Futebol e transparência

7comentários

Bordero

Impossível deixar de falar da falta transparência na divulgação do público nos grandes jogos de futebol realizados no Estádio Castelão a exemplo de Sampaio e América-MG pelo Campeonato Brasileiro Série B. Mais uma vez, dois dias após a partida, o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa apenas que o documento (boletim financeiro) encontra-se indisponível no momento.

Durante a partida foi informado o público total de 21.089 torcedores, sendo 17.082 pagantes e a renda de R$ 379.285, mesmo assim até este momento o borderô oficial é desconhecido.

Com a capacidade para 40 mil torcedores gostaria de saber onde seriam colocadas mais 19 mil pessoas no Castelão. Não vou afirmar que houve evasão ou que estão fazendo caixa dois, mas verdadeiramente o público não foi esse. Esse número até poderia estar próximo da realidade se tivessem divulgado algo entre 27 ou 25 mil. Mas jamais 21 mil.

O torcedor maranhense parece já estar acostumado nos grandes eventos com a falta de transparência e ele já até nem reclama mais. Ou pouca gente ainda reage.

Os “apaixonados” irão dizer que estou criticando o Sampaio e procurando tumultuar o ambiente. Danem-se. Estou fazendo o meu papel. Gostem ou não dirigentes ou torcedores vou continuar mostrando o que considero um absurdo e desrespeito com o público em geral. Aceitar isso é no mínimo imoral.

Acho tudo isso pior para o Sampaio que apesar de levar uma torcida gigante ao estádio, no fim das contas acaba conmtabilizando o público pela metade diminuíndo a sua força e tamanho após a demorada divulgação dos borderôs.

Para piorar a situação, além de diminuir o público nos grandes jogos aumenta o número de não pagantes (em geral as cortesias). Neste caso, a culpa é exatamente do clube. É o Sampaio quem administra tudo e, portanto é quem distribui cortesias a quem mais pode pagar ingresso.

Acredito que todos que fazem o futebol precisam repensar tudo isso.

Foto: Biaman Prado

7 comentários para "Futebol e transparência"


  1. Nada mais surpreende?

    Ora ora, qual o mistério senhores?
    Se até o escudo do clube eles desnaturaram (o pseudo marketing do clube), deixando-o pesado, feio, tão brega que é criticado por especialistas, em uma sequência equivocada das três cores, colocando o verde para separar vermelho e amarelo (quando era o vermelho quem sempre separava o verde do amarelo), coisa que não existe em nenhum escudo do futebol mundial,com a inscrição SCFC em fundo amarelo, quando o certo era branco, vendendo parte do terreno, e tudo mais e ninguém disse nada antes, por que nos surprendemos agora? Renda??? KKKKKK, é peixe pequeno. O problema é que Sérgio Frota, homem bem intencionado, porém mal, muito mal assessorado por espertos que “trabalham” para o clube. Ele centraliza as coisas, mas também deixa um caminhão de tantas outras coisas erradas passarem. Vide, também, o programa sócio-torcedor que não decola. Tratam tão mal os torcedores que as pessoas desistem de se associarem. Sérgio Frota precisa fazer uma limpeza geral e mandar muita gente para a rua e já, sobretudo se pensa chegar com profiossionalismo a uma série A, caso contrário será só vexame. Empresa que não se atualiza, que não muda para melhor, morre!!!

  2. JOSÉ CORREA

    O Setor 01 estava praticamente lotado. Sabe qual a capacidade do setor 01? 14.900 pessoas.Ai vem com um público de 17.082, onde só o setor 01 são 14.900 lugares. Me compre um BODE.

  3. Socorro Carneiro

    Complicado.

  4. Jeffersson

    Zeca Soares concordo com você em gênero numero e grau sobre esse “mistério do Castelão”.”Encolhimento” do estadio e o numero absurdo do cortesias entre 2.000 e 5.000 por jogos que me faz sentir um completo Idiota por ser socio torcedor para ajudar o Clube mesmo tendo o premiere no conforto da minha casa. Existem tambem varias variaveis que dependem do Sampaio e outras não, exemplo algo cultural aqui dos maranhenses principalmente entre aqueles de maior poder aquisitivo de gostar de demonstrar para os outros “poder” não pagando eventos ou jogos de futebol e falam com orgulho “ganhei cortesia de fulano” é a famosa lei de Gerson na raiz cultural maranhense “levar vantagem em tudo”. Segundo a corrupção generalizada em toda a população. Fiquei “puto” no Jogo Sampaio X America com dois amigos meus que ao me encontrar dentro do Estadio se vangloriavam por ter “dado” R$ 15,00 para um porteiro lateral para os dois acessarem o Estadio, fora policiais e outras “autoridades” que na base da carteirada colocam centenas de pessoas no Estadio, além do famoso Portão da ACLEM. Considero todos esses meus relatos sanáveis desde que a direção do Sampaio adote um postura profissional de gestão inclusive terceirizando a gestão do espetáculo vinculando a remuneração da Empresa a o resultado efetivo da bilheteria para combater evasão. Futebol é caro e necessita de recursos. Agora imagine o Sampaio na serie A onde o ingresso mais barato é atualmente o mais caro da Serie B, como não vai ter evasão se não for bem gerido. O que falta de todos Governo, Federação e Sampaio é profissionalismo.

  5. César

    Tem muita gente que não paga e deveria ser contabilizado. Esse negócio de não aparecer o total do público é um marketing negativo para o Sampaio !

  6. PEDRO PAULO

    GOSTARIA DE SABER QUAL JORNALISTA ESPORTIVO VAI TER CORAGEM DE DIZER QUE O TÉCNICO DO SAMPAIO É BARRISTA, E SÓ TEM INTERESSE DE COLOCAR PARA JOGAR OS ATLETAS QUE ELE TROUXE. A PROVA DISSO É O NOSSO FELIPE COSTA, QUE VEM ARREBENTANDO NOS TREINOS, E NÃO ESTAR SENDO NEM RELACIONADO.COM CERTEZA SE FOSSE TRAGO POR ELE SERIA TITULAR NESSE TIME DO SAMPAIO.

  7. Luiz Mauro – Fortaleza/CE

    Isso também contribui para que grandes patrocinadores não estejam de mãos dadas com nossos clubes. O que ocorreu no último jogo foi no mínimo estranho. Quem está disposto a colocar seu dinheiro em algo que não parece certo? É triste, mas infelizmente é a nossa realidade.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: