Caso Curuca

21comentários

Curuca

O advogado Paulo Bracks, especialista em direito desportivo e ex-integrante do STJD, vê o caso do volante Curuca na mesma condição do lateral-esquerdo André Santos, em 2013, quando foi escalado irregularmente pelo Flamengo na última rodada do Brasileirão. Como consequência da irregularidade, o Rubro-Negro carioca acabou punido com a perda de quatro pontos.

– É a mesma situação. Foi expulso na última partida de um campeonato e suspenso por um jogo no STJD. Só que, no caso André Santos, o Flamengo retirou de um jogo achando que estava fazendo-o cumprir a automática – explica Bracks.

Na época, André Santos foi expulso na partida da final da Copa do Brasil, entre Flamengo e Atlético-PR. O clube carioca retirou o jogador da partida contra o Vitória, pela penúltima rodada do Brasileirão, no dia 1º de dezembro. Entretanto, o jogador foi denunciado ao STJD e julgado apenas no dia 6 de dezembro, a sexta-feira anterior do confronto contra o Cruzeiro, onde foi titular. Como o lateral foi denunciado e julgado, após o término da Copa do Brasil, o clube deveria aguardar a sentença para saber se o atleta teria condições de jogo na última rodada.

No caso de Curuca, o volante foi expulso no jogo de volta das quartas de final da Série D, quando defendia o Moto em 2014. Por causa do cartão vermelho, o jogador foi denunciado ao STJD e punido com um jogo de suspensão, entretanto o Moto já havia encerrado a participação em todas as competições na temporada.

Em 2015, Curuca foi anunciado como um dos reforços do Sampaio. Como não cumpriu a pena na temporada anterior, por causa do término da competição, o volante deveria ficar fora da quantidade de jogos determinado pelo STJD, no primeiro torneio nacional do ano, neste caso a Copa do Nordeste, que é organizada pela CBF.

– Se o atleta tiver sido expulso na última rodada de qualquer competição nacional (Séries A, B, C e D) e tiver sido condenado a um ou mais jogos no STJD, tem que cumprir na primeira competição nacional de 2015. Para mim, não há dúvida que a Copa do Nordeste é um torneio nacional, pois é chancelada e organizada pela CBF, apesar de, no RGC, ser considerada “regional” quando se trata de transferência de atletas – explica Bracks.

O advogado ainda ressalta que não haveria punição pendente, caso Curuca fosse apenas expulso e absolvido no STJD.

– Se o atleta tiver sido expulso na última rodada de qualquer competição nacional (Séries A, B, C e D) e tiver sido absolvido no STJD, não cumpre nenhum jogo. Não existe automática para casos assim.

Com a suspeita da irregularidade na escalação de Curuca, o Sport denunciou o Sampaio na última sexta-feira. A CBF já encaminhou a súmula da partida para o STJD e caso seja punido, o Sampaio perderá seis pontos.

Leia mais

21 comentários para "Caso Curuca"


  1. Manoel Henrique

    Todo o mundo sabe que foi você quem entregou o caso Curuca de bandeja para o Sport Recife. Coisa de motense despeitado.

    • Zeca Soares

      Eu me divirto muito contigo. KKKKKKK. Obrigado pela audiência.

  2. JOSÉ CORREA

    Desculpe, mais onde anda o setor administrativo do Sampaio? Porque não fizeram uma consulta junto ao STJD de todos os atletas antes da competição começar?

  3. Boliviano triturador

    Regional,vou repetir regional…então zecao pra tua tristeza vamos ganhar essa,e se não ganharmos e porque realmente fomos prejudicados e outra o mais importante e que ganhamos o jogo,estamos na serie B,somos respeitados,cada dia crescemos mais e teu time do emblema de pneu com asa? Cada dia mais falido kkk

  4. Cesar Bolivão

    Olha só esse comentário do torcedor que se diz fiel.
    PAPAO VRUM VRUM
    11/02/2015 – 08:42
    Isso e que e dificil,apesar de ganharmos de um time de varzea,time amador .o moto continua fraquinho pois nao contratou mais ninguem,naoh nao me engana,no meio de campo falta um jogador racudo ,bruno chocolate tomara q nao volte tao cedo…to ouvindo boatos q nosso melhor jogador pode estar indo pro fortaleza nos proximos dias,so nao ouvi falar foi em dinheiro!

  5. LUCIANO COSTA MOTENSE

    PARABENS PELO SEU PROFISSIOONALISMO , AQUI NO MARANHÃO
    A JUSTIÇA SO ANDA DE UM LA ..
    VC É IMPARCIAL E EXCELENTE JORNALISTA
    SAUDAÇOES MOTENSES , ZECA …
    TIRO O CHAPEU PRA VC

  6. Jorge Rodrigues

    Seria de bom alvitre que você se defendesse das acusações com seriedade e não apenas com cinismo.

    • Zeca Soares

      Acusações? Não posso responder o que não existe. Respeite um profissional com quase 30 anos de história e que não depende em nada de dirigentes de futebol, políticos ou quem quer que seja. Jamais me prestaria a esse tipo de coisas. Tenho muito trabalho o dia inteiro para me prestar a esse tipo de coisas.

  7. Cesar do Vinhais

    ESSE CONSULTOR AÍ NÃO SABE DE NADA, QUANDO É PARA PUNIR UM CLUBE AÍ É NACIONAL, ENTRETANTO PARA PARTICIPAR DAS COTAS DE TV É REGIONAL O TORNEIO.

  8. Valdir

    Há um situação similar entre Flamengo-PI e Santos-SP envolvendo jogador Alan Santos pela Copa do Brasil….nesse caso não deu em nada! Bom observar esse caso!

  9. Boliviano Sofredor

    Poxa já não basta meu sampainho ser a vergonha do Maranhão ainda tem uma diretoria burra e incompetente, vamos perder 6 pontos. Poxa melhor mesmo ao menos não vamos passar mais vergonha.

  10. silva junior

    artigos 42 e 43 , vamos esperar o julgamento , e vamos ganhar essa disputa e se classificar.

  11. josivaldo silva dos santos

    acho isso uma tremenda besteira! esses caras estão procurando um jeito de prejudicar os times maranhenses na Copa do Nordeste.

  12. marcos boliviano

    dedo duro

    • Zeca Soares

      Eu me divirto muito com a tua preocupação comigo. Meu tempo é pequeno demais para determinadas coisas.

  13. Raimundo Nonato Lima Moraes

    O problema todo é o teor da reportagem e a influência que pode ter na C.B.F,ainda mais que foi dada em parte por um eis integrante da confederação.Parece até armação.A defesa do Sampaio é a seguinte:Se eu escalo o jogador na série B vão dizer que ele está irregular,pois tem que cumprir um jogo e está bem claro entre parênteses A,B,c,D.interessante que o regulamento diz algo e o advogado complementa com a copa do Nordeste.Bem o próprio S.T.J.D.falha quando vai colocar suas leis para serem cumpridas e coloca pontos cheios de pegadinha.Na minha opinião não tem como o Sampaio perder os pontos.De acordo com o que o regulamento diz,se não é só as séries,mas qualquer competição que isto fique explícito.

  14. ZÉ LIMEIRA

    VOU METER MINHA COLHER NESSE NEGÓCIO AQUI; A COPA DO NORDESTE, APESAR DE ORGANIZADA PELA CBF, É UM TORNEIO TOTALMENTE REGIONAL. OU SEJA: REGIÃO NORDESTE. NÃO EXISTE, AO MENOS NO MOMENTO A POSSIBILIDADE, DE QUE TIMES DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS PARTICIPEM DA MESMA. O DEFENSOR DO SAMPAIO PRECISA SUSTENTAR A TESE DA REGIONALIDADE DA DISPUTA. TORNEIO NACIONAL É DIFERENTE. ELE TEM QUE ABARCAR TIMES DE TODAS AS REGIÕES E/OU AO MENOS DEIXAR A POSSIBILIDADE ABERTA AOS MESMOS. UM EXEMPLO: A PRIMEIRA DIVISÃO DO FUTEBOL NACIONAL, APESAR DE NACIONAL SÓ TEM TIMES DAS REGIÕES: SUL E SUL DESTE. O SPORT DO RECIFE É O ÚNICO PATINHO FEIO NO MEIO DESSA CONSTELAÇÃO DE CISNES. MAS MESMO ASSIM É UM TORNEIO NACIONAL. POIS A POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO NO MESMO DE TIMES DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS É GARANTIDA EM REGULAMENTO. NO ANO PASSADO O SAMPAIO QUASE BELISCAVA UMA VAGUINHA. A COPA DO NORDESTE NÃO OFERECE ESSA POSSIBILIDADE A TIMES DE OUTRAS REGIÕES. A CBF SÓ ESTAR APOIANDO ESSE TORNEIO POR QUESTÕES POLÍTICAS E PELO FATO DE QUE O TORNEIO É UMA VERDADEIRA COQUELUCHE NA REGIÃO. OLHA A PALAVRA REGIÃO OUTRA VEZ A IR. ATÉ AQUI, ZÉ LIMEIRA.

  15. Luis Henrique Santos

    É tudo o que você quer.
    Ninguém quer saber de Flamengo ou qualquer outro time do eixo Rio-SP mais você insiste.
    Porque não foi consultar o advogado do Sampaio Correa para ouvir a versão dele. Infelizmente temos que contar com pessoas iguais a você que só ver defeitos e as virtudes você não observa?
    Esse advogado integrava o STJD que só via justiça para os times do Norte/Nordeste. Manda ele olhar os artigos 42 e 43 do novo código de competições da CBF. Veja a opinião dele.
    Já que gosta de falar do Sampaio, por que não comenta dos gols de Robert que a televisão não mostra. Vocês não são afiliados da Globo no MA? qual a vantagem de ser afiliado da Globo, não mostra nada do MA só quando são fatos negativos como foi o caso de Pedrinhas?
    Já falei aprenda com o Edvan Fonseca, Fontenelle ou até mmesmo comece a ler os jornais do PA, PE ou CE que você vai aprender a dar valor a sua terra. Lá o pessoal não quer nem saber de comentar ou descobrir algo que venha prejudicar os seus times e sim enaltecê-los sempre.
    Aprenda com isso.
    O Moto e o Sampaio precisam de ajuda, ou seja, todo o futebol maraNhense.

    Luis Henrique – direto de Boa Vista.

    • Zeca Soares

      Obrigado pela preocupação comigo.

  16. EDNALDO

    VC COMO MOTENSE DECLARADO FOI O DEDODURO QUE AVISOU O TIME DO SPORT, QUE MARANHENSE VC É, TENHO A FONTE QUE ME ENTREGOU SUA CABEÇA.

    • Zeca Soares

      Eu me divirto demais com a preocupação de vocês comigo.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: