Trilhas do Conhecimento

0comentário

Trilhas

A Prefeitura de São José de Ribamar deu início ao projeto Trilhas do Conhecimento, ação idealizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e que visa fazer com que alunos das redes municipal e estadual de ensino possam entrar em contato com a flora e fauna da região para terem noção dos impactos ecológicos da ação do homem, a partir das trilhas disponíveis no município. A primeira etapa do projeto teve início na semana passada com 150 alunos da Escola Ribeiro do Amaral.

As atividades foram divididas da seguinte forma: no primeiro dia, Núcleo de Educação Ambiental da SEMMA promoveu palestra sobre resíduos sólidos e oficina de germinação de grãos de milho e feijão que contou com a participação de técnicos e estagiários da Secretaria, além da presença do secretário de Meio Ambiente Fredson Froes.

Já no dia seguinte, os estudantes participaram de uma trilha do Rio São João até a sua nascente, no bairro da Quinta. O percurso tem 1,5 km de extensão.

Os docentes destacaram a importância do projeto para a conscientização dos estudantes. “O mais interessante desse projeto é a ideia de conscientizar para mudar. Alguns dos alunos que estão aqui não têm contato direto com essa realidade ambiental que nós vimos na trilha. Apesar de nossa escolar estar localizada na zona rural, o foco de discussão gira em torno da agricultura, rizicultura, ou seja, muito centralizada nessas questões. Aqui nós tivemos a oportunidade de focar questões de impactos ambientais pela ação do homem e isso foi muito importante para a formação moral de todos os alunos”, destacou o professor Rafael Mesquita.

Para os estudantes, o aprendizado se deu pelo contraste de realidades. “Eu fiquei muito impressionada com o lugar porque é muito difícil a gente ver um lugar limpo como essa nascente. Deu para ver bem o contraste entre a nascente e o leito do rio, que está muito poluído”, contou Mariane Muniz, aluna do segundo ano do Ensino Médio.

O projeto Trilhas do Conhecimento é contínuo. Para participar, a escola precisa agendar a atividade no Núcleo de Educação Ambiental na sede da SEMMA.

Sem comentário para "Trilhas do Conhecimento"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: