consideração é a agressividade dos flanelinhas que ficam ao lado do Viva Cidadão (Acho que é esse o nome).

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: