Situação das feiras

8comentários

AdrianoSarney

O deputado Adriano Sarney (PV) destacou, na sessão desta quarta-feira (19), a aprovação de dois Projetos de sua autoria e a realização de Audiência Pública sobre feiras e mercados de São Luís. Um estabelece respeito às diretrizes de um programa estadual para economia e racionamento de energia elétrica; e o outro a economia e uso responsável da água.

O parlamentar afirmou que os dois projetos são importantes, porque beneficiam, não apenas o meio ambiente, mas também a economia do Estado, preservando o bolso do maranhense “que é tão sacrificado com as enormes contas de energia elétrica”.

De acordo com Adriano Sarney, a questão da água também é complicada e a população sofre diariamente por conta disso. Ele agradeceu aos colegas de plenário pela votação em primeiro turno e pediu que sejam aprovados também em segundo turno.

Adriano Sarney fez uma avaliação positiva da realização da Audiência Pública sobre as feiras e mercados da capital, da qual participaram também os deputados Wellington do Curso (PPS) e Júnior Verde (PRB). Adriano agradeceu as presenças de feirantes e de representantes de vários órgãos, a exemplo da Secretaria Municipal de Abastecimento e a coordenadora das Feiras Livres do município de São Luís, Jaqueline Buna; a promotora Márcia Buhatem, autora de uma ação civil pública do Ministério Público que obriga a Prefeitura de São Luís a fazer reformas nas feiras e nos mercados da capital; e à presidente do Sindicato das Feiras, Evanilde Sampaio.

O deputado contou que a ação civil pública, impetrada em 2001 pelo Ministério Público, transitou em julgado e, recentemente, a Justiça deu ganho de causa aos feirantes e a Prefeitura de São Luís será obrigada a reformar 27 feiras da cidade, dentro de 120 dias, caso contrário pagará multa diária de 15 mil reais.

Adriano Sarney defendeu a reforma imediata e disse que as feiras e mercados são geradores de empregos e que as compras feitas em supermercados representam a saída de dinheiro do Estado. “As feiras estão acabadas. E é isto que nós estamos fazendo aqui: vamos forçar a prefeitura a cumprir ordem judicial e a reformar as feiras, porque as feiras, além de ajudar e dar sustento aos inúmeros feirantes, também trazem o turismo para a cidade”, afirmou, ao lembrar que nos outros Estados as feiras e mercados são priorizados.

“As feiras de São Luís hoje são lugares para o consumo de crack. Estive na feira da Cidade Operária e lá está invadida pelo consumo de crack. A Liberdade, invadida pelo consumo de crack. Por que o comando da Polícia Militar não veio aqui? A minha Moção de Repúdio nesta Casa do porquê o comando da Polícia Militar não esteve presente. Por que o comando da Polícia Militar e o Governo do Estado têm contra as feiras? O que o governador Flávio Dino tem contra as feiras? Tem alguma coisa contra as feiras? É preciso que o governador vá ao Twitter e diga para a população e para os feirantes o que ele tem contra as feiras”, afirmou.

8 comentários para "Situação das feiras"


  1. Prof. Fernandinho

    Excelente iniciativa.

  2. Carlinhos de Jesus

    Parabens mais uma vez Deputado, por sua luta incansável em defesa dos feirantes

  3. Carlinhos de Jesus

    Queria deixar registrado que os proprios feirantes que viram o deputado na epoca da campanha e retornando agora para cumprir as promessas, falaram que o mesmo foi o unico parlamentar a realmente voltar à uma feira e saber de perto como está a situação dos feirantes, quais são seus anseios e o que eles mais precisam para desenvolverem seu trabalho de forma digna. Aos que criticam, procurem se informar primeiro, pois atacar é muito facil, dificil é defender esta classe tão esquecida por todos, menos pelo Deputado Adriano Sarney

  4. Carine Silva

    gente, as pessoas reclamam que precisa arrumar essas feiras, são as mesmas que não cuidam bem delas. não é assim né.

  5. Cesar do Vinhais

    A situação das feiras está precária por causa da senhora tia desse deputado, que governou o Maranhão por mais de 12 anos e nesse período, ela não teve a preocupação de realizar as melhorias,talvez por causa dos contratos para realizar essas reformas, não fossem de volumes muito alto de dinheiro, deputado Adriano Sarney Vossa Excelência deveria fazer uma oposição de verdade em favor do povo e não a favor desse grupo político no qual Vossa Excelência pertence e que fez com que o Maranhão ficasse em último lugar em educação, saneamento, segurança e outros males comece a trabalhar para o povo,pois é para isso que o nobre deputado foi eleito !

    • Zeca Soares

      As feiras não de responsabilidade do município e até onde eu sei a senhora tia desse deputado nunca foi prefeita. Acho que a discussão é importante, mas deve ser longe de palanque político como você propõe.

  6. carlos pacheco

    tem que reformar mas tem q saber cuidar também. as pessoas nao preservam.

  7. Renata

    Acho certo que cobrem a reforma, afinal, é o local de trabalho de muita gente, só que nao adianta reformar e eles não terem a concientização de saber cuidar e preservar.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: