Saúde na Escola

6comentários

saudenaescola

A Prefeitura de São Luís já contabiliza 561 óculos entregues a estudantes da rede municipal por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa, de iniciativa do governo federal, é executado na capital maranhense por meio de uma articulação entre as secretarias municipais de Saúde (Semus) e Educação (Semed) visando à melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, a ação reflete a preocupação do prefeito Edivaldo com o bem-estar dos estudantes da rede municipal. “Muitas dificuldades de aprendizado entre crianças na idade escolar são, na verdade, fruto de problemas na visão. O prefeito Edivaldo entende a importância desse diagnóstico para garantir bem-estar, qualidade de vida e, por consequência, melhores condições de aprendizado aos nossos estudantes”, disse o secretário de Educação.

A marca foi atingida com a entrega de mais 34 lentes corretivas a estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Tancredo Neves, na Cidade Operária. Os estudantes passam por uma triagem, realizada por técnicos do PSE. Aqueles que apresentam indícios de problemas de visão são encaminhados para consulta com um oftalmologista.

Nos casos em que a necessidade de lentes corretivas se confirma, as crianças e adolescentes escolhem um modelo de armação logo após a consulta e recebem os óculos prontos na própria escola em que estudam. Todo o processo, da triagem à entrega dos óculos, é inteiramente gratuito.

Foto: Fabrício Cunha

6 comentários para "Saúde na Escola"


  1. Raimundo Nonato Lima Moraes

    Hoje vi uma reportagem no morro de São Carlos e a reporter mostrava uma casa de folhas de zinco,mostrando a pobreza do lugar.Agora eu pergunto qual é a condição de uma criança que mora em um local desses na escola,seu desenvolvimento intelectual e desse modo as dificuldades para compreender as matérias devido ao baixo nível de nutrientes no seu organismo e vemos como é importante a ação dos governantes em relação a alimentação escolar.Agora temos o Saúde na Escola outra ação do governo federal que vai beneficiar inúmeros estudantes no Brasil e também no nosso estado através da parceria entre secretarias municipais de saúde e educação.Como nos alegramos quando sabemos que as nossas crianças,cujos pais não tem condições,muitas vezes nem de dar o alimento, quanto mais comprar óculos para seus filhos que tem problemas visuais serem beneficiados com um programa tão valoroso como esse.Agora não sei se todos que apresentarem o problema serão beneficiados?espero que sim,mesmo que não seja de uma vez só,mas gradativamente.Ótima iniciativa.

  2. fabio

    Sem duvida alguma irá aumentar o rendimento dessas crianças na escola e diminuir as reprovações no futuro proximo, pois muitas vezes as mães nao tem condições de arcar com um oculos. PARABENS PREFEITO E SECRETARIO!

  3. Marcio

    Holandinha sempre dando um show na educação municipal, as pessoa notam isto e se sentem agradecidas.

  4. Claudia

    Se tivesse mais ações como esta, as escolas se tornariam bem melhores. parabéns!!!

  5. Mirela

    Parabéns pelo programa, sempre achei que saúde e educação devem andar juntas.

  6. Jaqueline

    É exatamente isso, prefeito! As vezes a criança se mostra desinteressada nos estudos só pq está com dificuldade de visualizar bem as coisas. Vista cansada e dor de cabeça. Mais uma ótima ação da prefeitura para melhoria na educação municipal.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: