São João na Ilha

6comentários

saojoao

A Prefeitura de São Luís preparou este ano uma grande festa junina, com uma programação diversificada de atrações que contemplam a participação de todas as manifestações culturais maranhenses. A festança, que começa nesta sexta-feira (12) no Terreiro de Maria, na Praça Maria Aragão, teve toda a programação artística organizada por meio de editais públicos, que atendem à política de democratização do acesso e participação nos eventos públicos promovidos pela Prefeitura.

Além desse aspecto, a Prefeitura de São Luís e o governo do Estado realizam juntos o projeto “São João de Todos”, no qual homenageiam em seus espaços grandes personalidades da cultura maranhense, entre eles os cantadores de bumba-meu-boi Humberto de Maracanã e Donato Alves (Boi de Axixá), que terão seus nomes em dois dos principais arraiais da programação: o Parque da Vila Palmeira e o Arraial do Ipem, respectivamente.

A parceria firmada pela Prefeitura com o Governo do Maranhão contempla a participação de grupos folclóricos selecionados pela Secretaria Estadual de Cultura (Secma), que se apresentam no Terreiro de Maria, no período de 12 a 17 de junho. Já as brincadeiras selecionadas pelos editais da Fundação Municipal de Cultura (Func) apresentam-se no período de 18 a 29 de junho.

“A festa junina desse ano consolida dois importantes instrumentos de democratização da cultura e de respeito aos cidadãos ludovicenses: a política de editais, que abre espaço à participação de todos os grupos; e a parceria com o governo do Estado, que aponta novos caminhos em favor do bem comum de nossa população também na área da cultura”, disse o presidente da Func, Marlon Botão.

A expectativa da organização é que até o dia 29 de junho, data para término das apresentações juninas, uma média de seis apresentações por noite passem pelos arraiais, contabilizando um total de quase mil grupos folclóricos entre bumba bois, cacuriás, tambores de crioula, quadrilhas juninas, danças do coco, danças portuguesas e shows musicais.

Fotos: A. Baêta, Maurício Alexandre e Fabrício Cunha

6 comentários para "São João na Ilha"


  1. Cassio

    Fiquei sabendo que vai ser bem legal os arraiais este ano, não vou perder, irei presenciar nossa riqueza cultural.

  2. Daniela

    São Luís sem São João nem existe, está mais que aprovado essa parceria entre o governo do estado e a nossa prefeitura.

  3. Caio

    Eu irei este ano, pois ano passado eu gostei muito da organização do arraial na praça Maria Aragão.

  4. Miguel

    Bem elaborado, fiquei sabendo que vai ter bastante segurança, muitas fetividades e comidas.

  5. Fla

    Zeca você tá de brincadeira você acha que o povo vai se contentar com esse São João pra inglês ver?

    • Zeca Soares

      Vamos aguardar para ver. Não adianta criticar antes de começar.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: