Copa do Nordeste: manobra contra MA e PI

20comentários
CopadoNordeste
Maranhão tem atualmente duas vagas garantidas

As federações de Ceará, Bahia e Pernambuco discutem uma proposta de mudança na fórmula de disputa e número de participantes na Copa do Nordeste. A proposta beneficia exatamente esses três estados e o Rio Grande do Norte, e prejudica os demais.

Essas federações querem que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reduza o número de clubes para 16 e que estes sejam indicados de acordo com o ranking nacional de clubes.

Seria a fórmula encontrada por essas federações para garantir a participação das grandes equipes desses estados. Essa proposta vem sempre sendo levantada toda vez que uma grande equipe fica fora da competição.  São equipes que fazem um péssimo Estadual e que não conseguem vaga na Copa do Nordeste.

Em 2014, Fortaleza e ABC ficaram fora. No ano passado, o Santa Cruz ficou fora perdendo a vaga para o Salgueiro. Este ano, o Náutico dançou para o Salgueiro. No ano que vem, o Ceará que sequer chegou às finais do cearense está fora da competição.

No lugar do critério técnico — campeões e vices estaduais e também terceiros colocados de Bahia e Pernambuco —, passariam a ter vaga na Copa do Nordeste os nove campeões estaduais e os sete melhores colocados no ranking da CBF: Bahia, Sport, Vitória, Ceará, Náutico, ABC e América-RN. Essas equipes nem precisariam mais disputar os Estaduais, pois já estariam garantidos antecipadamente na Copa do Nordeste.

Com essa proposta absurda, o Maranhão, Piauí, Sergipe, Paraíba e Alagoas perderiam uma equipe na competição e passariam a ter apenas uma. Por outro lado, Pernambuco, Ceará, Bahia, além do Rio Grande do Norte teriam garantido o mesmo número de equipes que possuem atualmente.

Que os dirigentes de clubes de futebol do Maranhão, Federação Maranhense de Futebol se unam às demais federações contra esse absurdo que estão tramando no futebol nordestino.

Vamos brigar contra essa manobra….

20 comentários para "Copa do Nordeste: manobra contra MA e PI"


  1. Copa Nordeste: clubes precisam ficar atentos – Zeca Soares

    […] Em entrevista ao Globoesporte.com, o presidente da Liga Nordeste de clubes, Alexi Portela descartou qualquer mudança no número de clubes e fórmula de disputa da competição em 2017. Ele diz desconhecer qualquer discussão sobre possíveis mudanças na Copa Nordeste. […]

  2. Leonardo Odilo

    Minha opinião, participariam apenas os campeões para qualificar o campeonato, só que são nove estados, para que ficasse dois grupos de 5, haveria um critério para escolher o décimo time.

    • Zeca Soares

      O campeonato é qualificado e bem representado pelos campeões e vices nos estados.

      • João pedro

        Concordo plenamente, campeão e vice de cada estado e acabou.

  3. Socorro Carneiro

    Uma pena. Caso se concretize este absurdo significa que não temos quem nos defenda no cenário nacional.

  4. jeanderson

    é por isso que o futebol maranhense e demais esportes nao crescem a nivel nacional pois os próprios torcedores nao valorizam o que tem, é ocase dessa besta ai chamado sampaii skfredor

  5. Cesar Bolivão Original verdadeiro

    Esse otário intitulado de BOLIVIANO SOFREDOR, na verdade é motense e torcedor do Flamengo do RJ, ou seja o Moto para ele e o futebol do Maranhão está em segundo plano, pois o negócio dele é o futebol carioca, rapaz você é um analfabeto veja a matéria e observe que mais uma vez querem tirar as vagas do nosso futebol, creio que os dirigentes dos clubes daqui não vão deixar esse golpe acontecer, se isso ocorrer o Brasil pode ser considerado o país do golpe armado por canalhas e fascistas, não ao golpe na Copa do Nordeste, Zeca Soares vamos iniciar uma campanha aqui no BLOG !

  6. João Soccer

    Eu acredito que as más campanhas de nossos representantes, pesam contra nós! Abç

    • Zeca Soares

      Não tem nada a ver. Fosse assim não estariam sacaneando com o Campinense que já foi campeão e agora luta para ser bicampeão.

  7. SERGIO LIMA

    Tá Certo.Sou do PI e o time da segunda vaga do PI em 2016,o Flamengo foi só taca..teve publico inclusive de 187 pessoas..em 2015 foi o time do Piaui Esporte Clube fazendo Vergonha ao Estado do PI
    o Mesmo aconteceu no MA em 2016 com o Cavalo de Aço…

  8. Zé claudio

    Mais uma armação desse futebol brasileiro corrupto e falido!!!

  9. Raimundo Dominici

    E a gente defende tanto a unidade nordestina mas de fato ela não existe. Quem tem muito tá sempre querendo tirar de quem tem menos. Não importa se na economia, na vida ou no esporte. São uns canalhas. Uma pena mesmo esse tipo de coisa. É preciso resistir. Ano que vem será o primeiro ano em que os times maranhenses entrarão na competição em igualdade de condições com os demais.

  10. DIOGO ANDRÉ

    Em um país acostumado a golpes… isso não será nem uma surpresa se vier a se concretizar…

  11. Jehan Saraiva

    Demoramos tanto tempo pra entrar na competição (a contra gosto desses mesmos estados que querem nos retirar agora) e agora sair assim? não podemos deixar isso acontecer.

  12. Boliviano Sofredor

    NÃO DEVERIA TER ERA NENHUM TIME MARANHENSE MESMO, SO FAZEM VERGONHA, NÃO CONSEGUEM PASSAR DA PRIMEIRA FASE, SAMPAINHO SO FAZ VERGONHA.

    • Zeca Soares

      Você está equivocado. Somos do Nordeste e temos direito de participar.

  13. jhenrique

    TÁ DE NA HORA DE BRIGAR PELO FUTEBOL MARANHENSE NÃO SÓ FEDERAÇÃO,DIRIGENTES DE CLUBES MAIS TAMBÉM O NOSSO VICE DA CBF E AS TORCIDAS ORGANIZADAS,IMPRENSA ;TODOS FAZENDO UM GRANDE MOVIMENTO.

    • Zeca Soares

      Sem dúvida, todos os segmentos do futebol.

  14. francisco josé albuquerque

    essa proposta feita polos estados do ceará, bahia, Pernambuco e rio grande do norte caracteriza falta de escrúpulo, é estupidamente cretina e absurda e sem fundamentação legal.cacarecos.

  15. Mauro

    QUE PALHAÇADA!!!!!!!!!!!!!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: