Testes para detectar Zika podem ser obrigatórios

1comentário

WevertonRocha

As gestantes poderão contar com uma nova legislação que tornará obrigatória à cobertura para testes de detecção de Zika Vírus pelos planos de saúde, no âmbito do pré-natal, desde que solicitado por médico. A normativa está em um projeto de lei apresentado na quinta-feira (18), pelo deputado federal Weverton Rocha, líder da bancada do PDT na Câmara.

De acordo com o parlamentar, a técnica RT-PCR (biologia molecular), utilizada pela maioria dos laboratórios privados para o diagnóstico do Zika Vírus na fase aguda de contaminação já possui cobertura pela rede pública. A intenção é que a cobertura obrigatória pelos planos de saúde se dê exclusivamente para os teste de sorologia, mais baratos. “Nossa proposta restringe o volume potencial de solicitações, o que contribui para a viabilidade financeira da cobertura pelos planos de saúde, sem trazer qualquer prejuízo à gestante ou feto, e ainda estimula a realização do pré-natal na rede privada de saúde”, explicou o deputado.

Na manhã desta sexta-feira (19), a presidente Dilma Rousseff e pelo menos 25 ministros, visitaram escolas públicas nas cinco regiões do país, no Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika. As atividades contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika, envolveram também professores, diretores, reitores de universidades e de institutos federais, agentes de saúde e da vigilância sanitária e militares da Forças Armadas.

Foto: Agência Câmara

1 comentário para "Testes para detectar Zika podem ser obrigatórios"


  1. Marcos

    Puro oportunismo desses deputados.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: