Proposta polêmica

3comentários

HildoRochaDeve gerar intensa polêmica entre deputados a proposta de ampliar em dois anos o mandato dos atuais prefeitos e vereadores em todo o país. A ideia, que deve ser um dos temas da reforma política em discussão no Congresso Nacional, é implantar as eleições gerais no país – de vereador a presidente – só em 2018, o que forçaria uma prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

Atualmente, há no Brasil eleições de dois em dois anos. Em uma se elege presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Na outra são escolhidos os prefeitos e os vereadores. Pelo projeto em discussão na Câmara Federal, os atuais prefeitos e vereadores teriam mandato de seis anos, para que coincidissem com os mandatos de presidente, governador, senador e deputados, em um pleito no ano de 2018. Entre os deputados maranhenses, Hildo Rocha (PMDB) já manifestou que apoia a ideia.

Ele entende que é menos custo para o Brasil ter eleições de quatro em quatro anos, sem reeleição e com campanha reduzida. Não é a primeira vez que os mandatos de prefeitos e vereadores são ampliados.

Nos anos 1980, exatamente para que fosse garantido o fatiamento das eleições de dois em dois anos, o mandato de prefeitos e vereadores eleitos em 1982 – que terminariam no fim de 1986, foram prorrogados até 1988, para coincidir com o mandato dos prefeitos de capitais, que haviam sido eleitos de forma direta, pela primeira vez, em 1985. Desta vez, há outros interesses em jogo.

Na atual Câmara, há diversos deputados interessados nas eleições de 2016 – para si ou para aliados -, o que dificultará a aprovação dessa proposta de unificação das eleições. Mas, de uma forma ou de outra, será um tema de debate político para o ano inteiro.

Coluna Estado Maior/ O Estado

3 comentários para "Proposta polêmica"


  1. Herbert Felício Neves Nunes

    Se eu fosse o dono ou a dona desse apartamento onde esse Edgar chegou e deitou nú, eu chamaria sim a polícia, mais para tirar ele de lá, e levar para um hospital, eu não matava ele, e sim dava-lhe um môlho de pau, que ele ia acordar no hospital, quebrava ele todinho de pau, um cachorro desse.

  2. r gon

    pouco importa que sejam prrogados os mandatos de prefeitos/veredores ou de presidente/governadores/deputados em alguma legislatura, o mais relevante no futuro para o pais e para o povo é acaba com esse “rio” de dinheiro que eh gasto de 2 em 2 só pra fazer eleicoes. Além do que seria evitado que esses politicos ficassem “pulando de galo” a cada 2 anos. Nossos filhos e netos com certeza iraéo agradecer.

  3. Reginaldo

    Não tem polêmica nenhuma porque isso jamais vai passar em Brasília.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: