Semana do Idoso

0comentário

SemanaIdoso

A Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), realiza uma série de atividades socioculturais na Semana do Idoso. Na terça-feira (29), a programação se concentrou no Espigão Costeiro com momentos de lazer, aulas de aeróbica de ritmos e de zumba, além do show da cantora Vanessa Furtado. Nesta quarta-feira (30), o evento encerrou com almoço de confraternização, no Centro de Convivência do Olho D´Água, seguido de visita ao Parque Botânico da Vale. O conjunto de atividades integra o projeto Viver Mais, desenvolvido pela gestão municipal.

Este ano, o tema do evento foi “O Idoso como ator no Contexto Social e Cultural”. De acordo com o presidente do Ipam, Raimundo Penha, o objetivo é desenvolver atividades socioculturais voltadas para o bem-estar dos idosos. “Essa convivência, entrosamento com atividades de lazer, ajudam a elevar a qualidade de vida, principalmente, nesta idade. É uma determinação do prefeito Edivaldo a valorização dos nossos idosos e nós fazemos tudo isso com carinho porque eles são especiais e merecem toda a nossa atenção”, disse.

Raimundo Penha explicou que a ação é voltada não só visando ao bem-estar dos idosos aposentados e pensionistas do município, bem como daqueles que estão na área de abrangência do Centro de Convivência do Ipam e dos mais diversos centros sociais. Segundo ele, a cultura é reconhecida como um direito social constitucional e o Ministério da Cultura assumiu, em 2003, por meio da lei 10.741, o compromisso de assegurar e valorizar o direito à cultura ao idoso com absoluta prioridade, a fim de contribuir com a valorização da terceira idade.

O projeto Viver Mais visa ao bem-estar da pessoa da terceira idade. As atividades da Semana do Idoso foram organizadas e executadas por uma equipe multidisciplinar com foco na melhoria da qualidade de vida, garantia do direito à cidadania, estimulando a socialização e integração entre os idosos dos diferentes centros sociais.

A aposentada Maria do Livramento Silva, 74 anos, aprovou a programação da Semana do Idoso e aproveitou as aulas, ao ar livre, no Espigão, para se exercitar. Segundo ela, essa integração, proporcionada pelo projeto Viver Mais, é contagiante e a faz se sentir revigorada. “Essa ação é muito importante para a terceira idade. Participo com prazer. Todos os idosos deveriam experimentar essas atividades”, disse.

Sem comentário para "Semana do Idoso"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: