Globo Repórter

0comentário

Barreirinhas1

Você já imaginou um cenário surpreendente, onde praias somem e aparecem de acordo com a vontade dos ventos? A região é no litoral selvagem do Maranhão, onde fica a maior floresta de manguezais do mundo: uma faixa verde de 340 km de mangue que vai do Maranhão ao Pará. Lá é onde o mar encontra a floresta amazônica, um berçário com várias espécies da fauna e da flora.

Quem mostra todos os encantos dessa região inexplorada do país é o repórter José Raimundo. Ele viaja pelo paraíso quase desconhecido, onde o turismo não consegue chegar devido à mudança de cenário por causa dos ventos e das marés. A areia é fina, a água é morna e a paisagem é de tirar o fôlego. A cada dia as dunas se formam e somem de acordo com a força dos ventos. 

Essa oscilação cria várias ilhas, de todos os tamanhos. Uma que se destaca pela beleza é a Ilha dos Lençóis, onde habitam 500 pessoas. As casas são feitas de madeira porque, a cada três anos, os moradores precisam mudar de endereço e levar o material para montar em outro terreno. Os moradores pescam vários tipos de peixe para o próprio consumo e vivem das riquezas trazidas pela maré.

Navegar é um desafio, já que na maré baixa, com profundidade de apenas um metro, o barco encalha nos bancos de areia por todos os caminhos. O jeito é esperar a maré subir para seguir viagem, quando o nível dos rios chega a oito metros de altura e inunda tudo pela frente.

Além das belas paisagens, o local é um paraíso para os seres vivos, pois há muita fartura por todos os lados. O Guará é um pássaro comum na região, que fica com o corpo vermelho depois de se alimentar do caranguejo do mangue, rico em caroteno. Destaque também para a energia eólica do local, que alimenta todas as casas do vilarejo.

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar nesta sexta-feira, dia 6, logo após a novela ‘A Regra do Jogo’.

Foto: Maurício Araya

Sem comentário para "Globo Repórter"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: