Greve de fome

2comentários

quilombolas“A fome que mais dói é a que provém da falta de justiça social”, afirma deputado Wellington em visita aos quilombolas que fizeram greve de fome

O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Wellington do Curso (PPS), visitou, na tarde dessa terça-feira (16), as comunidades quilombolas e camponesas do Maranhão, que estão acampadas desde o dia 8, na Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Maranhão (INCRA), movimento este que resultou em greve de fome feita por oito dos integrantes da comunidade.

Na ocasião, o parlamentar conversou com os cidadãos que estavam em greve de fome e se colocou à disposição, em defesa da dignidade humana que, segundo ele, é o que está sendo violado em tal cenário. Comovido com a situação e reafirmando apoio à luta dos quilombolas, Wellington do Curso requereu, na manhã desta quarta-feira (17), uma Moção de Apelo, pois, segundo ele, esse ato de extrema coragem que coloca em risco as vidas, ocorre em resposta ao descaso do Estado brasileiro com a situação dos povos  tradicionais que lutam pela titulação dos seus territórios.

“Ora, vivemos em um estado Constitucional de Direito, ora em um estado que apregoa os direitos fundamentais e levanta a bandeira da Igualdade. O que vemos de fato é o descaso, não apenas para com as comunidades quilombolas, mas com o ser humano. Não podemos ignorar o fato de que, independente de ser indígena, quilombola ou pertencer a qualquer outra etnia, trata-se aqui de cidadãos que merecem ter seus direitos respeitados. A fome que mais dói não é a que provém de ausência de alimentos, mas a oriunda da falta de justiça e, sobretudo, a lesão direta ao que o homem possui de mais importante: a vida”, ressaltou.

Cerca de 26 lideranças quilombolas, indígenas e lavradores continuam acampados na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em São Luís, no Maranhão, desde o dia 08 de junho. Segundo membros do movimento, 56 iniciaram a greve de fome, resultando em apenas 8 até o exato momento, já ultrapassando os 7 dias em greve de fome.
O grupo exige a regularização e titulação das terras remanescentes de quilombos na região da Baixada Maranhense.

2 comentários para "Greve de fome"


  1. ricardo

    Alto Alegre do Pindaré > Factoide é criada contra o prefeito Edésio.
    17 de junho de 2015 / 14:38 / Comentar
    VICE-PREFEITO EDÉSIO.

    Desde que o prefeito de Alto Alegre do Pindaré Francisco Gomes da Silva, tomou posse é perseguido pelo seu opositor o prefeito cassado Atenir Ribeiro. Desta vez ele tenta criar uma factoide onde diz que o prefeito Edésio foi pego e preso com dinheiro e arma.

    Isso não passa de uma pura mentira, o Prefeito Edésio ainda não movimentou nenhum recurso do município pois o Banco do Brasil ainda não liberou nada. A situação que o município é de calamidade pública, nada no município funciona. O prefeito Edésio está de mãos amarradas pois o dinheiro de pagar funcionários,Remédios, Merenda Escolar, Fornecedores não foi liberado pelo banco, até os prédios públicos ainda se encontram em poder do prefeito cassado.

    Enquanto isso, Atenir Ribeiro corre atrás do prejuízo pra voltar ao cargo, no TJ/Ma seus advogados estão correndo de um lado para o outro, atrás de liminar. Enquanto essa liminar não sai, que seria vergonhosa para Justiça, ele cria factoide para colocar a opinião pública conta o atual prefeito.

    Veja o significado de factoide, fato gerado para a imprensa propositadamente para chamar a tenção com intuito de se desviar os olhares de um assunto em discussão.

    Isso que aconteceu, uma bela factoide, uma mentira tão bem contada que parece verdade

    Veja a nota emitida pelo prefeito Edésio

    Venho por meio deste, me manifestar acerca de matéria publicada pela imprensa, intitulada “Prefeito de Alto Alegre do Pindaré é preso com dinheiro e porte de arma ilegal”. Informo aos nobres jornalistas, que tal FATO não corresponde com a verdade. Não houve qualquer prisão por porte ilegal de arma tampouco por transportar qualquer quantia em dinheiro. Neste momento, me encontro na sede da Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré, onde venho exercendo um árduo trabalho, para sanear as mazelas deixadas pelo gestor afastado Atenir Ribeiro Marques. Certo de contar com a sua colaboração com o intuito de combater tal informação MENTIROSA, me ponho à disposição para esclarecimentos.

    Alto Alegre do Pindaré, 17 de junho de 2015.

    Francisco Gomes da Silva (Edésio)

    Prefeito Municipal de Alto Alegre do Pindaré

  2. Alan Jorge

    Enquanto eles ficam em greve de fome, eu estou muito bem com minha barriguinha cheia graças a Deus, e o governador e a presidente estão muito preocupados com eles e nem dormiram ontem, faça-me o favor.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: