Sócio Torcedor

20comentários

sampaioemotoOs dirigentes de Sampaio e Moto sempre estão reclamando da falta de recursos para que possam montar grandes elencos.

Sem apoio da iniciativa privada e do poder público, a alternativa deles é tentar sensibilizar o torcedor para que vá a os estádios e pague os ingressos nos jogos, mas pelas rendas pequenas neste início de temporada não tem sido possível fazer muita coisa.

Mas uma fonte de recursos que pode ser decisiva aos nossos clubes é o Sócio Torcedor. Neste sentido é necessário fazer uma crítica aos dois clubes. Tem sido cada vez menor a divulgação do programa por parte das equipes.

Sampaio e Moto não devem desistir do programa. As equipes deveriam utilizar os seus uniformes oficiais para divulgar o Sócio Torcedor. Deveriam fazer faixas e entrar em campo com elas. Devem utilizar os telões dos estádios com filmetes com atletas divulgando o programa.

Além disso, os clubes poderiam investir em mídia nas rádios, em TV, internet, buscar promoções, enfim utilizar todos os meios para que possam sempre ampliar a participação do torcedor e aumentar as finanças.

Nunca entendi porque Sampaio e Moto não usam o próprio uniforme para divulgar o Sócio Torcedor.

Atualmente a sensação que temos é que as equipes “esqueceram”que tem o programa Sócio Torcedor e embora o número de participantes ainda seja pequeno é necessário manter viva a esperança de que o torcedor é o maior patrocinador do seu clube do coração.

20 comentários para "Sócio Torcedor"


  1. Joaquim

    Hans Nina, vamos criar uma rede de contatos em todo o estado e além fronteiras, para facilitar o acesso ao sócio torcedor sem muita BUROCRACIA. (Eu sou Papão).

  2. Joaquim

    Que tal fazer campanhas para adesão ao sócio torcedor no interior do Estado? Se possível campanhas juntas Moto e Sampaio, ou paralelas mas que fosse lançado um GRANDE DESAFIO a essas duas torcidas da Seguinte Maneira: Um TELÃO externo na FMF registraria a evolução e adesão de cada torcida, mas dando um jeito de facilitar ainda mais o acesso, e cada club intensificaria os contatos à partir da Capital até o interior do Eetado. EU TOPO e SOU PAPÃO.

  3. Boliviano Chupador

    COMENTÁRIO MODERADO

  4. marcos boliviano

    o sampaio tem renda nao na copa do nordeste mas no brasileiro tem renda como teve ano passado entam o presidente não pode chora de barriga cheia fora as cotas de tv propaganda e tudo que se vende no castelão é do sampaio ater aquela cerveja ruim que o nome diz tudo proibida ele ganha e não é pouco em cima dela… valeu..

  5. Cesar Bolivão

    O Comentário do Jefferson está corretíssimo, o Sampaio desde de 2012 está arrecadando quase 8 milhões por ano e o Sérgio Frota vive reclamando, hoje nem um campo para treinamento decente o clube tem, falta transparência nas arrecadações, no número de sócios, quando arrecadou, ou seja falta transparência eu vou em todos os jogos e gasto em média 60 reais com ingressos,faço a minha parte entretanto ninguém tolera a falta de transparência, malandragem de dirigentes de futebol, vejam os campeonatos na Europa,os estádios sempre lotados, lá o torcedor tem acesso as receitas e as despesas do clube de forma transparente e isso aí é um marketing positivo, aqui no ano passado no Castelão,teve jogos com mais de 30 mil pessoas e só apareceu 23 mil no borderô, ora isso aí é um fator muito negativo.

  6. ACR MOTENSE

    Zeca, se tem uma coisa que essa atual diretoria do Moto – desde o ano passado – é tentar sensibilizar o torcedor a aderir ao programa de sócio. No plano de 50,00, p. ex., o torcedor nem precisa pagar o ingresso para assistir aos jogos do Moto como mandante no setor de arquibancada. Isso por si só já é um puta benefício, considerando que o preço da arquibancada para um jogo apenas é de R$ 20. Infelizmente, como o Hans Nina falou, o torcedor maranhense ainda não despertou para o que é dele, a grande maioria ainda torce mais para os times de fora do que para os locais. Tenho amigos que raramente vão aos jogos de Moto e Sampaio (só nos jogos grandes, de apelo), mas são sócios de Flamengo, Palmeiras, Vasco etc., e mesmo sem dar um tostão para os clubes locais (a não ser nessas ocasiões), ainda reclamam quando algo não vai bem.
    MOTENSE, SEJA SÓCIO. VC É O MAIOR PATRIMÔNIO DO CLUBE!

    • Zeca Soares

      Sei disso, mas o principal local de divulgação que são as camisas o clube não utiliza.

  7. Verdade solene

    Zeca Soares e demais amigos do blog.
    Como diria nosso ex-presidente Collor, vou falar; “Duela a quem duela”, expressão aliás incorreta.
    Qual a ideia de ser sócio de um clube? Não é para receber benefícios também? Contudo, quais benefícios posto que nada recebemos senão desconto em valor de ingresso? Um amigo meu Português ora ou outra argumenta que nunca viu isso. E é verdade porque nossos clubes não são clubes, não oferecem uma vida social saudável, nenhum evento. Clubes portugueses como o Sporting,e olha que nem é o Porto e nem o Benfica, imagine se falarmos de um Real Madri e de um Barcelona da Espanha, são muito mais clubes que um Flanojo da vida. Aliás, diga-se de passagem, clubes no Brasil, no sentindo restrito da palavra, são poucos – São Paulo, Internacional, Grêmio, Atlético paranaense…poucos, muito pouco. E no estado “miserável” da federação aí é que a coisa piora. Portanto, fica difícil ser sócio, sobretudo quando somos mal tratados. Passam a mão em nossas cabeças nos oferecendo xícaras com o escudo mal pintado do time, adesivos, algumas camisas próprias para o torcedor sócio tipo: “Vim ao Ceará e lembrei de você comprando esta camisa vagabunda”….e por aí vai.

    • Raimundo Dominici

      Não acho que seja por aí não, apoiar os times do nossos estado está acima dessa coisa egoísta e egocêntrica de levar vantagem em tudo. O sócio torcedor hoje é uma forma de apoio. Já basta o lucro real que se tem com os ingressos, que no caso do MOTO (que é o que eu conheço) já é uma grande vantagem pro torcedor, apoiar com o plano de 50 reais já é uma grande economia pro próprio torcedor, nesse momento não dá pra esperar sede recreativa e outras coisas não.

      Se a gente for esperar ter uma sede recreativa pra aderir ao sócio torcedor aí o time tá frito.

  8. FERNANDO 81

    O que atrai quantidade de sócios são resultados consistentes dentro de Campo, time bem, adesão cresce. O próprio Moto é exemplo, ano passado na Séride D, teve seu maior numero de adimplentes, se o acesso tivesse vindo, se tivessem contratado jogador de qualidade essa temporada….etc…
    Em segundo lugar é preciso a ver ORGANIZAÇÃO e TRANSPARÊNCIA na gestão do Sócio, para não perder OS POUCOS que aderem.
    Infelizmente o Moto não tem ido bem nos dois pontos citados.
    SOLUÇÃO: boas campanhas…o caminho é de mão dupla, mas o clube tem que passar primeiro!

    Ah o Internacional, o Grêmio, o Palmeiras!!!????!!!!
    sim, só confirma o que disse acima!

    E não venha com essa de que o Palmeiras nos últimos anos não ganha nada e tem bom número de sócios, verdade, não tem título, mas o torcedor olha para o clube e vê o uma arena sendo construída, vê uma base consolidada e organizada, vê o CT primoroso, vê jogador de qualidade sendo contratado.

    Não adianta culpar só o torcedor e só as empresas…é preciso que os clubes tenham humildade de reconhecer que seus amadorismos administrativos, afastam quem devia tá junto!
    Serve para Moto e Sampaio, que em pese está na série B, ainda é um time amador!

    • FERNANDO 81

      haver*

    • Raimundo Dominici

      concordo contigo no aspecto da transparência. precisa ter e a do MOTO falhou feio nisso também.

  9. Paulo Scott

    Concordo com Zequinha, boas ideias. Além dessas, ainda incluiria a divulgação do número de sócios e a meta a ser alcançada, tudo na maior transparência.

  10. Raimundo Nonato Lima Moraes

    Entrei para o Sócio Torcedor da bolivia pelo simples fato de ajudar o clube,pois não lograrei nenhum benefício a primeira vista,como desconto no ingresso e outros,mas na certeza que outras pessoas estão fazendo o mesmo e dessa maneira a cada dia vai aumentando o número de cooperadores e com isso as nossas chances aumentam em qualquer competição que formos participar,além da estrutura do próprio clube que tende a melhorar.Todo o esforço pela bolívia e a aos demais torcedores pelos seus respectivos clubes.

  11. Raimundo Nonato Lima Moraes

    Entrei para o Sócio Torcedor da bolivia pelo simples fato de ajudar o clube,pois não lograrei nenhum benefício a primeira vista,como desconto no ingresso e outros,mas na certeza que outras pessoas estão fazendo o mesmo e dessa maneira a cada dia vai aumentando o número de cooperadores e com isso as nossas chances aumentam em qualquer competição que formos participar,além da estrutura do próprio clube que tende a melhorar.Todo o esforço pela bolívia e a aos demais torcedores pelos seus respectivos clubes.
    ois demais torcedores pelos seus clubes

  12. Marcos

    Zeca, socio torcedor nem o do Flamengo que tem 30 milhoes de torcedores funciona a contento. Os clubes maranhenses estão praticamente falidos, sem APOIO algum da iniciativa privada ou do poder público. O Sampaio deu um sopro de vida em virtude da coragem e “boa” loucura do seu presidente que tira leite de pedra e ta conseguindo montar equipes competitivas. Você fala que os clubes deveriam investir?! Como?? Com que dinheiro? Os clubes mal tem dinheiro pra pagar seus funcionários. De fato o Socio torcedor poderia sim alavancar os clubes de futebol, porém o Maranhão requer primeiro de apoio para estrturar essas equipes, e assim alçar voos maiores dentro e fora de campo. Grande parte da torcida maranhense torce para clubes de fora, sem patrocinio os clubes locais continuarão a esbarrar no concorrencia desleal com os clubes do sul de sudeste que possuem a maquina da midia. Enfim acho o comentario do post pertinente porém mostra até inocencia (ou desinformação) sobre o que de fato acontece no futebol maranhense.

    • Jeffersson

      Seria interessante você se informar melhor sobre programas socio torcedores, você citou apenas um Clube de uma pseudo “maior torcida do pais” que e ineficiente em sua gestão. Clubes como Internacional e Gremio do RS, Joinville SC, Cruzeiro e Atletico MG e recentemente o Palmeiras em São Paulo arrecadam atreves de seus programas mais que com cotas televisivas, resultados de gestões eficientes. Você rasga elogios a atual gestor do SCFC por “tirar leite de pedras”, lembro a você que desde 2012 o SCFC vem tendo um publico medio pagante de 15.000 torcedores por jogo e ano passado foi a segunda melhor media de publico da serie B, considerando uma media de R$ 20,00 por jogo e 19 jogos no ano equivale a R$ 5.700.000,00 de arrecadação anual mais R$ 3.000.000,00 de cota de televisão equivale a R$ 8.700.000,00 anual com um folha de pagamento de R$ 500.000,00 mensal o clube tem uma despesa de R$ 6.000.000,00. Onde esta o “leite de pedra”? Isso sem considerar outras receitas como publicidade. O que falta ao SCFC é competencia gerencial, a gestão e centralizada e amadora, não há transparencia, quantos sócios torcedores o programa tem hoje? quanto arrecada? Quam são esses 1.500 CORTESIAS por jogo que o SCFC anuncia? O que se ver e só o blá blá do Presidente em que não tem apoio e que “tira do bolso”. TRANSPARENCIA DEVE SER A PALAVRA DE ORDEM no SAMPAIO.

  13. Guilherme

    qual a fonte que o sócio torcedor do Sampaio não anda funcionando? eu acho que você não pode comparar Sampaio com o Moto, as coisas no Sampaio estão funcionando sim, eu sou torcedor e toda vez eu vejo uma grande fila de sócio torcedor comprando ingresso nos jogos..

    • Zeca Soares

      Nenhum dos dois alcançou o objetivo. Neste sentido os resultados são muito ruins. Não estou comparando os clubes. Os dois programas não funcionam como deveriam.

  14. Hans Nina

    Prezado Zeca,
    Importante sua contribuição com os clubes maranhenses.
    Sem dúvidas uma das fontes de renda mais importantes aos clubes de futebol é o socio torcedor.
    Concordo que a divulgação é um dos caminhos. Porem isso esbarra em recursos.
    O Moto manteve por todo o ano de 2014 e parte de 2013 divulgação em programas de rádio. Anuncia em sites e blogs. Divulga em sua pagina e perfil de redes sociais. O anuncio na camisa já utilizou assim que lançou. Hoje não o faz porque espera e busca patrocinios e reserva espaços na camisa. Filmes nos telões requerem recursos financeiros e hoje sabemos que o clube carece disso. Mantemos em parceria com a TV Guara um programa na tv como forma de divulgação tambem.
    Alem disso, algo que poderia alavancar ainda mais sao parcerias com empresas locais para rede de descontos, porem as procuradas ainda nao se sensibilizaram para isso, e outras estao em fase de adaptação do sistema eletronico para que possamos utilizar.
    Tambem esbarramos em outros programas que ja surgiram e fracassaram, o que deixou o torcedor desconfiado.
    O que mais preocupa é a influencia de times de outros estados aqui. Infelizmente, muitos maranhenses preferem investir em times de fora. Temos um problema de valorização do que é da terra.
    Mas a luta continua e vamos crescer.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: