Modernização na Saúde

3comentários

EdivaldoHolandaJr

A Prefeitura de São Luís já disponibiliza à população o GeneXpert, equipamento de última geração capaz de fazer o diagnóstico da tuberculose em apenas três horas. Único aparelho disponível em todo o Maranhão, o GeneXpert otimizará o atendimento do Centro de Saúde de Fátima – referência no tratamento da tuberculose -, cujas instalações totalmente reformadas foram entregues pelo prefeito Edivaldo, na manhã desta terça-feira (23).

“Estamos melhorando nossas unidades de saúde e instrumentalizado-as com equipamentos modernos para que a população ludovicense tenha mais qualidade no atendimento à saúde. Reformar essa unidade e disponibilizar esse importante equipamento representa um avanço muito grande para o setor da saúde do Município, porque possibilita de forma muito mais rápida o diagnóstico e o tratamento dessa doença altamente contagiosa”, disse Edivaldo.

O Centro de Saúde de Fátima atende em média 20 mil pessoas por mês e, com os novos serviços disponibilizados, estima-se que esse número cresça a patamares ainda mais significativos. A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, reforçou a importância da aquisição do novo equipamento para testes rápidos de tuberculose.

“O diagnóstico da tuberculose, que atualmente leva dias para ser feito por meio dos exames clássicos, será encurtado para poucas horas na rede municipal de saúde, otimizando o serviço no Centro de Saúde de Fátima, que já é uma referência na área. O teste rápido de tuberculose vai permitir que o paciente seja logo diagnosticado e, com isso, evitar que ele continue propagando a doença em seu meio de convivência, além de que nos permite também fazer com maior brevidade a busca ativa das pessoas com quem o paciente manteve contato”, disse Helena Duailibe.

Foto: A. Baêta

3 comentários para "Modernização na Saúde"


  1. Valério

    Zeca, moro em Brasilia, porque essa matança toda aí na capital? Todos os dias tem mortes violêntas aí… Qual o motivo amigo?

  2. Cecilia

    Só que tem contato direto com a área da saúde pública que entende a real dificuldade em oferecer um serviço de qualidade à uma população tão precisada. Cada conquista é uma grande vitória comemorada. Esse equipamento é super moderno e vai agilizar muito a entrega do diagnóstico para casos de tuberculose.

  3. Noelia

    Infelizmente em todo o pais falta mais informação sobre essa doença…Mas que bom que passamos a contar com um equipamento como esse para diagnóstico.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: