Nova iluminação

3comentários

Holandeses

A Prefeitura de São Luís está expandindo para outras avenidas da capital a instalação da nova iluminação com tecnologia LED. Depois de implantadas na Avenida Litorânea, as novas luminárias chegaram agora às avenidas Guajajaras, no São Cristóvão; Libaneses, no Tirirical; e Holandeses, em trecho do Olho d’Água. A implantação da tecnologia faz parte do projeto de modernização do sistema de iluminação pública da capital, desenvolvido na gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de proporcionar mais eficiência à iluminação das vias públicas e economia ao Município, principais vantagens da nova tecnologia.

“Estamos trabalhando nas grandes avenidas da capital com a implantação de iluminação qualificada do tipo LED, que é mais 30% mais econômico e possui um alcance de iluminação maior. Esse tipo de iluminação possibilita maior segurança e conforto aos nossos pedestres e condutores”, destacou o prefeito Edivaldo.

As luminárias com tecnologia LED substituem às lâmpadas de vapor de sódio, as chamadas “luzes amarelas”, consideradas de alto consumo. Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a iluminação em LED é muito mais eficiente e econômica. “Além disso, proporciona mais conforto visual às pessoas e um aspecto mais agradável, bonito e moderno à cidade”, afirmou Araújo.

Guajajaras

Economia

Na Avenida Guajajaras foram instaladas 219 luminárias em LED, em uma extensão de 3,93 quilômetros. Com a implantação das novas lâmpadas nesse trecho, haverá uma redução no consumo de energia em 10.447 KWh, passando de 35.397 KWh para 24.949 KWh.

Já a Avenida dos Libaneses, no Tirirical, recebeu 24 luminárias LED, reduzindo o consumo de 3.879 KWh para 2.051 KWh. Com processo de instalação das novas luminárias em andamento, a Avenida Holandeses está recebendo 52 lâmpadas, em trecho compreendido entre as rotatórias do Caolho e Olho d’Água. Nesse trecho, a redução do consumo cairá dos atuais 8.405 KWh para 5.184 KWh.

Conforme o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, embora com uma potência menor em watts, o que garante mais economia de energia, o sistema em LED proporciona também maior durabilidade das luminárias, eficiência na iluminação das avenidas contempladas e maior segurança aos cidadãos que transitam por essas vias.

O projeto de modernização da iluminação pública da capital contemplará também outras grandes avenidas da cidade com a implantação das luminárias em LED, entre elas, a Jerônimo de Albuquerque, São Luís Rei de França, Carlos Cunha, Marechal Castelo Branco, e outras. Com a implantação da nova tecnologia, São Luís está entre as primeiras capitais do Nordeste a modernizar seu sistema de iluminação pública com luminárias em LED.

Os serviços iniciaram pela Avenida Litorânea, onde foram implantadas 822 luminárias novas, ao longo dos seis quilômetros de extensão da via. Cada lâmpada com 150 watts de potência, 144 projetores de dois mil watts direcionados para a faixa de praia, com reatores internos que proporcionam maior durabilidade contra a ação corrosiva de salitre, além de moderno sistema de telegestão, por meio do qual é possível o acompanhamento em tempo real da iluminação da avenida.

3 comentários para "Nova iluminação"


  1. Viviane

    Muito bom, vamos economizar que a crise tá aí.

  2. Andressa

    Achei lindas e a visibilidade bem melhor.

  3. Geovane

    Ficam mais bonitas, mas o primordial é a economia que proporcionam, tenho que parabenizar.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: