Causa importante

0comentário

caminhada

A mãe do menino Luís Eduardo Carvalho Souza Filho, o Dudu, recém-nascido que foi diagnosticado com Tetralogia de Fallot (T4F), doença caracterizada pela má-formação cardíaca e que está internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo postou um agradecimento em rede social a todos que participaram neste domingo da caminhada pelo Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita, na Avenida Litorânea.

“Obrigada a todos que compareceram e vestiram a camisa em prol dessa causa! Não só pelo meu filho Dudu, mas por todas as crianças cardiopatas, pois meu filho não foi o primeiro e nem será o último! Por uma causa maior”, escreveu Ana Valéria Farias.

A caminhada foi uma iniciativa da Associação de Assistência à Criança Cardiopata (AACC) Pequenos Corações e de familiares e amigos de Dudu.

A deputada Andrea Murad alertou para o diagnóstico precoce e a necessidade do poder público garantir assistência aos portadores dessa doença. Ela lembrou que no Nordeste, a situação é precária: o déficit em cirurgias para esses casos chega a 90%.

“Estamos acompanhando o drama da família do Dudu, recém-nascido que está em São Paulo lutando pela sobrevivência, um caso repercutido nacionalmente em que a família teve que recorrer à justiça para receber o tratamento. O Dudu se inclui na estatística dos 80% dos casos que necessitam de uma cirurgia cardíaca e teve a sorte de conseguir iniciar o tratamento. O problema é que 13 mil bebês não chegam a receber o tratamento e acabam morrendo antes do primeiro ano de vida. Tenho certeza que se a criança tiver um atendimento adequado as chances dela se tornar um adulto saudável são muitas, em média 90% de chance. Precisamos garantir às famílias mais informações sobre a doença, possibilidades de um diagnóstico precoce e tratamento adequado na Rede Pública de Saúde disponível à toda população”, afirmou.

Sem comentário para "Causa importante"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: