Globo Repórter na Chapada das Mesas

0comentário
GloboReporter
Programa Globo Repórter vai ao ar nesta sexta-feira (22) logo após a novela Velho Chico.

O Globo Repórter desta sexta-feira (22) viaja pela Chapada das Mesas, um parque nacional localizado no Maranhão que ponto de encontro entre três biomas: o misterioso Cerrado, a árida Caatinga e a vigorosa Floresta Amazônica. O repórter José Raimundo se joga mata adentro, chega ao topo da serra e mergulha nos poços naturais de águas cristalinas.

“Fui surpreendido pela grandeza da Chapada das Mesas. Não apenas no tamanho, mas, especialmente, na grandeza da belíssima paisagem. O Maranhão pode se orgulhar de guardar em seu território esse rico patrimônio”, conta o repórter.

O parque é uma área de proteção ambiental que abrange cerca de 160 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão. O rio Tocantins é a grande referência desse paraíso. A região é rica em espécies animais e plantas, sem falar no alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais da Chapada das Mesas.

É um misto de sertão, bosques de buritizais, quedas d’água, cânions e cerrado, explorados através de estradas de terra. O melhor meio de locomoção são os carros 4×4, que conseguem chegar aos locais mais bonitos da região, mas precisa também de disposição para caminhar.

Entre tanta beleza natural, destaque para os papagaios verde-amarelos e para as araras multi-coloridas. As surpreendentes cachoeiras têm águas puras, cristalinas e minerais. José caminha percorrendo o rio com água na altura da cintura para chegar na Cachoeira do Santuário, uma paisagem linda com queda d’água de 50 metros. A claridade entra, o sol avança causando um efeito de espelho na água. Verdadeiro espetáculo da natureza.

A equipe de reportagem entrevista brasileiros que ganham a vida neste lugar isolado. Eles vivem bem e são felizes neste paraíso quase desconhecido.

Não perca! O Globo Repórter vai ao ar logo após a novela Velho Chico.

Foto: Divulgação/Globo

Sem comentário para "Globo Repórter na Chapada das Mesas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: