Castelão ou Fontecão?

14comentários

Castelao

O deputado estadual Edilázio Júnior (PV), protocolou na Mesa Diretora da Casa da Assembleia Legislativa, com apoio já declarado de membros da base governista, indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB) sugerindo a modificação do nome do Estádio Governador João Castelo, popularmente conhecido como Castelão, para que seja conferida homenagem ao radialista e cronista esportivo, Herbert Fontenele.

Pela proposição, a maior praça esportiva do Maranhão passaria a se chamar Estádio Herbert Fontenele.

Edilázio explicou que não há objetivo algum em posicionar-se contra o ex-governador e atual deputado federal João Castelo (PSDB). Disse também que não será demérito ao tucano, caso haja a troca do nome, enfatizando que o nome popular do estádio “Castelão”, permanecerá em evidência junto à população, assim como o Ginásio Georgiana Pflueger, o Castelinho, e justificou que a indicação tem tão somente o objetivo de homenagear o radialista.

“Herbert Fontenele é maranhense de coração e dedicou a sua vida ao jornalismo esportivo. Participou da construção e inauguração do estádio, atuou profissionalmente ali por muitos anos e acredito que não há nada mais justo, do que a Assembleia render essa homenagem a ele e à sua família”, disse.

Além da homenagem, Edilázio afirmou que a mudança de nome também atende a um princípio legal estabelecido pelas Constituições Federal e Estadual.

“Com o respeito devido ao ex-governador João Castelo, que encontra-se vivo e exercendo o mandato de Deputado Federal, as Constituições Federal e Estadual vedam a denominação com nome de pessoas vivas a prédios públicos. A mudança de nome corrigirá essa falha e prestará uma justa homenagem ao jornalista Herbert Fontenele, cronista esportivo que marcou o futebol maranhense de forma significativa”, justificou.

Edilázio recebeu o apoio de colegas no plenário – como o vice-presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), que pediu para subscrever a indicação -, e afirmou acreditar na sensibilidade do governador para que seja concedida a homenagem da Assembleia ao cronista Herbert Fontenele.

14 comentários para "Castelão ou Fontecão?"


  1. Tímon ressuscitado.

    Luiz Cláudoio…quem disse que não vai adiantar? Por ventura, como se chamava o estádio de Natal quando inauguramos o nosso? tanto quanto o de Fortaleza, o de lá chamava-se Castelão. Aí fizemos o nosso. Agora eram três. Os potiguares se deram conta dessa idiotice e mudaram-lhe o nome para Machadão em homenagem a João Cláudio de Vasconcelos Machado, ex-presidente da Federação de futebol do Rio Grande do Norte, isso em 1989. Vindo a copa, destruíram-no e construíram, em seu lugar, a Arena das Dunas, doeu? Claro que não. O que deve se ter em mente são os fatores que rodeiam a construção do Castelão, de toda a sujeira nele envolvido que você certamente desconhece. esse estádio é cópia do Parque do sabiá de Uberlândia, mas foi superfaturado e custou quase três vezes mais. as empreiteiras que o construíram eram de João Rodolfo Ribeiro Gonçalves, primo de Castelo ( NÃO DIGA???? É MESMO). Estávamos em plena ditadura militar e eis que se preparou para o povo maranhense, com dinheiro do povo brasileiro, o CIRCO, com lona e tudo. Entendeste agora? Ou precisas mais de chazinho para desobstruir as artérias entupidas pela desinformação? Coma devida vênia, reservar homenagem às mentes FALÍVEIS E MORTAIS, se isso fosse regra, nem Quéops, Quéfren ou Micarinos estariam registrados, e as pirâmides não existiriam. GO TO THE UNIVERSAL KNOWLEDG RIGHT NOW!!!

  2. Tímon ressuscitado.

    Fernando 81 (serve para o João Pedro também), desculpe-me mas isso não tem sentido. Você esquece que todos os cronistas esportivos têm um time do coração e vem aqui dizer que o Fontec não merece tal homenagem porque não se trata de um estádio do Sampaio? Ora bolas, Mário Filho torcia para qual clube no Rio? Ou desconheces, por exemplo que toda a globo é flamenguista? Hipocrisia nada mais como diz o pessoal da ESPN. Tanto você quanto o João Pedro, por serem motenses estão coendo mosquito e engolindo elefante. Fontenele foi e sempre será mais importante para o futebol maranhense do que os citados pelo teu parceiro. Aliás, Canhoteiro? Dá licença João Pedro…o cara nem jogou aqui, foi do nada para o América do Ceará e de lá para o São Paulo. Sequer retornou e morreu aos 41 anos, mergulhado na farra, na bebedeira e devassidão. Péssimo exemplo de esportista que deveria ter cuidado do corpo que é o Templo do Espírito Santo como diz a bíblia. Não o fez, dançou. Por isso não prosperou na seleção brasileira, até porque só sabia atacar, não marcava ninguém e hoje se endeusa um jogador desse naipe. Ademais, nenhum dos outros cronistas esportivos citados pelo João Pedro tiveram mais relevância que o Fontec – a mais pura verdade, gostem ou não. Logo, fica claro que vocês não estão emitindo opinião com rigor ou conhecimento de causa, mas movidos por faccionismo que, ao meu ver, nesta hora, é intempestivo e demonstra o quão distantes se encontram aqueles que não sabem fazer a diferença entre o lazer futebolístico, prazeiroso e lúdico, e a paixão simples e cega.
    Fontenele teve o direito de optar por um time, mas todos nós que estamos acima dos 50 anos de idade sabemos o quanto ele também defendia o futebol maranhense, o quanto sofreu, chateou-se pelas derrocadas de um Moto ou MAC nas disputas nacionais, isso eu vi, sobretudo quando o Moto desabou para a terceira divisão em 1997, e daí para a quarta, indo ao inferno de onde nunca mais voltou. A maldade no coração das pessoas, Fernando, corroí, mata. Tanto é verdade que a tua torcida é tão ligado a esse estratagema que vocês não prosperam, ao ponto de até na inauguração do Nhozinho ter ruído exatamente a parte reservada a vocês – o mal por si só, Fernando 81 e Pedro, se destrói.

  3. Andre

    Discussão inutil, há mais de quinze anos rebatizaram o “Castelinho” de Georgiana Pflueger, alguem conhece essa denominação? Quando é anunciado show, eventos esportivos, como sai a chamada na imprensa? Essa discussão de vies ideologico com blá blá blá de ditadura é falacia. Até dois anos atras, a maioria dos esquerdopatas e parte da imprensa, chamava o castelão de “elefante branco”, hoje brigam pelo nome. Se fosse hoje o Castelão, o Italuis, o Hospital do Servidor, A Alumar, a ferro Carajás não existiriam, pois alguma entidade da “sociedade civil” apoiada pela imprensa bolivariana iriam questionar e boicotar. A ditadura acabou, e os problemas pioraram.

  4. LUIZ CLAUDIO

    EU NÃO CONCORDO POIS NÃO VAI ADIANTAR POIS TODOS VÃO CONTINUAR CHAMANDO DE CASTELÃO SÓ A IMPRENSA QUE VAI CHAMAR FONTEC, ACHO QUE ELE MERECE UMA HOMENAGEM QUE FIQUE PRA SEMPRE NA MEMORIAS DOS TORCEDORES.

  5. João pedro

    Um verdadeiro absurdo, me perdoem,porque Herbert fontenele,menos,um excelente homem do esporte,como muitos q tivemos,e que não foram lembrados a tal ponto, ex. Jairo Rodrigues, canarinho, J.Alves,José branco,
    Canhoteiro,Hamilton e muitos outros esquecidos por mim agora e por todos, merece uma homenagem, merece, como todos mereceram e não tiveram, se quizerem lhe homenagear, façam a ele uma estátua em lugar de destaque no castelão,que já está de bom tamanho,com todo o respeito q ele merece,mudar nome de castelão,concordo, não por ter o nome do Sr. João Castelo, mais por já existir outro estádio com esse nome, por q não colocar “ILHA DO AMOR”, o jogo Sampaio x londrina será nesta sexta, no ilha do amor, em são Luís do Maranhão, não ficou lindo.

  6. FERNANDO 81

    Quando o Sampaio Corrêu construir seu Estádio…seria uma boa ideia o mesmo ser chamado de Fontecão.
    Castelão merece ser rebatizado, mas com um nome de quem representou uma coletividade no esporte maranhense. Fontenelle era um excelente profissional, e agia em nome do Sampaio. Não podemos agora porque ele se foi, negar as evidências da história.
    Repito, Fontenelle excelente profissional do rádio, figura folclórica do rádio, MAS O CASTELÃO É DO ESTADO…e não do Sampaio.
    Menos, menos…estão todos ainda acometidos da emoção da perda.

  7. Tímon ressuscitado.

    André, com o perdão da palavra, não é sequer intempestiva a proposta. Há coisas que devam ser feitas como reparo histórico. Ademais, o estádio foi construído sob os auspícios da ditadura militar, patrocinada por eles, com dinheiro do povo, sem prestar contas direito (não é mesmo João castelo?), tendo custado mais que o dobro do projeto original do Parque do Sabiá, Uberlândia-MG. E não podemos esquecer com empreiteiras de João Rodolfo, parceiro do governador. Suficiente ou precisas de mais informação? o TEMPO CERTO CHEGOU – apoio incondicional ao deputado.

  8. Tímon ressuscitado.

    André Moreira…por medida de segurança não declinarei meu nome aqui. Contudo,compartilho da mesma ideia e já defendia isso há muito tempo. Veja o que publiquei no blog do Zeca no dia de ontem antes mesmo que o deputado propusesse a mudança. Aqui recupero o que publicara por três vezes. Deve ser feito esse reparo, tanto quanto muitos outros no futebol maranhense. FONTECÃO isso eu propus e não me surpreenderia se o nobre deputado não tivesse lido a minha publicação e aceito a proposta.

  9. Tímon ressuscitado.

    Vamos nessa porque eu mesmo propus isso aqui no dia de ontem antes mesmo dele, não é mesmo Zeca Soares? Ipsi Literis escrevi:

    REPETINDO PARA QUE FIQUE EM NOSSAS MENTES E CORAÇÕES:
    Chegou a oportunidade que tanto aguardei há cinco anos para aqui solicitar, em coro, aquilo que há muito cogitava em meu coração: Senhores, senhoras, crônica esportiva e torcedores de todos os clubes maranhenses, vamos reivindicar a mudança do nome de nossa maior praça de esportes, fazendo uma justa homenagem àquele que, mesmo sendo piauiense de nascimento, foi o mais maranhense dentre os nossos cronistas esportivos; aquele crítico ácido que, quando necessário, não poupava nem o clube para qual torcia, mas que o fazia por amor ao futebol local. Sim, amigos, seria a mais justa homenagem, posto que nem João Castelo, nem mesmo Canhoteiro foram mais relevantes para o esporte bretão em nossas terras que o nosso Fontec; sim, amigos, Estádio Herbert Fontenele Filho – o FONTECÃO. Abandonemos de vez o nome Castelão, buscando nossa identidade, não nos confundindo com o estádio de mesmo nome em Fortaleza-CE que, aliás, nos precede e é mais conhecido. Que o senhor João Castelo, vivo como está, se digne e decline dessa ignomínia por dar nome a um patrimônio público, o que é contrário à lei em nossos dias e nos envergonha, posto ser isso típico de uma república de bananas. Que todos os torcedores, irmanados, apoiem esta proposta, de todos os clubes, com faixas e cantos de guerra – aqui no FONTECÃO quem manda é o Tubarão, aqui no FONTECÃO quem manda é o Papão, aqui no FONTECÃO quem manda é o Bodão…

  10. André Moreira

    Concordo plenamente. Nem é pelo fato de ser João Castelo ou não, mas sim que João Castelo se auto homenageou com dinheiro público, não é mais que a obrigação de um político utilizar dinheiro público para o bem público. Agora, atribuir o nome do estádio a quem realmente sempre esteve no futebol MA, aí sim, tem todas as justificativas possíveis.

    Por fim, iríamos nos desvincular das confusões com o estádio castelão de fortaleza e os gritos das torcidas continuariam existindo: Aqui, no Fontecão, quem manda é o tubarão. hahaha

    Abs

  11. Andre

    Entendo, que o Governador deve focar toda sua energia em problemas bem maiores do Maranhão, do que nomes de logradouros, que em grande parte é adotado ou não pela população vide estatua de Geronimo de Albuquerque que ninguem conhece mas pelo “Roque Santeiro”. “Complexo Castelão” ou “Canhoteiro”, ou Ponte José Sarney ou “ponte Maria Clara” vai ser sempre “ponte do São Francisco”. Mudar o nome de Castelão para “Fontecão” após 30 anos é complicado. Fontenele merece todas as homenagens e honrarias como o CT que a Federação vai construir e batizar com homenagem a Fontenele.

  12. BARRA BRAVA DA BOLIVIA

    ME RESPONDAM POR QUE TODOS OS TIMES QUANDO VEM JOGAR CONTRA O SAMPAIO FALAM DAS DIFICULDADES QUE TERÃO COM O GRAMADO E NÃO TOCAM NA TORCIDA OU NO PROPRIO TIME? POR QUE A TORCIDA OBSOLETA NÃO VIBRA, NÃO CANTA..SO FICA SENTADA..ATE AS ORGANIZADAS..NÃO HA UM TRABALHO PARA DIVULGAR CANTICOS E PRESSIONAR O ADVERSARIO..POR ISSO TOMAMOS A INICIATIVA DE PREPARAR UMA NOVA TORCIDA ..INDEPENDENTE..COM BUMBOS E BANDEIRAS..VAMOS FICAR NO SETOR 05 E 06..ESTAMOS REUNINDO ALGO EM TORNO DE 600 TORCEDORES FANATICOS..PODEM TRAZER INSTRUMENTOS E BANDEIROLAS..NÃO PRECISA SER DE ORGANIZADA OU USAR CAMISA DE ORIGANIZADA..VENHAM SE JUNTAR!

  13. MOTENSE

    SERIA LEGAL, PQ DIFERENCIAVA DO CASTELÃO DO CEARÁ! E CONVENHAMOS..O QUE CASTELO FEZ PELO FUTEBOL DO MARANHÃO?

  14. Luis Bezerra de Souza

    Concordo o quanto o nome de Herbert Fontenele seja importante para o nosso esporte.Porém, para que possamos homenagear um herói, acho justo que vocês cloquem como candidato(a) o nome da Ana Clara, morta em uma ação criminosa que acho vocês sabem quando e como aconteceu. Que tal? Se ela tinha ou não, alguma coisa com o esporte, isso é outra discussão. Mas, se for realmente uma discussão democrática, peço que incluam minha opinião, do contrário as pessoas que estão acompanhando essa postagem irão entrar com uma representação.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: