Cadastro ambiental

0comentário

Ribamar

A Prefeitura de São José de Ribamar, em parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP), realizou, nesta quarta-feira (3), capacitação de técnicos das Secretarias Municipais de Agricultura e do Meio Ambiente direcionada ao Castrado Ambiental Rural.

A iniciativa pioneira no Maranhão foi desenvolvida nas dependências da Escola de Gestão Municipal da Famem e os trabalhos foram coordenadores pelo técnico da Agência, David Gonçalves.

O CAR é um registro eletrônico de alcance nacional, instituído pelo Código Florestal, (Lei nº 12.651/12), que será obrigatório para todos os proprietários rurais. Nele, deverão constar informações ambientais das propriedades e posses rurais, com acesso público pela Internet, formando uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e combate ao ­desmatamento.

A partir de 2017, todos os municípios brasileiros deverão ter os seus imóveis rurais cadastrados. O proprietário de imóvel que não se cadastrar estará sujeito a várias sanções, dentre elas negativa para acesso a créditos do Pronaf, por exemplo.

“A iniciativa da Prefeitura de Ribamar é muito importante e pioneira. Foi o primeiro município maranhense que tomou a iniciativa de promover capacitações para os seus técnicos”, afirmou Gonçalves.

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São José de Ribamar, Pedro Oscar Pereira, explicou que a meta é iniciar o trabalho de cadastramento no município ainda este ano. “Seguindo determinação do prefeito Gil Cutrim, realizaremos um trabalho conjunto, Secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente, além da própria AGERP”, disse.

Sem comentário para "Cadastro ambiental"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: