Fórmula simples

19comentários

AntonioAmerico

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) vai reunir no próximo dia 6 de novembro com as oito equipes que disputarão o Campeonato Maranhense 2016 para discutir a fórmula de disputa da competição. E entra ano e sai ano e nossos dirigentes quase sempre optam por fórmulas muito ruins.

Já andei lendo algumas declarações e confesso que não gosto do que começou a ser dito. Um campeonato direto com turno e returno e semifinais. Também um um tal “Torneio da Morte” para definir rebaixados. Outro aspecto que considero negativo é a proposta de rebaixamento de 2 equipes. Se temos apenas oito porque rebaixar duas e não apenas uma. Vamos matar 25% das equipes?

Américo promete um bom campeonato com apenas 8 times. Mas é necessário buscar patrocínios também para torná-lo atraente e para que possamos ter equipes fortes. Por isso, além de uma boa fórmula, os clubes precisam discutir um bom projeto financeiro para a próxima temporada.

Gosto das fórmulas mais claras. Com turno e returno, dando a oportunidade de uma equipe que não for bem numa etapa se recuperar em outra. Neste sentido segue a minha sugestão que é igual ao que foi realizado em 2014 com bom resultado. Na época tínhamos 10 equipes e o prejuízo finaceiro ainda foi grande. Agora com apenas 8 é possível aperfeiçoar o que foi feito em 2014 quem sabe apenas com jogos no fim-de-semana.

No primeiro turno, as oito equipes jogam entre si no sistema de ida. Os quatro primeiros fazem a semifinal em ida e volta e os vencedores decidem o título em dois jogos com vantagem do empate à equipe que tiver melhor campanha no turno.

No segundo turno, as oito equipes jogam entre si no sistema de volta.. Os quatro primeiros fazem a semifinal em ida e volta e os vencedores decidem o título em dois jogos com vantagem do empate à equipe que tiver melhor campanha no turno.

Se uma mesma equipe ganhar os dois turnos será a campeã e a vice aquela que somar maior número de pontos. Mas, se duas equipes diferentes vencerem os turnos, estas decidirão o título em dois jogos com vantagem do empate àquela que tiver maior número de pontos em toda a competição. Será rebaixado apenas a equipe que obtiver o menor número de pontos em toda a competição.

Fica a sugestão.

19 comentários para "Fórmula simples"


  1. Galego

    NUMA FERDERAÇÃO BOLIVIANA NADA ME SURPREENDE..
    PRA QUEM NAO CONHECE A HISTORIA , COMO OS NOVATOS TORCEDORES DA PIABA
    NAO SABE DE NADA …
    AQUI É MOTO NAO ABRIMOS ENQUENTO NOSSOS FILHOS PIABA MAC E E EGUA DE AÇO EXISTIR TEM QUE RESPEITAS E SABER QUE O PAPAO É O MAIOR DAQUI.

    • RIBEIRO

      galego,alex,lagoazinha,fernadinho 03,jose carlos,TORCEDORAS DA GALINHA DE MACUNBA QUATRO BI REBAIXADA FRUSTADAS TRAUMATIZADAS E FUJONAS DE KAMPO, TIMINHO DE VCS JÁ ACABOU, NÃO TEM UMA CERTIDÃO NEGATIVA, NEM VAI DISPUTAR O MARANHENSE 2016 HAHAHAHA,
      SE PREUCUPEM COM O TIMINHO DE VCS, OLHA SEUS ZÉ RUÉLAS ESTAMOS SUBINDO, A PROPOSITO A CARNIÇA DE VCS ESTA DISPUTANDO MESMO O QUE ? ONDE MESMO ? VAI PASSAR EM QUAL PREMIER ? OLHA SEUS ZÉ RUELAS SOMOS TRI CAMPEÃO BRASILEIRO INVICTO O PRIMEIRO E UNICO, PROCUREM O QUE FAZER SEUS FRACASSADOS VÃO VARRER UMA CASA, LAVAR ROUPA,LAVAR UM LOUÇA, PROCUREM VAAZZARR CAMBADA DE TATUS PEBAS BI REBAIXADOS FUJONAS DE KAMPO HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

  2. José Carlos

    Tudo é pensado para o melhor da sardinha, incrível. Acho que o ideal é começar no ano anterior sem essa coisa(sardinha) que entraria em janeiro na 2ª fase e o campeonato da segunda divisão seria simultâneo ou logo após que terminasse a primeira divisão, seria interessante para 2017, pois os clubes não ficariam por muito empo parados.
    Zeca, a federação ainda vai tentar a segunda vaga para o brasileiro da série D?

  3. Rafael Lobato

    Um campeonato com poucas datas só beneficiaria o sampaio, pois já tem calendário garantido, se o formato for esse de apenas 1 turno, das 8 equipes, 6 terão calendário apenas 2 meses em 2016, totalmente contrário ao que determina o estatuto do torcedor. Poderia se propor uma competição no segundo semestre valendo vaga na copa do Brasil, pois os torcedores de Moto, MAC, Imperatriz não aguentam mais a “overdose” de sampaio no noticiário esportivo.

  4. Raylson pinheiro

    Pederia ser tbm todos contra todos em ida e volta por pontos corridos!!!
    Igual ao brasileiro a,b

    • Zeca Soares

      Não cabe. Competição regional necessita de decisões para aquecer a rivalidade.

  5. João pedro

    Sem dúvida, fácil de entender e sem mistério, parabéns pela sugestão.

  6. alex

    Pois é, Zeca Soares.
    É tão simples, mas parece que eles inventam de propósito.

    O disse me disse na cidade é que quem manda mesmo na FMF é Fulano (do time colorida) e já bateu na mesa para que o estadual dure o menos possível, assim ele enfraquece o futebol local e fica tirando uma de doido dizendo que é o cara, que tira dinheiro do bolso, etc etc.

    São apenas 8 clubes (o mais acertado seriam 10 – estado grande, 217 municípios) e não há mistério para se fazer um bom campeonato.

    Também é preciso que a tabela já venha adequada com os jogos do copa do brasil e copa do nordeste, pq ninguém merece as constantes mudanças de jogos. É bom o procon ficar de olho, assim como o ministério público.

    Vamos ver o que vai acontece.

    Outro detalhe: É que o doido que se acha dono do futebol local pressiona o secretário dirigente pra NÃO LIBERAR DINHEIRO NO ESTADUAL. Verba do viva nota só depois do estadual e só teremos no máximo dois clubes em atividade… pra comer a fatia toda do dinheiro.
    Vejam o que aconteceu esse ano, o time rosado levou toda a grana e o imperatriz ficou chupando dedo. Até associação de torcedor levou um milhão, imoralmente é claro.

    Também é assim mesmo, quem não chora não mama. Até agora não vi nenhum dirigente do Mac, Moto, Imperatiz etc ir pressionar o governador pra ajudar o futebol local como um todo.

    Vejo esse individualismo muito danoso. O futebol maranhense precisa avançar.

    • FERNANDO 81

      Falou tudo Alex,
      Esse presidente do Moto acha que puxar saco do SECRETÁRIO-DIRIGENTE em rede social é o suficiente para conseguir alguma coisa.

      Motenses, preparem-se….vai ser difícil.

    • JORGE HENRIQUE

      Alex e joao pedro o timeco de vcs vai jogar quando mesmo ? esta rolando uma chamada do mortão x almas penadas, tu pode me informar em qual canal vai passar ? nobre sofredores.

  7. Lago

    É a melhor coisa a se fazer é essa Zeca.
    Essa fórmula esdrúxula de 2015 foi sugerida pelo gênio da comunicação Afonso Dinis no programa do fontenelle e o sem personalidade do Antônio Henrique aceitou.
    Chega de amadorismo na fmf. Que se dane as datas do Sampaio, os outros times tem que ter vez e calendário.
    Abaixo os privilégios do Sampaio!

  8. Torcedor

    BOA SUGESTÃO APROVADA

  9. PAULO

    MUITO BOA A SUA FÓRMULA VOCÊ PODERIA IR PARA A FEDERAÇÃO PARA O LUGAR DO ULTRAPASSADO ANTONIO HENRIQUE.

    • Zeca Soares

      Agradeço a sua sugestão, mas é melhor ficar por aqui mesmo.

  10. Marcelo

    Excelente a sua sugestào espero que a Federação acate porque assim teremos três decisões.

    • Zeca Soares

      Obrigado pelo elogio.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: