Problemas no CCZ

4comentários

BarbaraeHelena

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), apresentou na tarde desta quarta-feira (18) ações de vigilância e controle de zoonoses que estão sendo realizadas na capital maranhense a representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção animal, vereadores e técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A reunião foi coordenada pela secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe.

A iniciativa de convocar a reunião integra a proposta da Prefeitura de São Luís de promover uma gestão compartilhada para maior efetividade das ações. Durante o encontro, a secretária fez um relato da atuação do CCZ e informou sobre os processos burocráticos que estão em curso visando promover uma ampla reforma física e estrutural na sede do Centro de Controle de Zoonoses, que receberá também novos equipamentos para ampliar suas ações.

O coordenador do CCZ, João Batista Pires, disse que as atividades do órgão estão limitadas em alguns setores, situação que será resolvida com a reforma.

PedroLucas

A secretária Helena Duailibe propôs às instituições presentes à reunião iniciar um canal de diálogo para discussão e acompanhamento das ações de controle das zoonoses em São Luís e a garantia da saúde pública.

“A nossa política de atuação nessa área é pautada nas diretrizes do Ministério da Saúde, mas há espaço para a participação de órgãos municipais e não governamentais no debate das estratégias que estamos adotando para atingir os objetivos. Por orientação do prefeito Edivaldo, estamos iniciando essa articulação que vai fortalecer o controle das populações animais e a prevenção de zoonoses no Município”, disse.

A vereadora Bárbara Soeiro (PMN) que desde o ano passado vem debatendo o assunto na Câmara de São Luís considerou a reunião positiva. “A reunião foi muito produtiva principalmente porque contou com participação da sociedade civil que dará suporte de imediato a uma campanha educativa para proteção dos animais”, disse Bárbara Soeiro.

“A Semus, na pessoa da secretária Helena Duailibe, nos garantiu que todos os esforços serão voltados para agilizar a reforma do Centro de Zoonoses. Isso é um ponto importante para tratarmos da questão dos animais que estão abandonados em nossa cidade. Com o apoio das organizações que tratam desses animais, a Semus poderá contar com nosso apoio, e assim, resolvermos esse problema”, disse o vereador Pedro Lucas Fernandes.

Também participaram da reunião os vereadores Marquinhos (PRB) e Basileu Barros (PSDC).

4 comentários para "Problemas no CCZ"


  1. yolanda

    Muito bom a afinidade e participação dos órgãos em proteção e vigilância aos animais. Queremos uma São Luís com saúde.

  2. Problemas no CCZ – Imperatriz – MA

    […] By Zeca Soares […]

  3. Marcelo sr

    Ccz,e de suma importância p/ população acho que deveria nao somente funcionar efetivamente mas a sua capacidade deve ser ampliada. Parabens a Vereadora Barbara Soeiro, pela sencibilidade com que tem lidado com os anseios da sociedade que precisa de uma resposta do poder publico a questão saúde. por outro lado vê a questão do animal e trás a necessidade de um diálogo mais ampliado quando as entidades de proteção e defesa dos animais sao chamadas a participar de tal discussão.

  4. MarceloSr.

    E de suma importância que o CCZ volte a funcionar efetivamente e tenha a sua capacidade ampliada. Parabens aos rep do poder publico a vereadora Bárbara que vem executando um excelente trabalho junto a sociedade civil o aos mecanismos de proteção e defesa dos animais isso e uma questão de saude.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: