Capacitação

0comentário

CadastroRibamarTécnicos das Secretarias Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente de São José de Ribamar participaram, nesta quinta-feira (10), da segunda fase da capacitação direcionada para a elaboração do Castrado Ambiental Rural –  um registro eletrônico de alcance nacional, instituído pelo Código Florestal, (Lei nº 12.651/12), que será obrigatório para todos os proprietários rurais.

Esta etapa do treinamento consistiu em ação prática no polo agrícola do Itapari, localizado na região do bairro Panaquatira, e foi coordenada, mais uma vez, por David Gonçalves, instrutor da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP).

Os funcionários das Secretarias estiveram na residência do psicultor José de Ribamar Araújo, conhecido como Zezão, oportunidade na qual fizeram uso do GPS para georeferenciamento da área e posterior inclusão dos dados no CAR. Nas próximas semanas, os técnicos irão desenvolver o trabalho em outras regiões da cidade.

São José de Ribamar é o primeiro município maranhense a promover capacitação de técnicos que irão elaborar o Cadastro Ambiental Rural do município. Nele, deverão constar informações ambientais das propriedades e posses rurais, com acesso público pela Internet, formando uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e combate ao ¬desmatamento.

A partir de 2017, todos os municípios brasileiros deverão ter os seus imóveis rurais cadastrados. O proprietário de imóvel que não se cadastrar estará sujeito a várias sanções, dentre elas negativa para acesso a créditos do Pronaf, por exemplo.

Sem comentário para "Capacitação"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: