Prefeituras fecham em protestam contra crise

9comentários

Ribamar

Prefeituras maranhenses estão fechadas nesta terça-feira, dia 22 de dezembro, em protesto contra crise financeira que prejudica os municípios.

O movimento é organizado pela Federação dos Municípios do Maranhão (Famem). Ainda não foi informado quantas prefeituras aderiram ao protesto nos 217 municipios maranhenses.

Somente serviços essenciais estão  funcionando. Cidades, de acordo com a própria Secretaria do Tesouro Nacional, deverão encerrar o ano com um déficit de mais de R$ 195 milhões de perdas do FPM.

ProtestoPrefeitos

Somente no primeiro decênio do FPM deste mês de dezembro foi registrado déficit de 25,17% nos repasses em relação ao mesmo mês de 2014. Para janeiro de 2016, é esperado forte impacto negativo de 17,2%.

Além da queda constante de recursos do FPM, prefeitos e prefeitas deverão abordar outros assuntos que, de acordo com eles, estão dificultando as gestões, dentre eles o subfinanciamento dos programas federais e judicialização das administrações municipais.

Prefeitos e prefeitas irão se reunir a partir das 8h, na BR – 135 ( próximo a Ponte do Estreito dos Mosquitos ), para promover ato público visando mostrar para a sociedade a situação financeira difícil é que está inviabilizando as administrações municipais.

Fotos: Divulgação/ Famem

9 comentários para "Prefeituras fecham em protestam contra crise"


  1. Sebastião Santos da área Itaqui-Bacanga

    MINHA VISÃO ESTAVA CERTA.

    Bravos e bravas, se eu estiver enganado favor me desculpem, mas parece-me que é a 1ª vez na história política do meu e do nosso querido MARANHÃO que acontece uma mobilização de PREFEITOS em plana BR. Já aconteceu sim e que é de praxe prefeitos se mobilizarem das diversas unidades da federação se dirigirem para Brasília participarem de encontros ou então para cobrarem com o peso das bancadas estaduais no Congresso Federal algo constitucional para os seus municípios, mas fazer manifestação como movimento de massa em plena BR, é um sinal de um fracasso do atual cenário político do Maranhão.

    Bravos e bravas, olha só até onde chegamos, nunca na história desse estado se via falar que poderia acontecer em plena via pública, uma manifestação de representantes do poder executivo defendendo constitucionalmente os direitos de repasses governamentais da esfera da UNIÃO. Claro, sabe-se que o país enfrenta uma crise econômica seríssima, mas, essa não foi a primeira e a pior de tantas que já enfrentamos quando nas suas ocasiões nunca se presenciou prefeitos fazendo manifestações em BR cobrando da UNIÃO o que lhe são de direitos.

    Bravos e bravas, será se o governo do MARANHÃO tem mesmo força e prestígio político com o governo federal?? Ou será se essa história de que quando a mídia informa que o movimento do GOVERNADOR de golpe contra a PRESIDENTE DILMA é mesmo só para aparecer e ainda tentar repassar segurança por talvez ainda não ter conquistado esse feito com o GOVERNO FEDERAL?? Bravos e bravas, só agora foi que a ficha caiu!!! É o seguinte: A MINHA VISÃO ESTAVA CERTA, eu tinha um receio de que com o governo Dino o MARANHÃO NÃO TERIA FORÇA E NEM PRESTIGIO POLÍTICO PARA CONTINUAR COM OS GRANDES EMPREENDIMENTOS AO EXEMPLO DA REFINARIA PREMIUM 1 DE BACABEIRA e mais ainda, a ALUMAR desempregando muitos e muitos maranhenses. Bravos e bravas, não estou atacando e nem criticando o governo Dino, só estou apenas fazendo uma reflexão da minha visão do passado em relação ao presente e estender também essa mesma visão com o futuro do Maranhão.

    No mais abraços do líder comunitário SEBASTIÃO SANTOS DA ÁREA ITAQUI-BACANGA.

  2. genilson Campos

    As prefeituras são os verdadeiros cânceres do Brasil. Na realidade, é na administração municipal que ocorre o desperdício do dinheiro público. Bando de hipócritas. Se mexer de verdade, não fica um prefeito no gabinete. Vão todos para o presídio.

  3. clecio magno

    Na minha opinião a prefeitura que não tivesse como se manter com o seu próprio recursos não poderia se torna município.

  4. nego,neguinho,negada

    Pode ate ter diminuído o FPM dos municípios, mais é como eu digo, se cada Prefeito tirasse seus apadrinhados da Prefeitura iria ter uma boa economia. Porque Zeca o Gov. Federal envia verba sim o problema que não é empregado de forma concreta e agora com a diminuição dessas, eles estão ficando loucos.

    • Zeca Soares

      Rapaz, você conhece muito. Deveria ter um blog porque suas intervenções são importantes e pertinentes. Fico impressionado com o seu grau de conhecimento.

      • nego,neguinho,negada

        Ja tive convite e vc sabe, mais não é minha praia.

        • Zeca Soares

          Então conto com as suas preciosas informações.

  5. antonio carlos

    mande a federal fiscalizar eles que tudo volta ao normal

  6. antonio carlos

    a policia federal vai investigar esses prefeitos, eles querem mais dinheiro para desviar em suas orgias…..pode adicionar a policia federal que eles voltam atrás…..são mensenários do poder ….

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: