Invasão do Sampaio

2comentários

SergioFrota
Após a cobrança que fiz aqui, enfim o presidente do Sampaio  e deputado Sérgio Frota criou coragem e enfim utilizou a Tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (26) para falar sobre a invasão do terreno da sede do Sampaio. Reafirmo a cobrança que fiz porque era fundamental o posicionamento do parlamentar na Assembleia. Frota começou a sua fala contestando uma declaração do comandante da PM, Coronel Alves à Rádio Mirante AM.

“Venho aqui hoje para tratar de um assunto, que é a invasão da sede do Sampaio Correa. Eu queria iniciar dizendo que como é que funciona a imprensa em nosso Estado. Eu vi uma declaração ontem do Coronel Alves, a quem eu respeito muito, mas onde ele afirma no Imirante que o terreno do Sampaio não foi invadido e que não existia liminar. Eu estou de posse do mandado liminar de manutenção de posse datado do dia 06 de agosto de 2015, que demorou a ser cumprido em função da greve da Polícia Civil, a Polícia Militar tinha que se desdobrar. Então, vamos lá, o que diz aqui o juiz: É de se realçar em acréscimo que na área ora em discussão funciona o centro de treinamento de uma agremiação futebolística desse Estado o que reforça a convicção de que havia e há exercício efetivo regular de posse dos imóveis por parte do autor da ação. Expeça-se, portanto, o competente mandado de posse, São José de Ribamar, o terreno lá é de São José de Ribamar, 6 de agosto de 2015. Como é que o comandante, eu respeito muito, a assessoria de imprensa dele deve ter dado a informação errada”, disse.

Frota relatou que os invasores estão armados e por isso o time profissional suspendeu os treinamentos no CT. “Eles estão armados com faca, com falcão, com revólver, não podemos treinar hoje lá nós não podemos utilizar academia, nós não podemos utilizar o departamento médico, não podemos utilizar o departamento de fisiologia, não podemos utilizar a piscina que ontem eu paguei R$ 1.500,00 de manutenção aqui de mão de obra, eles estão banhando e fazendo outras coisas lá na piscina”.

O parlamentar/presidente do Sampaio disse que procurou o Governo, mas só foi recebido pelo secretário Mário Jerry. Ele também disse já ter procurado a Justiça e contou que foi ameaçado por integrantes da facção criminosa Bonde dos 40.

“Eu procurei a Justiça, procurei o Governo do Estado e, entre parênteses, sou um deputado de base, de apoio ao governo e tive uma conversa séria com o Secretário Márcio Jerry que me falou que eles iam utilizar o corpo… Veja bem, o exame de balística não diz que foi do PM, lá tem duas? Lá tem o Bonde dos 40, e veja bem, me ameaçaram. No último jogo, sempre vou com os meus filhos, mas não fui, fui sozinho, se acontecer acontece comigo e não levei meus filhos para o jogo, porque me ameaçaram, que era para eu ter cuidado, que vão me matar. Nem pedi garantia de vida, não tem problema. Mas o Bonde dos 40 está lá, tem gente que trabalha em invasão, já em três ou quatro lugares, e acabei de dizer que é com objetivo político e respeito a bandeira de quem não tem terra”.

Apartes

Sérgio Frota foi aparteado pelo deputado Roberto Costa (PMDB) que lamentou a situação. “Eu acho que essa situação hoje que o Sampaio tem sofrido, na verdade, tem sido extremamente negativo e eu acho para o Estado e se existe uma decisão judicial e a polícia na execução desse mandado, ela tem que estar preparada, e ela tem que estar qualificada para fazer esse tipo de desocupação. Para que não ocorra nenhum incidente como ocorreu no passado, mas é necessário, urgentemente, ser restabelecido o direito do Sampaio Corrêa”.

Também em aparte, o deputado Edilázio Júnior (PV) contou o que ouviu recentemente de dois coronéis. “Um coronel da Reserva e um coronel da Ativa estiveram comigo ontem e me falaram que, a partir de agora, qualquer ordem de desocupação de terra precisa do “ok” do Governador Flávio Dino. Então isso quer dizer que, se um juiz manda hoje retornar a posse da terra, por exemplo, do Sampaio Correa ou de quem quer que seja, de qualquer cidadão de bem que tenha a sua terra, de pouco vale a decisão judicial, a polícia só vai dar cobertura para o oficial de Justiça para fazer aquela desapropriação se o Governador Flávio Dino falar sim, que pode fazer. Espero eu que seja inverídica essa informação”.

O deputado Wellington do Curso (PPS) lembrou que a regularização fundiária será tema de audiência pública no Legislativo. “Esse tema é tão importante e o seu convite aos demais parlamentares, para que possamos ir à sede do Sampaio, mas não apenas à sede do Sampaio, porque o que veio à tona com essa situação envolvendo a sede do Sampaio, o espaço físico do Sampaio? É um tema de suma importância para que a Assembleia Legislativa possa se debruçar, e nós, inclusive, convocamos uma audiência pública a ser realizada no dia 16 de setembro, para que nós possamos ter nessa audiência pública o Governo do Estado com suas secretarias, Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria de Segurança Pública “, afirmou.

“Eu também quero ficar solidário, por razões múltiplas e dizer que nós não vivemos num estado de exceção, mas num estado de direitos, e como tal, nós devemos assim fazer. O Governo tem que ter pulso forte e determinação. A Secretaria de Segurança e a Justiça tem que continuar fazendo o que está fazendo”, destacou César Pires.

2 comentários para "Invasão do Sampaio"


  1. Otacilio Motense

    enquanto a MOTORIZADA , solta guargalhadas do time boi de fita…que quer se dar bem em tudo ,o direito de USUCAPIAO
    é de vcs feras . Força …so a Luta muda , a terra é do povo guerreiro
    MST – o motenses apoiam primeiro a vcs .

  2. Boliviano triturador

    Essa era a mudança? A justiça não tem mais vez? O governador que manda e desmanda? Essa era a república do Maranhão governador Flávio dino? Onde o comando da polícia militar não pode obedecer o judiciário antes de conversar com o senhor? Só quem faz isso são os ditadores Flávio dino, a torcida do Sampaio é imensa governador e o senhor vai precisar dela.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: