Prefeitura realiza mutirão de combate ao Aedes

3comentários

combatemosquito

A Prefeitura de São Luís está promovendo uma força-tarefa para o engajamento da população na campanha de enfrentamento ao Aedes aegypti – transmissor da dengue, Chikungunya e Zika, nesta sexta-feira (19), na Cidade Operária. Serão 283 agentes de endemias e 48 supervisores de campo do município com a missão de visitar 10.729 construções, prédios e residências na área. Eles terão apoio de 48 homens do Corpo de Bombeiro, além do Exército e Defesa Civil.

“As mobilizações, conforme orientação do prefeito Edivaldo, têm como diferencial a intensificação dos trabalhos e a participação dos agentes comunitários de saúde e militares em apoio aos agentes de endemias. A sociedade tem papel importante no cumprimento das orientações deixadas pelas equipes, a fim de evitar criadouros”, explica a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe.

Segundo dados da Semus, 94% dos focos do mosquito estão nos imóveis e estes são um dos principais alvos de vistoria dos agentes. A Semus realiza ações regulares nos bairros da capital, onde agentes avaliam, informam e, após 60 dias, retornam para saber se os cuidados devidos foram tomados. Nas mobilizações há a intensificação do combate com visitas em área mapeadas, todas as sextas. O trabalho tem como objetivo barrar o aumento dos casos de dengue e reforçar a conscientização das pessoas sobre a importância da prevenção. Por meio da mobilização, a gestão pretende ainda integrar governo e comunidade para deter o mosquito.

“Pedimos à população que atente para este dia e deixe sempre alguém em casa para receber as equipes e somar conosco na luta contra o mosquito”, pontuou Helena Duailibe.

Para as ações às sextas-feiras, o planejamento da Semus dividiu as equipes nos distritos do Centro, que abrange os bairros Coroado, Vila Passos, Areinha, Madre Deus e Apeadouro; e Distrito Coroadinho que vai atuar nos bairros de Fátima, Bom Jesus, Coroadinho, Vila Palmeira e Bequimão. A secretária explicou que o plano já está em prática com algumas ações principais referentes ao controle do mosquito, mobilização popular e a assistência em saúde. A gestão atua na redução do número de casos. Esta mobilização integra as atividades da Campanha Nacional de Combate ao Aedes, realizada pela Prefeitura de São Luís em parceria com o governo do Estado, sob a coordenação do Governo Federal.

Foto: Divulgação

3 comentários para "Prefeitura realiza mutirão de combate ao Aedes"


  1. Cinthia

    Li matérias culpando a prefeitura de não estar fazendo nada, mas olhem aí…agentes de saúde passando de casa em casa levando orientação, utilizando produtos para combater o mosquito. Acho que quem tá inoperante é quem naõ seguem essas orientações.

  2. Verdade solene

    Vamos falar a verdade, vamos? Sinceramente tudo isso ainda é pouco. Ou o país decreta uma guerra aberta, exigindo a participação compulsória de todos e, sobretudo, punindo seriamente quem se abster, ou será inócuo. A bem da verdade, o povo brasileiro é mal educado, em especial os de nossa nossa região e isso é o principal fator de dificuldade nessa empreitada. Muita gente dá desculpas aqui e ali para não agir. Há muita preguiça, isso sim, falta de vontade de agir. Agora vá e convide os vizinhos para um churrasco? Como moscas se predispõem rapidamente a devorar a sua casa, amigo(a). Convide-os para um mutirão na sua rua ou bairro. Não vai apracer um sequer. Aqui no Maranhão não. Certamente entre os sulistas isso é mais fácil, dada a sua nelhor educação, mas no Maranhão – o estado miserável da federação – não. Eis a verdade, a Verdade solene!!!

  3. marilia

    Muito importante realizar acoes como essa. Necessario combater esse mosquito com acoes e informacao.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: