Índios “viadinhos”

7comentários

FernandoFurtado

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) divulgou nota oficial nesta segunda-feira (21) condenando a declaração do deputado estadual Fernando Furtado contra os índios Awá-Guajá e os homossessuais durante audiência pública em São João do Caru, que fica a 359 Km de São Luís.

“A declaração do deputado uma falta grave cometida contra índios, homossexuais e com o nosso partido, razão pela qual a repudiamos publicamente”, diz a nota.

De acordo com os áudios que foram divulgados na imprensa e nas redes sociais, o deputado comunista ofende os índios chamando-os de maneira pejorativa de “veadinho” e “baitola”. “Lá em Brasília o Arnaldo viu, os índios tudo de camisetinha, tudo arrumadinho, com flechinha, tudo um bando de veadinho. Tinha uns três que eram veado, que eu tenho certeza, veado. Eu não sabia que tinha índio veado, fui sabe naquele dia em Brasília. Então desse jeito que tá, como é que já índio consegue ser veado, ser baitola e não consegue produzir, negativo…”, disse.

Segundo o PCdoB, trata-se de uma equivocada manifestação individual do deputado Fernando Furtado. O partido que espera do parlamentar a devida retratação em relação aos indígenas, aos homossexuais e ao partido.

Procurado pelo G1, o deputado Fernando Furtado, disse que não tinha nada a afirmar sobre o assunto. “Nesse momento não tenho nada a declarar”, afirmou.

Fernando Furtado disse que somente iria se pronunciar após analisar todo o conteúdo que estão nos áudios. “Eu vou requerer na Justiça todos esses áudios e vou analisar e ver se realmente procede com que está sendo veiculado. Caso sejam meus eu darei uma declaração”, afirmou.

Sobre a sua participação na audiência pública na cidade de São João do Caru, Fernando Furtado disse que não se recordava do evento, pois, segundo ele, são constantes as suas viagens em todo o estado. “Eu me recordo de ter andado o Maranhão todo, mas nessa cidade eu não sei te responder. Eu já fui a uma cidade mais de uma vez”, finalizou.

Segundo o advogado Diogo Gabral, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Cáritas do Maranhão vão entrar com quixa crime contra o deputado Fernando Furtado na Assembleia Legislativa por quebra de decoro parlamentar e no Ministério Público Federal (MPF) por incitação ao ódio e atentado a etnia.

“Foi uma conduta criminosa do deputado Fernando Furtado que destaca o ódio contra a etnia Awá-Guajá que tem sido exterminada. Esse discurso do ódio do parlamentar se alinha com a prática criminosa dentro de terras indígenas e reservas biológicas aqui no Maranhão”, disse.

Leia a nota na íntegra

Em relação às declarações do deputado Fernando Furtado, o PCdoB Maranhão, por sua Comissão Política Estadual, esclarece:

As declarações do deputado ofendem não apenas índios e homossexuais, como também a história e o programa do Partido Comunista do Brasil, sempre à frente das lutas pela garantia da igualdade e dos Direitos Humanos;

Consideramos a declaração do deputado uma falta grave cometida contra índios, homossexuais e com o nosso partido, razão pela qual a repudiamos publicamente;

No entendimento do partido, trata-se de uma equivocada manifestação individual do deputado Fernando Furtado, pelo que se espera do parlamentar a devida retratação em relação aos indígenas, aos homossexuais; e ao partido;

O PCdoB reafirma seu irrestrito compromisso com a proteção aos direitos dos povos indígenas e contra quaisquer manifestações de conteúdo homofóbicos.

São Luís, 21 de setembro de 2015

Egberto Magno
Pela Comissão Politica Estadual do PCdoB Maranhão

7 comentários para "Índios “viadinhos”"


  1. Raimundo Nonato Lima Moraes

    Eu duvido se falasse isso, um João da vida, como eu, não ia passar o resto dos meus dias na cadeia, mas longe de mim tal ato, pois mesmo sendo uma prática condenável diante de Deus, pois envolve relações contrarias a vontade do criador, ninguém pode tratar o seu semelhante de igual modo. Ele não é o primeiro a ofender de maneira pejorativa, o Bolsonaro também faz o que quer e tudo acaba em pizza. Eita Brasil, mostra a tua cara?

  2. Caloteiro

    Fico pensado como tem gente que vota num incapacitado desse.

  3. Tenilson Capoeira

    rapaz quem quiser da o seu que dê ….ele deve ter olhado algum ……. da vida e pensou isso ….kkkkkkkkkkkkkk

  4. CESAR

    Esse governo do Flávio Dino é um dos melhores deste 40 anos,pois vem cortando privilégios .

  5. antonio carlos

    essa é uma prova de falta de amor, respeito pelo povo que colocou esse deputado neste lugar…..é o maior trofeu da burrice e do idiotismo que o povão ganha….basta…só um mandato e volta para tua pescaria sem agua,rio ou peixe deputado….

    • Zeca Soares

      Mas eu acredito que a retratação não deveria encerrar o caso. Senão todo deputado vai dizer o que quer e depois pedir desculpa e pronto.

  6. Augustin

    ESSE GOVERNO É UMA PIADA. ESSE MARCIO JERRY É UM IMBECIL E CORRUPTO.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: