Turismo preocupante

11comentários

turismo

Muito preocupante a situação no setor de turismo no Maranhão. É que caiu assustadoramente o número de turistas que visitam o Maranhão.

Com a maioria dos hotéis vazios, a situação é tão grave que nada menos do que 13 já estariam à venda somente em São Luís. Um já teria sido vendido ontem. Outro com 160 lugares teria apenas um hóspede.

E a queda no fluxo de turistas deve estar relacionado ao massacre midiático contra o Maranhão, principalmente por parte da imprensa nacional.

É preciso deixar claro que este não é um cenário apenas de hoje. Essa queda já vem sendo registrada nos últimos anos.

Vale lembrar que até o ano passado o Maranhão tinha à frente do Ministério do Turismo e da Embratur, dois maranhenses.

A situação deve urgentemente entrar na pauta dos nossos governantes. E algo precisa ser feito logo, antes que a situação fique ainda pior nos próximos meses.

11 comentários para "Turismo preocupante"


  1. Antonio Taumaturgo

    Zeca, fazer uma análise crítica do Turismo no Maranhão, no momento, poderíamos dizer que é fácil, basta apenas jogar na vala comum, com as demais atividades econômicas, onde o Governo anterior e seu Grupo, só dilapidaram com o patrimônio do Estado, ao longo das últimas décadas. Dilapidar, não é só retirar, é não deixar evoluir, é não preservar, é não criar, etc e tal… E fizeram isso com a Educação, que há tempos atrás era um dos nossos orgulhos, por sermos conhecidos como Athenas Brasileira, e hoje… Apenas Brasileira…; A nossa Cultura, pela sua adversidade, onde o carnaval era destaque e considerado o 3º melhor do país; o nosso Patrimônio Histórico Inigualável, hoje sucateado; a nossa própria história, que já foi orgulho do seu povo, cantada em versos e prosas, hoje a nova geração nem a reconhece… Enfim! se fosse enumerar tudo, escreveria páginas e mais páginas. E quando se fala hoje, da situação dos hotéis, que é um dos termômetros de nossos visitantes, nada mais é do que o reflexo do que escrevi acima. E mudar isso, não é com um simples “estalar” de dedos. Não podemos esperar do novo Governo ações e resultados milagrosos, porque o Turismo é uma atividade que está, intrinsecamente, relacionada com muitas outras, e totalmente dependente delas, tais como: Infraestrutura, Segurança, Educação, Saúde, Comércio, Serviços… e por aí vai… E o mais interessante, é que, mesmo o Turismo sendo uma atividade econômica multidisciplinar, trazendo dividendos surpreendentes para a economia local, não é tratado com a atenção merecida… Voltando a falar nos Hotéis, por quê que aqui não estão instalados os hotéis das grandes redes? simples… é que eles fazem um estudo de viabilidade do negócio, e esse estudo é baseado, não em conjecturas, mas em históricos de crescimento, o que não é o nosso caso. Os Hotéis que aí estão, tem hoje como percentual expressivo, o turista de negócios e os demais tipos de turistas são inexistentes. Então, mesmo que o atual Governo faça algo, no Turismo, não existe nada emergencial que dê resultados emergenciais como alguns desejam e esperam. Por que não reclamaram quando ainda dilapidavam???

  2. GUSTAVO BARRA

    E de novo vemos aqueles que gostam de colocar as culpas nos outros (mídia nacional) em vez de olhar para os problemas internos…Me diz, o que SLZ tem de tão excepcional para se vim conhecer? Onde que a mídia nacional expôs algo tão massacrante sobre a realidade maranhense, principalmente a ludovicense?
    Pelo que vejo, SLZ é uma cidade de um turismo incipiente e já decadente, extremamente violenta, pobre (sim, aqui a pobreza – para n dizer miséria – está em todos os lados…vc n precisa olhar pro lado pra ver, ela está na sua frente!!!), sem infraestrutura decente (basta ver que nem a chamada zona nobre tem infra direito), entre outros.
    Aí podem dizer: “Ah! mais R tb é assim!”. É, mais como já foi dito por outros, tem atividades mil além de visitar o centro histórico.
    E sobre o massacre midiático, voltando ao Rio, qual cidade é mais massacrada? E qual é que mais recebe turistas no Brasil? Logo, uma coisa nada tem a ver com a outra. Isso é só vitimismo de quem n quer tomar uma atitude séria ou refletir decentemente sobre a realidade ludovicense.
    E isso sem falar no despreparo de boa parte de mão-de-obra ludovicense, onde os atendentes das lojas ainda molda o atendimento conforme as roupas que o cliente utiliza, menosprezando muitos turistas que até querem gastar seu suado dinheiro, mas é maltratado por não ter pose de rico.
    Diferentemente de outros pontos turísticos no Brasil, as pessoas que conheço que vieram visitar SLZ sempre voltam com mais considerações ruins do que boas. Até mesmo andando em pontos turísticos do RIO vc pode ter a sorte/azar de encontrar um outro turista falando sobre como foi conhecer SLZ e a vontade da maioria de nunca mais voltar….
    Triste, mas é a realidade! É a realidade de SLZ que tem que ser mudada se quiser ter uma economia turística decente e não ficar colocando a culpa na mídia. Posso estar errado, mas acho melhor uma mídia que aponta os erros e os descasos do que outra que vende o Inferno como se fosse o Céu!

  3. marquinho

    Nao tem organização, falta planejamento, roteiro turistico, publicidade, agência de turismo.

  4. André Moreira

    Sinceramente, são luís tem um grande potencial turístico. O centro de são luís é muito mais bonito que o centro do RJ, porém a diferença é que o primeiro ainda tem várias coisas acontecendo nesses locais, deixando-os mais movimentados e em são luís só foi ficando cada vez mais decadente.

    A noite é impossível andar pelo reviver. O chez moi, o circo da cidade e bares famosos fecharam na região, deixando os espaços livres para os usuários de drogas. Eu mesmo irei levar minha namorada à são luís e não levarei ela nessas regiões.

    Por fim, a falta de infraestrutura é outro agravante. Geralmente turista anda de transporte coletivo, mas também quer ter um conforto nesses meios. Aí já viu… Ônibus sardinha, cidade mega perigosa, pessoas mal educadas nos terminais, além da feira livre que ocorre nesses locais.

    Quem é que tem coragem de fazer caminhada ou andar de bike na lagoa? O espigão não vai demorar para ficar igual. Sem atração nesse local, cada vez mais o público diminui, ficando deserto, começando a ficar perigoso e o resto das pessoas que ainda frequentavam deixam de vez de ir ao local devido à insegurança. Nesse contexto todo, os únicos locais que passam a ser bem frequentados são os shoppings que nunca será motivo de atrativo para nenhum turista.

  5. Luciano

    Turismo fraquissimo , gastão teve a oportunidade como ministro de fazer algo e nao fez …como sempre MA fim de Linha
    Flavio mude nossa situação

  6. pedro brito

    Culpa da falta de investimento nos pontos turísticos. veja como exemplo o passeio da raposa e alcantara que poderiam ser super bem trabalhados e setem cartões postais. porem a realidade é a total falta de estrutura e profissionalismo. Não exisyem sequer banheiros ou mesmo locais apropriados para almoço e guias especializados. Se com o ministro maranhense nada deu certo quanto mais agora. Triste.

  7. Raimundo Nonato Lima Moraes

    São 2500 imóveis tombados pelo patrimônio histórico só para termos uma ideia,são locais visitados pelos turistas.Acho além de outros muitos fatores , estão vendendo uma outra imagem de São Luís e quando as pessoas chegam aqui ficam decepcionados com a falta de infraestrutura.Assisti uma reportagem em que turistas estavam perplexos,pois esperavam algo totalmente diferente.Basta para termos uma ideia consistente sobre o assunto,já que poderíamos explorar outros fatores que afastam ano após ano o turista do nosso estado.Vamos começar do zero e rever a situação,pois estamos perdendo receita e deixando progressivamente o nosso patrimônio se extinguir.Centro Histórico e toda a nossa cidade,simplesmente de beleza singular.

  8. gojoba

    engraçado não viisso em nenhum lugar tudo nao passa de um factóide poois a propia mirante disse que os hotéis estão cheios você está falando uma mentira

    • Zeca Soares

      Tá certo Oliveira. Pergunte ao Sindicato dos Hotéis. E não me venha com essa conversa que estou culpando o governo atual. Não, a questão não é de agora.

  9. Cesar do Vinhais

    Os turistas até vêm para cá, impulsionados pelas propagandas enganosas como daquela da Beija Flor do RJ,aonde o antigo governo gastou mais de 7 milhões para “mostra” São Luis e algumas coisas do Maranhão e sabe-se que turismo se faz com investimentos pesados e em educação dos operadores e na infraestrutura geral das cidades envolvidas !

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: