Passos de Camarão

2comentários

FelipeCamarao

A escolha de Felipe Camarão para o lugar de Ester Marques na Secretaria de Estado da Cultura é vista como uma grande interrogação em meio à classe artística maranhense. Ninguém sabe se as coisas vão ficar melhor ou pior do que estavam.

Por ser desconhecido na cena cultural, os mais apressados logo dirão que Felipe Camarão não dará certo na pasta. Mas não é bem assim. Felipe tem algo que todo gestor precisa que é credibilidade. E isso já tive a oportunidade de constatar em conversa vários artistas que tem nele a melhor expectativa possível.

Sempre digo, por exemplo que a saúde deveria ser modelo nas cidades onde o prefeito eleito é um médico, mas o que vimos de maneira em geral não é isso. Sem gestão as coisas não funcionam nem na Cultura e nem em qualquer outra área. Quantos bons treinadores de futebol não foram jogadores ruins ou medianos?

Não é pelo fato de não circular no meio artístico que Felipe Camarão tem tudo para fracassar. Não é este o fator mais importante para quem vai assumir uma pasta tão importante como é a cultura para o estado do Maranhão. Ele precisa se cercar de uma equipe de técnicos na área cultural e estabelecer de imediato um diálogo com a classe artística para conhecer melhor o meio.

Além disso, dentre as primeiras medidas deve honrar compromissos assumidos pela gestão e que sempre atrapalham. A gente sempre escuta por ai que os cachês das brincadeiras demoram ser pagos. Para isso não é necessário ser nenhum PHD em cultura ou mesmo um artista. Precisa apenas ter palavra e honrar os compromissos financeiros assumidos em dia.

Felipe Camarão deve fazer funcionar a Lei de Incentivo à Cultura. Ela precisa ser disponibilizada ao maior número de artistas possível. Dever ser uma “Lei para todos”.  Neste sentido é necessário, no entanto criar um grupo que possa auxiliar os artistas na elaboração de projetos para aquecer o nosso caldeirão cultural.

Outro aspecto importante: Carnaval e São João já são datas consolidadas, por isso é necessário criar uma agenda e calendário que garantam aos artistas eventos durante todo o ano. Assim, até o turismo no estado será aquecido pela efervecência da nossa cultura.

Essas são apenas algumas ideias que considero importantes para um bom começo… Ou melhor para um recomeço do governo na Cultura que mais do que nunca se faz necessário.

Se Felipe Camarão tiver a sensibilidade que a cultura necessita tem tudo para navegar com muita tranquilidade e dar uma imensa contribuição no sentido de fomentar de fato a cultura no Maranhão.

Camarão é uma aposta do governo… E acredito que tem tudo para dar certo… Basta seguir este caminho.

2 comentários para "Passos de Camarão"


  1. RAIMUNDO CALCADA

    Será?

  2. RAIMUNDO CALCADA

    Interessante que o mesmo foi dito da Ester Marques e olha só o que deu. Esperamso que o Felipe tenha êxito. Porém, vejam só o que acontece na real: pagamentos do São João e outros serviços culturais pra lá de atrasados; a SECMA se esconde através de uma lei lenta, essa tal Lei da Cultura; Não quer mais realizar nada que seja fora dessa lei que não beneficia todos; pontos de cultura abandonados e em crise; total descrédito e desconfiança.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: