Revitalização do Centro

3comentários

CentroHistorico

A Prefeitura de São Luís iniciou neste final de semana a execução de uma série de serviços de revitalização do Centro Histórico da capital. Cerca de 30 homens intensificaram o trabalho de limpeza e lavagem das ruas e escadarias, varrição e coleta, manutenção da iluminação pública, poda de árvores e restauração do calçamento. As ações são realizadas em parceria com o Governo do Estado, que reforçou a segurança do local, por meio da realização de operações ostensivas e aumento do efetivo policial em toda a área do Centro Histórico.

O prefeito Edivaldo declarou entusiasmo com o início dos trabalhos pactuados com o Governo do Estado e destacou o novo relacionamento institucional, colaborativo entre os dois poderes. “Estamos felizes em finalmente termos um prefeito e um governador agindo juntos em prol de nossa cidade. O nosso Centro Histórico é um local reconhecido internacionalmente e merece o empenho máximo e conjunto das instâncias de poder público para manter-se bem cuidado e atraente”, disse.

Segundo o secretário municipal de Governo, Lula Fylho, as ações mais emergenciais para revitalização do Centro Histórico de São Luís foram levantadas e mapeadas a partir de visitações realizadas ao local pelo próprio prefeito Edivaldo e pelo governador Flávio Dino, em dois momentos distintos, quando iniciaram as tratativas para a consolidação da parceria entre Prefeitura e Governo do Estado.

“São alternativas viáveis e que trarão um resultado imediato na melhoria de toda a área. O que queremos é devolver à população um Centro Histórico revitalizado e mais aprazível aos visitantes, para aumentarmos de forma significativa o fluxo turístico no local”, disse Lula Fylho. O secretário informou ainda que, após a conclusão dos primeiros serviços que estão em andamento, outras ações de curto, médio e longo prazo serão realizadas em uma nova etapa, envolvendo secretarias municipais e estaduais, para melhorar o Centro Histórico em todos os aspectos.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, explicou que, diariamente, a Prefeitura realiza ações de limpeza pública do Centro Histórico da capital, que abrangem o serviço de coleta de resíduo domiciliar, coleta seletiva de papelão e plástico e varrição e catação. “As medidas recentes são de ampliação desse pacote de serviços, que inclui também a revitalização do calçamento, das calçadas e praças dessa região, para melhorar ainda mais o aspecto da área e a segurança pública para turistas, comerciantes e a população em geral”, disse Araújo.

Outras intervenções previstas para a próxima etapa são a instalação de lixeiras subterrâneas, a reforma dos banheiros do Mercado das Tulhas e a implantação de uma base da Polícia Militar na Praça Nauro Machado, que também será utilizada pelo Batalhão de Policiamento Turístico. Também serão desenvolvidas, na área do Centro Histórico, ações de saúde, como o projeto “Crack: é Possível Vencer”, para prestar assistência à população de rua e atendimento aos usuários da droga. A ação será coordenada conjuntamente pelas secretarias de Saúde municipal e estadual.

Foto: A. Bêta

3 comentários para "Revitalização do Centro"


  1. Joaquim Haickel

    Ainda bem que o amigo Cesar do Vinhais abordou esse assunto! Ocorre amigo que defendo essa ideia desde 1983, quando de meu primeiro mandato de deputado, portanto há 32 anos. O amigo não tem obrigação de saber disso, mas ao suscitar esse assunto permite que eu diga que me opus por exemplo a construção de um prédio de 15 andares no Jaracatí, onde deveria funcionar toda a administração estadual.
    Sempre defendi o CHSL. Nunca compactuei com seu abandono.

  2. Cesar do Vinhais

    Mais deputado Joaquim Haickel essa ideia de Vossa Excelência é ótima, entretanto não deveria ser dada nos governos do grupo que de Vossa Excelência pertencia há anos ?

  3. Joaquim Haickel

    Se os governos municipal e estadual querem realmente valorizar o centro histórico da cidade de São Luís, que instalem nele os escritórios de seus órgãos administrativos, que incentivem a ocupação comercial dessa região e realizem o repovoamento habitacional dessa área tão importante de nossa cidade.
    Como fazer isso é fácil: Reformem os prédios pertencentes aos poderes públicos que estão abandonados e alguns outros capazes de abrigar nossas repartições públicas e universidades e coloquem-nas para funcionar lá. Estabeleçam um estacionamento no Aterro do Bacanga com sistema de minivans para distribuir os funcionários pelas suas repartições ou o mais perto delas possível. Reservem alguns imóveis para repovoamento e reocupação humana dessa área. Entregue os apartamentos a estudantes universitários. Ofereçam vantagens para os empresários que já estão trabalhando por lá e para outros que queiram ir implantarem seus negócios naquela região da cidade.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: