Saíndo do controle

9comentários

RogerioCafeteiraO confronto verbal entre a deputada de oposição Andrea Murad (PMDB) e o líder do Governo, deputado Rogério Cafeteira (PSC), chegou ao limite do que pode ser considerado aceitável como embate entre contrários num parlamento. O que eram críticas duras e denúncias explosivas feitas por uma parlamentar adversária do novo governo e, na contrapartida, as reações, também às vezes duras, do representante governista ultrapassou a fronteira das diferenças políticas e entrou no campo minado e nada politicamente civilizado das pancadas pessoais.

Desde a posse, em fevereiro, a deputada Andrea Murad marcou posição clara de oposição agressiva ao novo governo, e em especial ao governador Flávio Dino (PCdoB). Sem contar com o aval declarado da sua bancada, que também não interfere nas suas investidas, a parlamentar centra fogo na área de saúde, ora fazendo denúncias, ora reclamando de supostos desmandos, e via de regra disparando críticas duras a medidas adotadas pelo atual governo. Andrea Murad também tem atacado aliados do atual governador, como o empresário Dedé Macêdo, a quem identificou como agiota, e no contraponto, vez por outra exalta a figura pública do pai, o ex-deputado Ricardo Murad (PMDB), apontando-o como “maior e melhor secretário de Saúde que o Maranhão já teve”, e que é alvo de acusações de deputados governistas.

O deputado Rogério Cafeteira, um dos “falcões” do parlamento estadual – entenda-se por “falcão” deputado bem articulado e com muito poder de fogo na Casa -, tentou no início não dar muita importância aos discursos da deputada Andrea Murad. Em seguida, ao perceber que eles, mesmo não sendo bem formulados – a deputada não tem o dom da retórica –  ganhavam repercussão, passou a rebatê-los sem muita ênfase e, em alguns casos, usando o desdém e a ironia como estratégia. Tal postura, porém, ao invés de inibir a pemedebista, estimulou-a a colocar mais acidez nas suas falas, tornando-a mais ativa e dura com o governo. Essa posição tirou o líder Rogério Cafeteira da zona de conforto e o levou para o embate, também elevando o tom e fazendo acusações.

AndreaMuradNa sessão de segunda-feira, como que um confronto anunciado, a deputada Andrea Murad voltou a bater forte no governo, denunciando o que segundo ela seria uma “grave irregularidade” no Detran, acusando o governador Flávio Dino, entre outras coisas, de “fazer um governo de corrupção”. O líder Rogério Cafeteira rebateu a acusação dizendo que não há corrupção no Detran e sugerindo que quem entende de corrupção é o ex-secretário Ricardo Murad. O confronto resvalou para a campanha eleitoral, tendo o líder acusado a pemedebista de ter usado um helicóptero pago com dinheiro público na campanha eleitoral. A parlamentar reagiu com indignação e acusou o líder de estar mentindo.

Na sessão de terça-feira, Andrea Murad rebateu de novo a acusação negando que tenha usado na campanha eleitoral helicóptero pago com dinheiro público e insinuou que Rogério Cafeteira teria praticado agiotagem. A situação ficou tensa, com a deputada bem mais agressiva do que usualmente, acusando o líder de partir para o ataque pessoal por não ter como defender o governo. Rogério Cafeteira fechou a sessão dizendo que, por ser mulher, Andrea Murad não teria a resposta que merecia. O clima só não esquentou mais ainda porque o presidente Humberto Coutinho encerrou a sessão.

O confronto aberto entre a oposicionista Andrea Murad e o líder governista Rogério Cafeteira já saiu do plenário, deixou o Palácio Manoel Bequimão e ganhou as redes sociais. Os vídeos postados estão dividindo opiniões, o que favorece à oposição e deixa o governo em posição de defesa, situação politicamente desconfortável. Há, porém, quem diga que os resultados das sindicâncias em curso no Sistema Estadual de Saúde poderão atingir o ex-secretário Ricardo Murad e inibir a deputada Andrea Murad. É uma incógnita com tempo de duração.

Esse confronto, que começou como um embate natural numa casa parlamentar, ganhou volume e terá desdobramentos, ou tornando mais brandos os ataques da deputada Andrea Murad, aliviando assim a tarefa do líder Rogério Cafeteira, ou tornando-os mais duros, mantendo o líder na zona de desconforto.

Blog do Ribamar Corrêa

9 comentários para "Saíndo do controle"


  1. César Bolivão

    É Zeca Soares o Flávio Dino tem que enfrentar a oposição desse pessoal aí mais blogueiros, jornalista e imprensa dos sarneys, ele tem que ser muito firme e o povo ser também mais inteligente para entender, que essa oposição não é em defesa do Estado, más sim em defesa de interesses pessoais e empresariais dessa turma, o povo não aguenta mais isso, se o Flávio não trabalhar, daqui há 04 anos daremos a devida resposta .

    • Zeca Soares

      Não sei o que você está estrando. Roseana enfrentava a Oposição e todos. Normal é assim na democracia.

      • Tubarão

        Como me assusta essa visão ultrapassada.

  2. Cesar Bolivão

    Essa deputada Andrea Murad está no parlamemnto para defender uma só pessoa: o pai dela e o povo zero .

    • Zeca Soares

      Mas era assim com os outros deputados na gestão anterior que só atacavam o governo ou você não lembra mais????

  3. Manoel Henrique

    Muito bem. Comentário isento de sua parte. Apenas apresentou os fatos sem tomar o partido de ninguém, o que é difícil acontecer entre vcs blogueiros.

    • JORGE HENRIQUE

      É manoel vejo que tu enxerga bem, quanta imparcialidade aqui no blog só aparece e bem na fita, andrea murad, glauber cutrim o irmão gil cupim barbara soeiro aquele deputado lá de santa ines, só que esses citados nenhum se reelege em 2018

      • Zeca Soares

        Semana passada divulguei Eduardo Braid, Weverton Rocha, Hildo Rocha, Honorato Fernandes, Edivaldo Holanda, Flávio Dino, Antônio Araújo, Rose Sales, Lisboa, Roberto Rocha Jr. e muitos outros….. Esse patrulhamento comigo não cola Jorge Henrique.

  4. Saíndo do controle – Imperatriz – MA

    […] Escrito por “Zeca Soares”: […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: