Defesa dos servidores

8comentários

ANdreaMuradPara defender o funcionário público de decisões como alteração nas  datas de pagamentos e outros itens que prejudiquem o equilíbrio financeiro da categoria, a deputada estadual Andrea Murad (PMDB) apresentou um Projeto de Lei, nesta segunda-feira (23), que visa obrigar o governo a implementar medidas gradativas antes de mexer com os pagamentos do servidor, que deverão ser tomadas diante de situações excepcionais como frustração de receitas orçamentárias ou de déficit das contas públicas.

“Que fique claro que não estou mexendo e nem criando despesa pública e nem tratando do regime jurídico do servidor, mas para aqueles que entendem dessa forma, quero que saibam que precisamos defender o servidor público e seu direito de receber seus salários dentro do mês trabalhado já que é uma prática adotada há anos pelo Poder Executivo”, disse a deputada.

Para esclarecer o teor do Projeto, a parlamentar explicou que o estado vem adotando essa prática há mais de 20 anos e que isso foi incorporado como direito social dos trabalhadores. O próprio Supremo Tribunal Federal (STF) entende e já se manifestou em outros casos, a tratar do princípio da proibição ao retrocesso, em que determinadas medidas tomadas de forma constante se incorporem ao patrimônio jurídico dos cidadãos brasileiros. No caso específico dos servidores público do Maranhão, como há uma prática de mais de duas décadas, isso se incorporou aos servidores como direito, não só o do recebimento do salário, mas de receberem o salário dentro do mês trabalhado. De acordo com a parlamentar, outro exemplo está na própria CLT, a qual a legislação apresenta um dispositivo que admite a partir de 10 anos de práticas incorporar benefícios ao trabalhador.

“Eu entendo como um direito social já incorporado pelos servidores maranhenses. Então, antes do governador violar essa conquista social dos servidores, que ele adote outras medidas quando alegar problemas no Orçamento do estado. E que isso seja, daqui pra frente, uma garantia legal para o servidor que já se habituou ao pagamento dentro do mês e depende disso para manter o seu equilíbrio financeiro. Porque a prática de pagamento dos servidores dentro do mês é um benefício incorporado e o Estado não pode retroceder a essa prática e negar uma conquista social do servidor”, disse Andrea Murad.

Foto: JR Lisboa/Agência Assembleia

8 comentários para "Defesa dos servidores"


  1. Cláudio

    Esses blogueiros da Mirante são tudo comprados… Que vergonha!!!

    • Zeca Soares

      Você que comprou? Paga quanto?

  2. CLAUDIO

    COMENTÁRIO MODERADO

  3. Luis Henrique

    Quando foi que essa mulher se preocupou com pobre. Engana outro, ninguém é besta. Só otário mesmo para acreditar.

  4. Gladson Aldeny

    Engraçado isso… Ela não estava “tão preocupada” assim com os servidores quando o excelentíssimo pai dela USURPOU o Hospital Carlos Macieira do FEPA e deixou os servidores do estado jogados em clínicas espalhadas pela cidade (e até fora, como é o caso do Hospital São Luís (com “Z” no final), em São José de Ribamar); todas onerando 100x mais a verba do FEPA, por se tratarem de prédios e clínicas particulares. Falta é justiça nesse Maranhão! Pela independência DE FATO entre os três poderes do estado!

    • Zeca Soares

      Mas os servidores também são atendidos no Carlos Macieira. Por exemplo, o policial que foi baleado e morreu estava internado lá. Esse esclarecimento precisa ser feito até porque pelo que sei o hospital Carlos Macieira está atendendo a todos.

  5. César Bolivão

    Essa deputada quer é aparecer e fazer graça para o pai dela !

    • Zeca Soares

      Quer dizer que todos os deputados que tem pais influentes vão querer fazer graça? Olha que são muitos e tem até na Câmara dos Deputados.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: